Questões de Concurso Público IF Sul Rio-Grandense 2025 para Professor EBTT - Área 43: Arte

Foram encontradas 40 questões

Q3205541 Não definido
Dentro das perspectivas contemporâneas de educação musical, temos a utilização do repertório cotidiano dos estudantes nas atividades de sala de aula. Para isso, um professor de música se depara com determinada música que está muito aguda para seu grupo de estudantes cantores. Para resolver isso, a música em questão, que está na tonalidade de Lá Maior, deve ser transposta em três tons abaixo.
Em qual tonalidade a música passará a ser executada neste caso? 
Alternativas
Q3205542 Não definido
Ao analisar a tonalidade de uma música para uma prática em conjunto, uma professora de música percebe que seus estudantes tocam a mesma canção em tons vizinhos. Embora sejam semelhantes, um dos estudantes (1) toca no tom vizinho direto correspondente que se inicia com a subdominante do que o outro estudante (2) toca.
Se o estudante 2 toca na tonalidade Dó Maior, em qual tonalidade o estudante 1 toca a canção?
Alternativas
Q3205543 Não definido
Uma aluna está estudando a estrutura harmônica de uma música que quer apresentar para a professora em sua próxima aula. Para facilitar sua memorização, ela compreende que a estrutura harmônica é formada pelos acordes dos I, IV e V graus da escala de Ré Maior.
Quais são os acordes utilizados na música que está sendo estudada?
Alternativas
Q3205544 Não definido
Keith Swanwick propõe, na década de 1970, um modelo de educação musical em que os conteúdos de música no ambiente escolar sejam abordados de maneira integral. Esse modelo ficou conhecido como CLASP – ou TECLA, em tradução para o português.

Qual das alternativas abaixo apresenta uma etapa das abordagens propostas no modelo TECLA, de Swanwick
Alternativas
Q3205545 Não definido
O samba surge em um contexto urbano brasileiro, a partir de diversas influências de outras manifestações musicais de origem africana e afro-brasileira. Nos encontros na casa de Tia Ciata, surgiu uma obra de criação coletiva, feita por um grupo de velhos foliões baianos e de gente da moderna baixa classe média carioca. Essa obra, lançada em 1917, foi o marco do surgimento do samba enquanto música cultivada conscientemente, no formato em que conhecemos hoje.
Qual é o nome da composição de samba consagrada como primeiro registro desse gênero musical?
Alternativas
Q3205546 Não definido
Em uma época em que ainda não havia o disco ou o rádio, os conjuntos de tocadores de flauta, violão e cavaquinho foram considerados as orquestras à disponibilidade das populações menos abastadas. Nesse contexto, surgiu um gênero que pode ser considerado como a primeira música urbana caracteristicamente brasileira. Essa música instrumental exigia de seus intérpretes uma exímia habilidade técnica.
A alternativa que indica, corretamente, o gênero musical a que se refere o texto é
Alternativas
Q3205547 Não definido
Em uma perspectiva de educação musical que observa a diversidade e a multiplicidade de contextos e possibilidades de práticas musicais, é preciso buscar modos de ensinar em que possam ser criados espaços para que os alunos encontrem e construam significados próprios para suas práticas musicais.
Qual alternativa descreve uma perspectiva de educação musical que ultrapasse uma postura de professor “caixa postal”, ou seja, aquela em que o educador somente reproduz parâmetros curriculares tradicionais?
Alternativas
Q3205548 Não definido
Instrumentos transpositores são aqueles construídos em tamanhos diferentes, em que o comprimento do tubo varia. Isso faz com que eles produzam, na mesma posição, sons de alturas diferentes. Por isso, o som ouvido será de uma altura diferente do que está escrito na partitura.
Em todas as alternativas a seguir estão listados instrumentos transpositores, EXCETO: 
Alternativas
Q3205549 Não definido
Leia o fragmento:

A proposta pedagógica da _____________________ foi criada por professores da Universidade de Brasília na década de 1970. Ela era oferecida tanto para os alunos iniciantes do curso de música como para estudantes de outras áreas e tinha por objetivo ensinar práticas musicais por meio de uma proposta criativa. Por trabalhar com qualquer tipo de som, os sons-ruídos gerados pelos alunos eram organizados de forma compositiva, colocando-os imediatamente dentro do processo de fazer música sem preconceitos estilísticos.

O nome da ação didática que preenche corretamente a lacuna é: 
Alternativas
Q3205550 Não definido
Na história da música, o período Barroco é compreendido do século XVII até a metade do século XVIII. Nesse período, se desenvolveram determinadas formas de organização musical, com a consolidação de novos recursos de harmonia e forma. Um dos compositores mais significativos do período é Johann Sebastian Bach, que criou obras representativas nas mais variadas formas musicais, com a utilização singular de estruturas contrapontísticas.
Essas estruturas criam texturas harmônicas, utilizando uma técnica chamada de
Alternativas
Q3205551 Não definido
O canto orfeônico representou uma importante experiência no contexto da educação musical escolar, ao proporcionar a sua institucionalização em âmbito nacional. Entretanto, ao situar histórica e socialmente essa prática, alguns aspectos se destacam. À luz dos estudos contemporâneos em educação musical, é correto afirmar que:

I. A proposta da implementação do canto orfeônico foi elaborada por Heitor VillaLobos e implementada no governo Getúlio Vargas.
II. A prática em questão, embora tenha sido uma proposta de grande importância para a Educação Musical, principalmente por propor sua implementação em toda a rede de educação básica nacional, enfrentou a falta de disponibilidade de professores de Música especializados na área.
III. A implementação do canto orfeônico ocorreu em nível nacional. Esse processo foi facilitado pelos altos índices de alfabetização e pela característica majoritariamente urbana da população daquele período.
IV. O programa do canto orfeônico, embora importante para o cenário da educação musical escolar, contou com um aparato de mecanismos de um regime autoritário para concretizá-lo na prática escolar.

Estão corretas apenas as afirmativas
Alternativas
Q3205552 Não definido
Com relação à educação musical, há precedentes históricos e considerações filosóficas sobre música que são relevantes à cultura e parecem ter suas raízes na Grécia Antiga. Pitágoras considerava a música como a expressão da harmonia, e esta se explicava por meio de proporções numéricas.
De acordo com a história da educação musical, analise as afirmativas abaixo e marque V, para as sentenças verdadeiras, e F, para as falsas.

( ) Sócrates, Platão e Aristóteles consideraram os efeitos da música no corpo e alma do ser humano e apoiaram decisivamente a inclusão da música no currículo escolar da Grécia Antiga.
( ) Lutero, Calvino e Comenius escreveram extensivamente sobre música e defendiam o aspecto importante desta na educação individual.
( ) A função da música, na Era Medieval, foi de servir aos interesses da Igreja, e foi usada como instrumento educacional. Até a Renascença, a música continuou a manter importante papel na educação.
( ) Pestalozzi, Froebel e Spencer discordaram que a música fosse aspecto importante na educação individual e como parte essencial de uma educação formal.

A sequência correta, de cima para baixo, é: 
Alternativas
Q3205553 Não definido
A música, enquanto manifestação artística, é um fenômeno universal, mas também possui características determinadas socialmente. Isso significa que, embora a música seja a arte constituída por sons e silêncios organizados no tempo, ela é culturalmente construída, diferenciando-se de uma sociedade para outra.
Com base no exposto, considere as afirmações a seguir:

I. A música, em seus primórdios, era parte de rituais comunitários. Assim, ela integrava diversos momentos e elementos presentes na vida grupal. Por isso, é considerada também um fenômeno social.
II. Abordagens que consideram o cotidiano dos estudantes não podem ser tomadas a sério dentro das práticas de educação musical, principalmente dentro do ambiente escolar formal, por conta da diversidade de estudantes em sala de aula.
III. A educação musical tem sido historicamente influenciada pela implantação do eurocentrismo como única fonte válida de conhecimento, causando um vácuo com relação à valorização da diversidade musical brasileira. Uma abordagem mais inclusiva compreende a inserção de repertórios afro-brasileiros e indígenas.
IV. As práticas pedagógicas musicais e os repertórios trabalhados devem ser padronizados em todo o território nacional, para evitar que os contextos regionais limitem os conhecimentos dos estudantes.

Estão corretas apenas as afirmativas
Alternativas
Q3205554 Não definido
A música e seu ensino foram peças fundamentais na colonização do Brasil através dos padres jesuítas, que acabaram por implementar as primeiras propostas pedagógicas em educação musical, em que as crianças indígenas das missões católicas eram treinadas e aprendiam música europeia.
Sobre a história da música na cultura brasileira, leia as afirmativas abaixo:

I. O ensino de música tinha uma função importante: impor a cultura do colonizador. Para isso, era preciso sobrepor a cultura dos colonizados e inserir a cultura europeia.
II. O ensino de acordeom e harpa atua no campo social desde o Brasil colônia, como diferenciador de status, em uma concepção colonial de irmandade da música erudita europeia à música brasileira, em desenvolvimento.
III. Com a chegada de D. João VI, amante de música, a configuração artística e musical brasileira se desenvolveu bastante, aumentando, consideravelmente, o número de professores de música, em especial, de piano.
IV. Não há dúvida de que o estudo do piano e o domínio da língua francesa surgiram como valores elitizantes indispensáveis às famílias tradicionais e abastadas, ao longo da história do Brasil-colônia.

Estão corretas as afirmativas 
Alternativas
Q3205555 Não definido
Renascimento é o termo habitualmente utilizado para referir-se à arte dos séculos XV e XVI, principalmente na Itália. Nesse período, são retomados valores da Antiguidade Clássica, na formação de um crescente antropocentrismo.
Qual dos compositores abaixo é representante do Renascimento na história da música? 
Alternativas
Q3205556 Não definido
Leia o fragmento:

A Educação Musical é uma atividade detentora de potencialidades que podem transformar o sujeito no contexto social, sendo a criatividade um dos elementos vitais desse processo. No Brasil, há pesquisas que procuram compreender como as práticas criativas vinculam-se à Educação Musical e destaca-se a importância desses processos no percurso de aprendizagem do estudante no contexto escolar.

Das afirmativas abaixo, indique a única INCORRETA sobre a história da Educação Musical no Brasil.
Alternativas
Q3205557 Não definido
A forma sonata é um tipo de composição instrumental que não possuía, em sua origem, um esquema formal preestabelecido. Entretanto, no período Clássico, seu formato se consolidou, passando a apresentar 3 ou 4 andamentos.
A forma sonata clássica se caracteriza por apresentar seções com exposição,
Alternativas
Q3205558 Não definido
Murray Schafer foi um compositor que desenvolveu na educação musical um conceito determinante para a conscientização sonora dos alunos e a criação de novas propostas de apreciação musical e composição. Esse conceito, posteriormente, proporcionou o desenvolvimento da ecologia acústica.
Como esse conceito é chamado?
Alternativas
Q3205559 Não definido
Carl Orff foi um compositor alemão que criou um método de educação musical voltado para crianças. Nessa proposta, acredita-se que a compreensão do fenômeno musical deve vir depois da experiência com a prática musical.
É um dos princípios do método Orff: 
Alternativas
Q3205560 Não definido
Keith Swanwick desenvolveu uma teoria de educação musical que alia estudos de literatura com a prática musical em diferentes vertentes. Dentre os princípios que desenvolvem a prática musical, está a composição.
Na perspectiva desse autor, como a composição pode ser desenvolvida?
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: A
4: C
5: C
6: A
7: B
8: D
9: B
10: A
11: A
12: C
13: B
14: A
15: D
16: D
17: B
18: C
19: B
20: C