Questões de Concurso Público IFB 2017 para Professor - Libras
Foram encontradas 44 questões
Com base nos estudos apresentados por Pereira (2015), marque (V) para VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.
( ) A autora realiza uma reflexão sobre a tipologia aplicada da interpretação das Línguas de Sinais.
( ) A autora apresenta um estudo de caso sobre o intérprete educacional no ensino superior, em especial na atuação nos cursos de mestrado e doutorado em linguística, literatura e estudos da tradução.
( ) A autora, a partir dos estudos de Schjoldager (1997), distingue a interpretação comunitária da não comunitária a partir de diversos aspectos relacionados ao cliente e à atuação.
( ) O termo intérprete interlíngue/interpretação interlíngue é utilizado pela autora para marcar o sujeito e o fenômeno do bilinguismo, que trata da mediação de interações faladas entre pessoas que não têm ou não se sentem com proficiência suficiente na outra língua, em contraste apenas com intérprete/interpretação, significando a compreensão subjetiva e consequente reação a um enunciado, ideia ou manifestação cultural.
( ) A autora usa materiais de interpretação que podem, também, ser caracterizados como do tipo comunitária, embora em alguns casos, como em uma reunião de professores em que participam docentes ouvintes e surdos, esta distinção não fique muito marcada.
A alternativa que indica a sequência CORRETA é:
Leia as afirmativas sobre a Surdez, a partir um olhar sócio-antropológico:
I) Artefatos culturais são uma das manifestações de um grupo minoritário que sustenta seus discursos afirmativos a partir do seu modo de vida.
II) As experiências visuais são formas de construção de sentido para a comunidade surda.
III) A subjetividade surda é uma manifestação identitária por meio da língua e da cultura.
IV) O ato de buscar uma identidade semelhante ao ouvinte é uma ideia de enquadramento social e padrão para a comunidade surda.
V) Um modelo e padrão ouvinte, principalmente em busca de uma perfeita vocalização, é uma subjetividade da surdez a partir de um olhar sócio-antropológico.
Assinale a alternativa que representa somente as afirmativas CORRETAS.
Sobre as expressões não manuais em Línguas de Sinais, julgue as alternativas abaixo, colocando (V) para as VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.
( ) As expressões não manuais em Língua de Sinais podem ser identificadas como camadas nos componentes das expressões do corpo e da face, assim propõe-se a seguinte divisão: em nível inferior e superior.
( ) A porção inferior da face é usada para dar informações adjetivas e adverbiais. A boca, a língua e as bochechas estão associadas a um item lexical específico ou a orações.
( ) As expressões faciais não fazem parte do nível gramatical em Línguas de Sinais, sendo apenas elementos complementares linguísticos em nível de sinalização/oralidade.
( ) As expressões faciais não representam ou potencializam os tipos de frases em Libras, por exemplo, exclamativa, interrogativas e negativas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
Leia as afirmativas sobre o Modelo Silex, abordado por Nascimento (2013):
I) O modelo Silex considera duas operações morfológicas para construção de palavras: a produtividade e a criatividade.
II) A perspectiva associativa referente ao modelo Silex incorpora duas dimensões de língua: morfológica e semântica.
III) O modelo Silex em nível de ensino de língua tem como principal função identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem barreiras para a plena participação dos alunos surdos no contexto escolar em nível morfológico e sintático.
IV) O modelo Silex tem como escopo a palavra, concebida como unidade dotada de um significado lexical inerente, entendido como pré-requisito partilhado, não totalmente, nem exclusivamente adquirido no contexto e no uso, e surgiu com o intuito de conceber a morfologia numa perspectiva construcional, associativa e estratificada.
V) Um estudo aplicado por meio do modelo Silex leva em consideração principalmente a organização sintática e não morfológica.
Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS.
Com relação à discussão realizada por Leite (2013), leia as afirmações seguintes sobre o futuro dos estudos das línguas (de sinais):
I) O autor aponta que os primeiros artigos e livros publicados sobre a Libras são de Ferreira Brito, sendo pioneiro para as pesquisas em Libras e fonte de futuras pesquisas que tratam da história da Libras.
II) O autor aponta que dois grandes trunfos das pesquisas com as línguas são as interfaces com outros estudos, que nos brindam com novas formas de olhar para a Libras, e a presença de mais e mais pesquisadores surdos, que nos brindam com o olhar dos próprios surdos perante a Libras.
III) O autor aponta que algumas produções acadêmicas em Libras envolvem interfaces com pesquisas no campo dos Estudos da Tradução, as quais apresentam novas frentes de investigação.
IV) Para discutir o futuro dos estudos de Línguas (de Sinais), o autor opta por explorar o tema com um viés metodológico, abordando o impacto dos instrumentos de análise dos cientistas sobre os seus achados e, consequentemente, sobre o desenvolvimento histórico da pesquisa linguística.
V) O argumento do autor sobre o futuro dos estudos das Línguas (de Sinais) é de que os avanços das pesquisas se darão por meio de um esforço refletivo sobre a maneira como a escrita tem influenciado o nosso entendimento das línguas naturais, bem como por meio da incorporação de novas tecnologias de registro linguístico.
Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS.