Questões de Concurso Público IFB 2016 para Assistente Social
Foram encontradas 21 questões
São objetivos da Lei 8.742/1993 (Lei Orgânica da Assistência Social), dentre outros:
I) A vigilância socioassistencial, que visa a analisar territorialmente a capacidade protetiva das famílias e nela a ocorrência de vulnerabilidades, de ameaças, de vitimizações e danos.
II) A descentralização político-administrativa para os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, e o comando único das ações em cada esfera de governo.
III) A igualdade de direitos no acesso ao atendimento, sem discriminação de qualquer natureza, garantindo-se equivalência às populações urbanas e rurais.
IV) A defesa de direitos, que visa a garantir o pleno acesso aos direitos no conjunto das provisões socioassistenciais.
V) A supremacia do atendimento às necessidades sociais sobre as exigências de rentabilidade econômica.
Das alternativas acima estão CORRETAS:
De acordo com o texto “Serviço Social e educação popular: diálogos possíveis a partir de uma perspectiva crítica” (MACHADO, 2012), pode-se afirmar que:
I) A práxis, a conscientização, o diálogo, o conhecimento popular, a hegemonia e a participação são elementos abordados no texto os quais a autora considera essenciais para se pensar e realizar ações educacionais populares voltadas para a hegemonia das classes subalternas.
II) O Movimento Brasileiro de Alfabetização – Mobral, ocorrido nas décadas de 1970 e 1980, é um exemplo de educação popular voltado para a emancipação das classes subalternas, pois não se preocupava apenas em alfabetizar o cidadão, mas também em contribuir com o desenvolvimento de sua visão crítica.
III) A educação popular constitui-se um paradigma educativo sistematizado por Paulo Freire que visa contribuir com o processo de conscientização e mobilização das classes subalternas, a partir de uma teoria referenciada na realidade, na valorização dos saberes populares e de uma base ética e política voltada para a transformação social.
Das alternativas acima está(ão) CORRETA(S):
De acordo com o livro “A Educação para Além do Capital’’ (MÉSZÁROS, 2008), julgue os itens abaixo marcando V (verdadeiro) ou F (falso). A seguir, assinale a sequência CORRETA.
I) O autor faz uma reflexão acrítica sobre visões liberais e utópico-liberais da educação.
II) O autor condena as mentalidades fatalistas que se conformam com a ideia de que não existe alternativa à globalização capitalista.
III) Pensar a sociedade tendo como parâmetro o ser humano exige a superação da lógica desumanizadora do capital, que tem no individualismo, no lucro e na competição seus fundamentos.
IV) O autor cita Paracelso, Fidel Castro, John Locke, Adam Smith, Robert Owen, entre outros, mas principalmente recorrendo aos argumentos de Marx e Gramsci, faz uma retrospectiva histórica das ideias que orientaram as políticas educacionais no capitalismo.
Tendo como referência o texto “Instruções sociais de processos, sentenças e decisões” (FÁVERO, 2009), associe a segunda coluna com a primeira.
I) laudo social
II) parecer social
III) relatório social
( ) é o documento no qual constam o registro do objeto de estudo, a identificação dos sujeitos envolvidos e um breve histórico da situação, a finalidade à qual se destina, os procedimentos utilizados, os aspectos significativos levantados na entrevista e a análise da situação.
( ) é o registro que documenta as informações significativas, recolhidas por meio do estudo social, permeado ou finalizado com interpretação e análise.
( ) sintetiza a situação, apresenta uma breve análise e aponta conclusões ou indica alternativas, que expressarão o posicionamento profissional frente ao objeto de estudo.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de associação, de cima para baixo.
Tendo como referência o livro “Ética e Serviço Social: Fundamentos Ontológicos’’ (BARROCO, 2003), julgue como corretas ou incorretas as afirmativas acerca do Código de Ética Profissional do Assistente Social de 1993:
I) A revisão do Código de 1986 teve como pressuposto a consolidação do projeto profissional nele evidenciado, numa perspectiva superadora, ou seja, de garantir suas conquistas e ao mesmo tempo superar suas debilidades.
II) Ao explicitar sua inserção no processo de ruptura com o Serviço Social tradicional, o Código remete à construção de um projeto profissional vinculado a um projeto social radicalmente democrático, compromissado com os interesses históricos da massa da população trabalhadora.
III) Para a elaboração do Código de Ética de 1993 ocorreu uma série de debates e reflexões, porém restritos aos espaços acadêmicos.
IV) A partir de 1993, o Código de Ética passa a ser uma das referências dos encaminhamentos práticos e do posicionamento político dos assistentes sociais em face da política neoliberal e de seus desdobramentos para o conjunto dos trabalhadores.
Das alternativas acima estão CORRETAS:
Com relação às atribuições privativas do(a) assistente social, descritas na Lei Nº 8.662/1993, julgue os itens abaixo marcando V (verdadeiro) ou F (falso). A seguir, assinale a sequência CORRETA:
I) Planejar, organizar e administrar programas e projetos em Unidade de Serviço Social.
II) Realizar vistorias, perícias técnicas, laudos periciais, dar informações e pareceres sobre a matéria de Serviço Social.
III) Elaborar, coordenar, executar e avaliar planos, programas e projetos que sejam do âmbito de atuação do Serviço Social com participação da sociedade civil.
IV) Realizar estudos socioeconômicos com os usuários para fins de benefícios e serviços sociais junto a órgãos da administração pública direta e indireta, empresas privadas e outras entidades.
V) Planejar, organizar e administrar benefícios e Serviços Sociais.
VI) Ocupar cargos e funções de direção e fiscalização da gestão financeira em órgãos e entidades representativas da categoria profissional.
São princípios fundamentais do Código de Ética Profissional do/a Assistente Social, instituído pela Resolução do CFESS Nº 273, de 13 março de 1993, entre outros:
I) Incentivo, sempre que possível, à prática profissional interdisciplinar.
II) Defesa intransigente dos direitos humanos e recusa do arbítrio e do autoritarismo.
III) Posicionamento em favor da equidade e justiça social, que assegure universalidade de acesso aos bens e serviços relativos aos programas e políticas sociais, bem como sua gestão democrática.
IV) Participação na elaboração e gerenciamento das políticas sociais, e na formulação e implementação de programas sociais.
V) Reconhecimento da liberdade como valor ético central e das demandas políticas a ela inerentes – autonomia, emancipação e plena expansão dos indivíduos sociais.
Das alternativas acima estão CORRETAS:
De acordo com o documento “Subsídios para Atuação de Assistentes Sociais na Política de Educação”, no âmbito da Política de Educação, o conjunto das competências específicas dos/as assistentes sociais se expressa em ações que devem articular as diversas dimensões da atuação profissional. Considerando essas dimensões, associe a segunda coluna com a primeira:
I) Dimensão de gerenciamento, planejamento e execução direta de bens e serviços
II) Dimensão pedagógico-interpretativa e socializadora das informações e conhecimentos no campo dos direitos sociais e humanos, das políticas sociais, de sua rede de serviços e da legislação social
III) Dimensão das abordagens individuais e junto às famílias dos/ as estudantes e/ou trabalhadores e trabalhadoras da Política de Educação
IV) Dimensão da intervenção coletiva junto aos movimentos sociais
V) Dimensão investigativa
( ) necessária e estratégica ao trabalho profissional, visto que dela depende muito a capacidade de enfrentamento das situações de ameaça, violação e não acesso aos direitos sociais, humanos e à própria educação.
( ) possibilitaria a ampliação dos horizontes de atuação profissional em defesa de uma educação pública e de incorporação de novos conteúdos ao cotidiano dos estabelecimentos, relativos aos modos de apreensão da realidade produzidos na dinâmica das lutas sociais.
( ) contribui para a compreensão das condições de vida, de trabalho e de educação da população com a qual atua e requer a adoção de procedimentos sistemáticos de apreensão da realidade social.
( ) intenção de se assegurarem processos de gestão democráticos e participativos e trabalhos interdisciplinares e potencializadores de ações intersetoriais.
( ) representa um dos elementos que justificam a inserção desse/a profissional na dinâmica de funcionamento dos estabelecimentos educacionais, assim como em instâncias de gestão e/ou coordenação nas esferas locais.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de associação, de cima para baixo.
O texto “Dimensões históricas das relações entre educação e Serviço Social: elementos para uma revisão crítica” (DENTZ e SILVA, 2015) aponta que a construção da nova cultura crítica, no interior da profissão do Serviço Social, foi corroborada por um conjunto de fatores sóciohistóricos, entre os quais podem ser destacados:
I) A inquietação da própria categoria profissional quanto à teorização.
II) A cientificidade da prática profissional.
III) O fortalecimento do regime militar.
IV) A ascensão do marxismo acadêmico.
V) O tecnicismo da prática profissional.
Das alternativas acima estão CORRETAS:
De acordo com o texto “Dimensões históricas das relações entre educação e Serviço Social: elementos para uma revisão crítica” (DENTZ e SILVA, 2015), julgue as afirmativas abaixo:
I) No percurso da gênese do Serviço Social, até meados de 1970, se perpetuam, de um modo geral, ações conservadoras em todos os âmbitos da atuação profissional.
II) É a partir da década de 1990, em consonância com o amadurecimento do projeto éticopolítico profissional, que se visualiza no Brasil um considerável aumento da inserção do Serviço Social na área da Educação.
III) A articulação entre Educação e Serviço Social começa a ocorrer no Brasil em meados de 1930, mais precisamente em 1936, quando se instala a primeira escola de Serviço Social. Portanto, a relação tem início desde a origem dos processos sócio-históricos constitutivos da profissão.
IV) A partir da Constituição de 1988, a Educação passa a ser parte integrante da Seguridade Social juntamente com a Saúde, a Assistência Social e a Previdência, ampliando assim o lócus de atuação profissional do Serviço Social.
Das afirmativas acima estão CORRETAS:
O Texto “A família e a escola como contextos de desenvolvimento humano” (DESSEN e POLONIA, 2007) destaca que a escola, no século XXI, tem o objetivo precípuo de estimular o potencial do aluno, levando em consideração as diferenças socioculturais em prol da aquisição do seu conhecimento e desenvolvimento global. Quanto aos objetivos que são comuns e devem ser buscados pelas escolas modernas, julgue os itens abaixo marcando V (VERDADEIRO) ou F (FALSO). A seguir, assinale a sequência CORRETA.
I) Estimular e fomentar o desenvolvimento em níveis físico, afetivo, moral, cognitivo e de personalidade.
II) Transmitir valores, crenças, ideias e significados que estão presentes nas sociedades.
III) Desenvolver a consciência cidadã e a capacidade de intervenção no âmbito social.
IV) Promover uma aprendizagem de forma contínua, propiciando ao aluno formas diversificadas de aprender e condições de inserção no mercado de trabalho.
V) Exercer influência no comportamento dos indivíduos, especialmente das crianças, que aprendem as diferentes formas de existir, de ver o mundo e de construir as suas relações sociais.