Questões de Concurso Público Prefeitura de Pombos - PE 2023 para Médico Plantonista

Foram encontradas 66 questões

Q2321017 Medicina
As causas inflamatórias são as mais comuns de abdome agudo cirúrgico. O quadro é desencadeado devido a processo inflamatório/infeccioso em órgãos intra-abdominais. A dor abdominal, sintoma mais comum, inicialmente é leve e tende a piorar progressivamente ao longo do tempo. 
Alternativas
Q2321018 Medicina
Se o indivíduo permanecer sem melhora dos sintomas respiratórios ou tiver febre no 7º dia completo após o início dos sintomas, OU se apresentar novo exame positivo para SARS-CoV-2 realizado a partir do 5º dia completo do início dos sintomas, deve ser mantido o isolamento respiratório domiciliar até o 10º dia completo. 
Alternativas
Q2321019 Medicina
Um dos objetivos específicos do tratamento do paciente hipertenso é obter o controle pressórico alcançando a meta de pressão arterial (PA) previamente estabelecida. Tal meta deve ser definida individualmente, sempre considerando a idade e a presença de doença cardiovascular ou de seus fatores de risco. De forma geral, deve-se reduzir a PA visando a alcançar valores menores que 150/90 mmHg e não inferiores a 120/70 mmHg. Nos indivíduos mais jovens e sem fatores de risco, podem-se alcançar metas mais baixas com valores inferiores a 120/80 mmHg. 
Alternativas
Q2321020 Medicina
O Contrato Organizativo de Ação Pública da Saúde (Coap) será controlado e fiscalizado pelo Sistema Nacional de Auditoria do SUS, por meio de serviço especializado e o Relatório de Gestão conterá seção específica relativa aos compromissos assumidos no âmbito do Contrato.
Alternativas
Q2321021 Medicina
Dromedários são reservatórios naturais para o MERS-CoV e a maioria dos casos humanos ocorre em indivíduos que tiveram contato direto com dromedários ou produtos derivados desses animais.
Alternativas
Q2321022 Medicina
A infecção natural ou a vacinação conferem imunidade duradoura para o sorotipo correspondente ao poliovírus responsável pelo estímulo antigênico. Embora não desenvolvam a Paralisia Flácida Aguda, as pessoas imunes podem ser reinfectadas e eliminar o poliovírus, ainda que em menor quantidade e por um período menor. 
Alternativas
Q2321023 Medicina
Não existe tratamento com drogas antivirais específicas para hantavírus. Todo caso suspeito de Síndrome Cardiopulmonar por Hantavírus (SCPH) deve ser removido para Unidade de Terapia Intensiva (UTI) o mais breve possível.
Alternativas
Q2321024 Medicina
Para pacientes que tiveram tétano, após a alta hospitalar, deve-se referenciá-los à unidade básica de saúde para se iniciar o esquema de vacinação ou completá-lo até a terceira dose. 
Alternativas
Q2321025 Medicina
As síndromes hipercinéticas são caracterizadas pela presença de movimentos excessivos ou anormais, conhecidas como hipercinesias, discinesias ou como movimentos involuntários anormais. A doença de Huntington é o protótipo dessa síndrome caracterizada por movimentos do tipo coreico.
Alternativas
Q2321026 Medicina
O principal parâmetro para caracterizar a falha da TARV é a falha virológica, isto é, carga viral (CV-HIV) detectável após doze meses do início ou da modificação do tratamento, ou rebote da CV-HIV em indivíduos que haviam atingido supressão viral sob tratamento
Alternativas
Q2321027 Medicina
A forma cutânea limitada da esclerose sistêmica apresenta pior prognóstico em relação à forma cutânea difusa. 
Alternativas
Q2321028 Medicina
A descentralização é o processo de transferência de responsabilidades de gestão para os municípios, atendendo às determinações constitucionais e legais que embasam o SUS, definidor de atribuições comuns e competências específicas à União, aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios. 
Alternativas
Q2321029 Medicina
Dentre as medidas de prevenção e controle do sarampo, no plano individual, o isolamento social diminui a intensidade dos contágios. Deve-se evitar que o caso suspeito/confirmado frequente locais com grande concentração de pessoas por até quatro dias após o início do exantema. 
Alternativas
Q2321030 Medicina
Diferentemente do acidente com escorpiões, se o tempo de coagulação (TC) permanecer alterado por 24 horas após a soroterapia, está indicada dose adicional de 2 ampolas de antiveneno no acidente botrópico.
Alternativas
Q2321031 Medicina
É considerado como caso suspeito de botulismo alimentar e botulismo por ferimentos todo indivíduo que apresente paralisia flácida aguda, assimétrica e ascendente, com alteração do nível de consciência, caracterizada por um ou mais dos seguintes sinais e sintomas: visão turva, diplopia, ptose palpebral, boca seca, disartria, disfagia ou dispneia.
Alternativas
Q2321032 Medicina
A dor e o edema das articulações causam a perda de função durante a fase aguda inicial da artrite reumatoide. Posteriormente, esta incapacidade funcional se torna permanente como consequência da destruição cartilaginosa e óssea. 
Alternativas
Q2321033 Medicina
Caso a mulher esteja com lesões físicas ou tenha sido vítima de violência sexual, e o primeiro acesso não ocorreu em serviço de saúde, deverá ser encaminhada para um serviço que atenda urgência e emergência, onde as medidas necessárias sejam efetuadas. 
Alternativas
Q2321034 Medicina
O Soro Antirrábico não deve ser utilizado em situação de reexposição ao vírus da raiva ou em caso de pessoas que já tenham feito seu uso anteriormente.
Alternativas
Q2321035 Medicina
Considera-se como definição de caso de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) – Indivíduo com síndrome gripal que apresente: dispneia/desconforto respiratório OU pressão ou dor persistente no tórax OU saturação de O2 menor que 95% em ar ambiente OU coloração azulada (cianose) dos lábios ou rosto.
Alternativas
Q2321037 Medicina
É recomendado que o diagnóstico da malária seja realizado em tempo oportuno (24 horas a partir do início dos sintomas), a fim de evitar formas graves, óbitos pela doença e contribuir para a interrupção da transmissão.
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: E
4: C
5: C
6: C
7: C
8: C
9: C
10: E
11: E
12: C
13: C
14: C
15: E
16: C
17: C
18: C
19: C
20: C