Questões de Concurso Público IF Sul Rio-Grandense 2025 para Professor EBTT - Área 9 e 12: Recursos Naturais II

Foram encontradas 40 questões

Q3208836 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Sintomatologia é o estudo dos sintomas de doenças de plantas, de grande utilidade na diagnose. Qualquer manifestação de um agente nocivo pode ser considerada sintoma.
Sobre os sintomas, associe os itens utilizando o código a seguir: 
I. Calo cicatricial II. Encarquilhamento III. Roseta IV. Mosaico

( ) Caracteriza-se pelo encurtamento dos entrenós, brotos ou ramos, resultando no agrupamento das folhas em rosetas.
( ) Caracteriza-se pela hiperplasia de células da planta em torno de uma lesão.
( ) Representa uma deformação de órgãos da planta, resultado do crescimento exagerado de células, localizado em uma parte apenas do tecido.
( ) É um sintoma em que áreas cloróticas aparecem intercaladas com áreas sadias (verde normal) nos órgãos clorofilados.

A associação correta, de cima para baixo, é 
Alternativas
Q3208837 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Didaticamente, pode-se considerar uma doença de planta como a interação de uma única planta com uma única unidade infecciosa do patógeno. O resultado final dessa interação será o aparecimento da lesão, sintoma típico de uma doença hipotética.
Como é chamado o intervalo de eventos que ocorrem desde o primeiro contato entre o patógeno e o hospedeiro até a morte da lesão? 
Alternativas
Q3208838 Engenharia Agronômica (Agronomia)
O início da doença de uma planta no campo é marcado pelo aparecimento da primeira lesão em uma planta hospedeira. Embora o aparecimento dessa primeira lesão seja resultante do contato entre patógeno e hospedeiro, é necessário que o patógeno, antes disso, tenha sido produzido em algum lugar para, em seguida, ser transportado até a planta sadia. Desse modo, o primeiro processo do ciclo primário corresponde à _______ em um determinado local, usualmente chamado de _______.
As palavras que preenchem corretamente a sentença, completando-a, são:
Alternativas
Q3208839 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Os defensivos agrícolas, também chamados de agrotóxicos ou venenos, são muito utilizados para proteger as culturas do ataque de pragas, doenças e plantas daninhas. Porém, por se tratar de produtos perigosos ao ser humano e ao ambiente, o uso exige cuidados preventivos, principalmente durante as aplicações.
Analise as afirmativas a seguir quanto à aplicação:

I. Não aplicar defensivos agrícolas na presença ou contra ventos fortes e nas horas mais quentes do dia.
II. Aplicar somente as doses que achar necessário naquele momento e verificar o intervalo de segurança.
III. Não aplicar o produto sem equipamento de proteção individual (EPI) adequado.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):
Alternativas
Q3208840 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Agrotóxicos, defensivos agrícolas, pesticidas, praguicidas, remédios de planta, veneno. Várias são as denominações relacionadas a um grupo de substâncias químicas utilizadas no controle de pragas (animais e vegetais) e doenças de plantas. Conforme à Lei Federal n˚ 7.802 de 1989, os agrotóxicos são definidos como produtos químicos utilizados na agricultura. Os agrotóxicos possuem, de acordo com suas características, diversas classificações.
Como os agrotóxicos são classificados quanto à translocação (mobilidade) nos tecidos vegetais?
Alternativas
Q3208841 Engenharia Agronômica (Agronomia)
O controle de plantas daninhas nas lavouras consiste na adoção de certas práticas que resultam na redução da infestação, objetivando a diminuição da interferência da planta daninha no desenvolvimento da cultura principal. As práticas de controle podem ser associadas da seguinte forma: controle cultural e controle mecânico ou físico.
Sobre os dois tipos de controle, associe os itens, utilizando o código a seguir: 

I. Controle cultural II. Controle mecânico ou físico

( ) rotação de culturas ( ) monda ( ) capina ( ) inundação ( ) variação de espaçamento ( ) roçada

A associação correta, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q3208842 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Os herbicidas como grupo de defensivos agrícolas são os menos tóxicos, quando comparados com outras categorias. Contudo, podem causar acidentes fatais quando manuseados erroneamente. Sendo assim, as embalagens de herbicidas vazias devem ser descartadas adequadamente em conformidade com a legislação vigente.

Em relação às embalagens, analise as afirmativas a seguir:

I. Embalagem rígida lavável: usar equipamento de proteção individual (EPI) e fazer a tríplice lavagem. Armazenar sem tampa para a secagem da embalagem e entrega ao fabricante.
II. Embalagem flexível: usar equipamento de proteção individual (EPI) e fazer a tríplice lavagem. Acondicionar em local fechado e com pouca ventilação até a devolução para o fabricante.
III. Embalagem rígida não lavável: armazenar em local coberto e ventilado até 1 ano, para ser entregue no local onde foi adquirida ou no local indicado na nota fiscal.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s): 
Alternativas
Q3208843 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A ocupação rápida e efetiva do ecossistema agrícola por plantas daninhas é um atributo muito importante no ciclo de vida dessas plantas. As espécies que ocupam primeiro o espaço podem vencer no processo competitivo. As plantas com metabolismo C3 e as plantas com metabolismo C4 possuem diferentes habilidades em retirar do meio os fatores necessários para o seu crescimento e desenvolvimento.
Quando comparamos plantas com metabolismo C3 a plantas com metabolismo C4, afirma-se que as espécies que possuem metabolismo fotossintético
Alternativas
Q3208844 Engenharia Agronômica (Agronomia)
O processo de germinação de sementes de invasoras depende de uma série de fatores, incluindo os endógenos e aqueles relacionados ao ambiente. Salienta-se que o banco de sementes é fator de vital importância para o número de plantas invasoras presentes. Dessa forma, as informações sobre o banco de sementes de invasoras no solo são bastante importantes no manejo integrado de plantas daninhas.
Qual é o conceito de banco de sementes de invasores no solo? 
Alternativas
Q3208845 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A supressão ou estabilização de populações de plantas daninhas por meio do controle biológico baseia-se na utilização de determinados organismos que dependem dessas plantas para sua sobrevivência.
Quais são os grupos de organismos mais estudados e utilizados como agentes de biocontrole?
Alternativas
Q3208846 Engenharia Agronômica (Agronomia)
O Brasil destaca-se como o maior produtor de soja do mundo. O manejo das plantas daninhas da cultura da soja, resistente ao Glyphosate, cresce de forma rápida, surpreendendo técnicos e produtores.

Analise as afirmativas a seguir:

I. A Buva (Conysa sp) representa a espécie de maior importância.
II. Outras espécies foram identificadas como resistentes: azevém (Lolium rigidum), capim amargoso (Digitária insularis) capim-de-rhodes (Cloris elata), capim-pé-degalinha (Eleusini indica) e caruru (Amaranthus palmeri).
III. Também foram identificadas algumas espécies tolerantes: leitero (Euphorbia heterophylla), erva-quente (Spermacoce latifólia), vassourinha-de-botão (Spermace verttilicata), corriola (Ipomea spp.), entre outras.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
Alternativas
Q3208847 Engenharia Agronômica (Agronomia)
O arroz, um grão rico em amido, é um pilar da dieta de metade da população mundial. Em produções intensivas, requer atenção às necessidades nutricionais da cultura para obter-se altos rendimentos. A exigência nutricional do arroz é determinada por vários fatores, como condições climáticas, tipo de solo, cultivar plantada, produtividade esperada e práticas culturais adotadas.

Analise as afirmativas a seguir em relação ao arroz:

I. Quando a dose de N a aplicar em cobertura for menor do que 50 kg N/ha, pode-se proceder uma única aplicação no início da diferenciação do primórdio floral.
II. De modo geral, recomenda-se aplicar 1,0 t/ha de calcário para correção da acidez do solo para a cultura do arroz sob inundação, a fim de elevar o pH do solo entre 6,0 e 6,5.
III. No caso de plantio de arroz pré-germinado, os fertilizantes fosfatados e potássicos devem ser aplicados em cobertura, 30 dias após a semeadura.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)
Alternativas
Q3208848 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Para a implantação da cultura da soja, é de extrema importância propiciar condições satisfatórias de semeadura, germinação, emergência das plântulas, desenvolvimento e rendimento das plantas, a fim de obter alta produtividade por hectare. Assim, a profundidade de semeadura deve ser adequada para a germinação e um stand de plantas compatível com altos rendimentos.
Qual a profundidade ideal de semeadura para a cultura da soja?
Alternativas
Q3208849 Engenharia Agronômica (Agronomia)
As plantas daninhas, espécies vegetais que se desenvolvem onde não são desejadas, representam um dos fatores limitantes ao potencial produtivo do trigo.
Qual(is) fator(es) de interferência de plantas daninhas representa(m) prejuízo do potencial produtivo?
Alternativas
Q3208850 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A canola é uma espécie oleaginosa, passível de incorporação na rotação de culturas para produção de grãos no sul do Brasil por possuir a mesma necessidade de estrutura da produção de trigo.

Sobre a produção de canola no Rio Grande do Sul, classifique V, para as sentenças verdadeiras, e F, para a sentenças falsas.

( ) A definição dos melhores locais e épocas de semeadura da canola é feita considerando dois critérios básicos: a necessidade da espécie e a disponibilidade de recursos do ambiente.
( ) A geada é prejudicial à canola no estádio de plântula e durante o florescimento, podendo comprometer parcial ou totalmente a produção da lavoura.
( ) Durante a floração da canola, a temperatura do ar abaixo de 27 ºC causa abortamento de flores e síliquas em início de formação.
( ) O período indicado para cultivo da canola no Rio Grande do Sul inicia-se no segundo decêndio de abril e encerra-se no terceiro decêndio de junho em praticamente todo o Estado.

A sequência correta, de cima para baixo, é
Alternativas
Q3208851 Engenharia Agronômica (Agronomia)
O potássio é um macronutriente catiônico importante para o desenvolvimento das culturas. É absorvido principalmente pelas raízes e não está presente em nenhuma estrutura ou molécula orgânica da planta. O potássio atua na fotossíntese, no aumento da absorção de nitrogênio, na síntese de proteínas e na ativação de sistemas enzimáticos.

Analise as afirmativas a seguir em relação ao potássio:

I. O K está nos solos em diferentes formas, mas somente o K dissolvido na solução do solo como íon monovalente K+ é absorvido pelas plantas.
II. A liberação do K estrutural para a solução do solo é um processo lento e, assim, não atende à demanda das plantas a curto prazo.
III. O K trocável não consegue repor com rapidez as quantidades que são retiradas pelas plantas da solução do solo, causando deficiência de K, no curto prazo, para as plantas.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s): 
Alternativas
Q3208852 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Fatores abióticos influenciam a fisiologia das raízes e, por consequência, o crescimento e o desenvolvimento das culturas.
Como são classificados, quanto a sua natureza, esses fatores abióticos?
Alternativas
Q3208853 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Na classificação brasileira de solos, tem-se como horizonte diagnóstico superficial o horizonte A Chernozêmico.
Quais são as características do horizonte A Chernozêmico? 
Alternativas
Q3208854 Engenharia Agronômica (Agronomia)
O Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (SiBCS) é o sistema taxonômico oficial de classificação de solos do Brasil. Esse sistema é dotado de atributos diagnósticos que levam a essa classificação.
Qual alternativa apresenta somente atributos diagnósticos da classificação dos solos segundo o SiBCS? 
Alternativas
Q3208855 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Nutrientes são elementos químicos essenciais ao desenvolvimento das plantas. Carbono (C), Hidrogênio (H) e Oxigênio (O) são elementos não minerais essenciais para as plantas disponibilizados prioritariamente pelo ar e pela água. O solo, por sua vez, disponibiliza elementos químicos minerais também essenciais para o desenvolvimento das plantas. Os elementos minerais dos solos que são absorvidos em grande quantidade pelas culturas são considerados como macronutrientes.
Quais são os macronutrientes essenciais disponíveis nos solos?
Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: D
4: D
5: C
6: B
7: D
8: C
9: C
10: A
11: D
12: A
13: B
14: C
15: B
16: B
17: A
18: D
19: C
20: A