Questões de Concurso Público IFB 2017 para Professor - Sociologia

Foram encontradas 7 questões

Ano: 2017 Banca: IFB Órgão: IFB Prova: IFB - 2017 - IFB - Professor - Sociologia |
Q780289 Sociologia

No processo de ensino-aprendizagem, a pesquisa tem sido cada vez mais essencial. Mais do que transmitir conhecimentos, o sistema educacional tem buscado alternativas para ensinar a prospectar dados e interpretá-los. Entre as técnicas de pesquisa social, encontra-se a análise de conteúdo. Leia as afirmativas abaixo.

I) A análise sintática e semântica do texto, a partir da análise de conteúdo, reconstrói representações dos comunicadores frente aos receptores no nível das probabilidades.

II) A análise de conteúdo pode utilizar tanto o formalismo estatístico quanto a análise qualitativa dos textos.

III) Ao se deter também àquilo que não é expresso no texto, a análise de conteúdo exige a interpretação das tendências sociais e contextos culturais.

IV) Os conhecimentos de etimologia são fundamentais para a análise de conteúdo.

Estão CORRETAS as afirmações:

Alternativas
Ano: 2017 Banca: IFB Órgão: IFB Prova: IFB - 2017 - IFB - Professor - Sociologia |
Q780290 Sociologia
Roberto Cardoso de Oliveira, em seu livro “O trabalho do antropólogo” (2000), faz uma crítica à relação entre informante e pesquisador. A esse respeito, é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Ano: 2017 Banca: IFB Órgão: IFB Prova: IFB - 2017 - IFB - Professor - Sociologia |
Q780300 Sociologia

“A lhaneza no trato, a hospitalidade, a generosidade, virtudes tão gabadas por estrangeiros que nos visitam, representam, com efeito, um traço definido do caráter brasileiro [...]” – HOLANDA, Sérgio Buarque. Raízes do Brasil. São Paulo, 2011, pag. 146.

O fragmento acima representa um conceito da obra de Sérgio Buarque de Holanda ao definir uma relevante característica sociocultural do povo brasileiro. A esse respeito, marque a alternativa CORRETA.

Alternativas
Ano: 2017 Banca: IFB Órgão: IFB Prova: IFB - 2017 - IFB - Professor - Sociologia |
Q780302 Sociologia
A ampliação das conquistas coloniais no século XIX ampliou também os horizontes geopolíticos, e essa realidade se apresentava como solo fértil para o pensamento social. Houve, então, uma efervescência na produção de teorias sobre as sociedades descobertas. Constituindo as primeiras grandes obras da antropologia evolucionista, títulos como: “O Matriarcado”; “A Cidade Antiga”; “A Sociedade Antiga”; “Cultura Primitiva” e “O Ramo de Ouro” datam deste período. Sobre a autoria dessas obras, é possível afirmar que foram escritas, respectivamente, por:
Alternativas
Ano: 2017 Banca: IFB Órgão: IFB Prova: IFB - 2017 - IFB - Professor - Sociologia |
Q780303 Sociologia

“A revolução que ocorrerá da nossa disciplina durante o primeiro terço do século XX é considerável: ela põe fim à repartição das tarefas, até então habitualmente divididas entre o observador (viajante, missionário, administrador) entregue ao papel subalterno de provedor de informações, e o pesquisador erudito, que, tendo permanecido na metrópole, recebe, analisa e interpreta – atividade nobre! – essas informações. O pesquisador compreende a partir desse momento que ele deve deixar seu gabinete de trabalho para ir compartilhar a intimidade dos que devem ser considerados não mais como informadores a serem questionados, e sim como hóspedes que o recebe e mestres que o ensinam. Ele aprende então, como aluno atento, não apenas a viver entre eles, mas a viver como eles, a falar sua língua e a pensar nessa língua, a sentir suas próprias emoções dentro dele mesmo. Trata-se, como podemos ver, de condições de estudo radicalmente diferentes das que conheciam o viajante do século XVIII e até o missionário ou o administrador do século XIX, residindo geralmente fora da sociedade indígena e obtendo informações por intermédio de tradutores e informadores: este último termo merece ser repetido. Em suma, a antropologia se torna pela primeira vez uma atividade ao ar livre, levada, como diz Malinowski, ‘ao vivo’, em uma “natureza imensa, virgem e aberta”.

(LAPLANTINE, François. Aprender Antropologia. São Paulo: Brasiliense, 2003)

Sobre a Etnografia, é possível afirmar que:

I) O pesquisador vai ao campo já “equipado” com as categorias que pretende analisar e sua experiência no campo visa validar ou não essas categorias.

II) A boa Etnografia é aquela na qual o pesquisador se “despe” totalmente de sua identidade. Somente assim é possível garantir critérios de cientificidade.

III) A Etnografia é uma experiência de imersão na sociedade do outro – mesmo que esse outro seja um grupo que pertença à mesma sociedade do pesquisador –, visando compreender a sociedade pelos “olhos” dos nativos.

IV) A Etnografia pode ser conceituada como uma Descrição Densa, onde o pesquisador deve levar em consideração a maioria dos aspectos da vida social do grupo a ser pesquisado.

Apresentam as alternativas CORRETAS:

Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: E
4: C
5: C