Questões de Concurso Público Prefeitura de Tupanatinga - PE 2023 para Bioquímico

Foram encontradas 23 questões

Q2161420 Biomedicina - Análises Clínicas

Julgue o item a seguir. 


A infecção pelo vírus da hepatite viral B pode causar hepatite aguda ou crônica, sendo ambas as formas, habitualmente, oligossintomáticas. O aparecimento de anti-HBs e o desaparecimento do HBsAg indicam resolução da infecção pelo VHB. Em raras situações, a doença pode evoluir para forma crônica na presença desses dois marcadores. 

Alternativas
Q2161423 Biomedicina - Análises Clínicas

Julgue o item a seguir. 


Logo após a descoberta do HIV, foram desenvolvidos imunoensaios (IE) para o diagnóstico da infecção. Nas últimas décadas, quatro gerações de IE foram desenvolvidas. O ensaio de quarta geração detecta simultaneamente o antígeno p24 e anticorpos específicos anti-HIV. O componente de detecção de anticorpo tem o formato de “sanduíche”; portanto, detecta todas as classes de imunoglobulinas contra proteínas recombinantes ou peptídeos sintéticos derivados das glicoproteínas gp41 e gp120/160. O componente de detecção de antígeno p24 é constituído por um anticorpo monoclonal na fase sólida (para capturar o antígeno p24 presente no soro) e de um conjugado constituído por um antissoro (anticorpo) poliespecífico contra a proteína p24. Em média, a janela diagnóstica dos ensaios de quarta geração é de aproximadamente 15 dias, dependendo do ensaio utilizado. 

Alternativas
Q2161428 Biomedicina - Análises Clínicas

Julgue o item a seguir. 


Os testes rápidos chegaram como uma solução prática, capaz de levar exames laboratoriais epidemiologicamente importantes até serviços de saúde que estão longe dos grandes centros de hospitais e laboratórios. Uma das metodologias utilizadas é a imunocromatografia, na qual a amostra é depositada no local indicado do exame, junto com uma solução-tampão e aguardar o tempo de reação. Em geral, essa técnica visa a detectar as Imunoglobulinas IgM e IgG, ou seja, identifica a presença dos anticorpos que são produzidos pelo organismo para combater a infecção. Essa metodologia está sendo amplamente utilizada para detecção do antígeno SARS-Cov-2 da COVID-19, sendo útil em amostra coletada até o terceiro dia de início dos sintomas.

Alternativas
Q2161429 Biomedicina - Análises Clínicas

Julgue o item a seguir. 


Hemovigilância é o conjunto de procedimentos de vigilância que abrange todo o ciclo do sangue, com o objetivo de obter e disponibilizar informações sobre eventos adversos ocorridos nas diferentes etapas, a fim de prevenir o aparecimento ou recorrência, melhorar a qualidade dos processos e produtos e aumentar a segurança do doador e do receptor.

Alternativas
Q2161430 Biomedicina - Análises Clínicas

Julgue o item a seguir. 


Apesar de não serem utilizados como primeira escolha para pesquisa da Doença de Chagas, os exames sorológicos podem ser reagentes na fase aguda, ainda no primeiro mês de infecção, o que adiciona complexidade ao diagnóstico diferencial entre as fases aguda e crônica. A metodologia recomendada para confirmação de caso agudo pela pesquisa de imunoglobulina M é a imunofluorescência indireta (IFI). Já para a pesquisa de imunoglobulina G, podem ser utilizados o ensaio de imunoabsorção enzimática (ELISA) e/ou a hemaglutinação indireta (HAI) e/ou a IFI, entre outras técnicas. 

Alternativas
Q2161431 Biomedicina - Análises Clínicas

Julgue o item a seguir. 


Devido à excelente especificidade e sensibilidade, a metodologia “padrão ouro” para taxa de filtração glomerular é a dosagem de Cistatina C, tendo como única desvantagem a influência da função tireoide.

Alternativas
Q2161437 Biomedicina - Análises Clínicas

Julgue o item a seguir. 


Nas reações de precipitação, quando as quantidades de antígeno e anticorpo são equivalentes (zona de equivalência), há a formação máxima de precipitado, decrescendo na medida em que um dos dois reagentes está em excesso: pró-zona ou zona de excesso de anticorpo e pós-zona ou zona de excesso de antígeno.

Alternativas
Q2161442 Biomedicina - Análises Clínicas

Julgue o item a seguir. 


O uso do corante panótico rápido tem sido justificado quando o objetivo é a redução de custos e rapidez no processamento, em contrapartida sua confiabilidade e eficiência na diferenciação da série leucocitária é duvidosa sendo mais indicado o uso do corante MayGrunwald-Giemsa.

Alternativas
Q2161443 Biomedicina - Análises Clínicas

Julgue o item a seguir. 


 A imunofluorescência indireta é o teste de referência na sorologia de muitas doenças, como as infecciosas e autoimunes. O mesmo conjugado pode ser utilizado em sistemas diferentes. Um passo de lavagem é realizado e um anticorpo anti-humano (conjugado) marcado com substância fluorescente é adicionado. Após um segundo passo de lavagem, para remover o conjugado não ligado, a observação de fluorescência ao microscópio é indicativa da presença do anticorpo em estudo na amostra do paciente. O conjugado é isotipo-específico, sendo assim possível distinguir reações condicionadas pela presença de IgG, IgA e IgM. O teste é muito utilizado para a pesquisa de autoanticorpos em doenças difusas do tecido conjuntivo, nas vasculites sistêmicas (ANCA) e no diagnóstico de infecções pelo Treponema pallidum, Tripanosoma cruzi, para as diversas Chlamydiae.

Alternativas
Q2161447 Biomedicina - Análises Clínicas

Julgue o item a seguir. 


Para detectar a presença de anticorpos não-aglutinadores nas células vermelhas sanguíneas, simplesmente se adiciona um segundo anticorpo diretamente contra a imunoglobulina (anticorpo) que cobre as células vermelhas. Esta anti-imunoglobulina pode agora fazer reação cruzada com as células vermelhas sanguíneas e levar à aglutinação. Esse teste é conhecido como teste de Coombs Indireto. Se for necessário saber se uma amostra de soro tem anticorpos dirigidos contra uma célula vermelha sanguínea em particular e se quer assegurar de que também vai detectar anticorpos nãoaglutinadores potenciais na amostra, é realizado um teste de Coombs Direto. Esse teste é feito incubando as células vermelhas sanguíneas com a amostra de soro, lavandose para retirar quaisquer anticorpos não ligados e depois adicionando um segundo reagente anti-imunoglobulina para fazer ligação cruzada com as células. 

Alternativas
Q2161452 Biomedicina - Análises Clínicas

Julgue o item a seguir. 


A gasometria é uma avaliação laboratorial de extrema importância em pacientes internados na UTI. Para que as medidas dos gases sanguíneos reflitam a respiração do paciente do ar ambiente, caso o paciente esteja em oxigenoterapia, sua administração deve ser suspensa duas horas antes da realização da coleta arterial. Durante a análise no gasômetro, deve ser adicionada a fração inspirada de oxigênio [FiO2] para a garantia da obtenção real dos gases sanguíneos. 

Alternativas
Q2161453 Biomedicina - Análises Clínicas

Julgue o item a seguir. 


A catalase é uma enzima capaz de decompor o peróxido de hidrogênio, com formação de água e oxigênio molecular. Na presença de água oxigenada, ocorre borbulhamento ou efervescência pela cultura, devido à liberação de oxigênio. A catalase é produzida por muitos microrganismos, sendo usualmente empregada para diferenciar Streptococcus, que são catalase positivos de Staphylococcus, catalase negativos, ou os bacilos Gram positivos catalase negativos Lactobacillus de Listeria catalase positivos.

Alternativas
Q2161454 Biomedicina - Análises Clínicas

Julgue o item a seguir. 


As bactérias Gram-positivas são descoradas pelo tratamento com o álcool. Elas possuem uma delgada cama da peptideoglicano e também uma membrana rica em lipídios. Sendo assim, o álcool dissolve esses lipídeos, o que contribui para um aumento da permeabilidade da parede permitindo a remoção do citoplasma.

Alternativas
Q2161456 Biomedicina - Análises Clínicas

Julgue o item a seguir. 


Existem três vias para ativação do sistema complemento: via clássica, via da lectina e via alternativa. Essas vias dependem de diferentes moléculas para seu início, porém convergem para a geração do mesmo grupo de proteínas efetoras do complemento. A deficiência de C3 compromete as atividades relacionadas com a opsonização e fagocitose, causando uma susceptibilidade maior às infecções por bactérias piogênicas.

Alternativas
Q2161457 Biomedicina - Análises Clínicas

Julgue o item a seguir. 


Existem cinco classes de imunoglobulinas, sendo a IgG a mais abundante classe de imunoglobulinas encontrada nas secreções do organismo de adultos. 

Alternativas
Q2161459 Biomedicina - Análises Clínicas

Julgue o item a seguir. 


As anemias macrocíticas associadas com megaloblastose diferem da anemia macrocítica nãomegaloblástica no sentido que macro-ovalócitos e neutrófilos hipersegmentados gigantes estão presentes no sangue.

Alternativas
Q2161462 Biomedicina - Análises Clínicas

Julgue o item a seguir. 


Na maioria dos tipos de doenças hepáticas, a atividade de ALT é maior do que a de AST. Exceções podem ser vistas em hepatite alcoólica, cirrose hepática e neoplasias hepáticas.

Alternativas
Q2161463 Biomedicina - Análises Clínicas

Julgue o item a seguir. 


Uma molécula antigênica poderá ter vários determinantes antigênicos (haptenos) e cada um deles pode ligar-se a um anticorpo individual e, por isso, uma única molécula antigênica pode provocar muitas moléculas de anticorpo com diferentes sítios de ligação. Algumas moléculas de baixo peso molecular, chamadas de epítopos, são incapazes de provocar, por si mesmas, uma resposta imunológica, embora possam reagir com os anticorpos existentes. 

Alternativas
Q2161465 Biomedicina - Análises Clínicas

Julgue o item a seguir. 


A detecção de contaminantes em hemocomponentes inclui inspeção visual; determinação de glicose e pH; métodos colorimétricos; detecção de ribossoma; cultura bacteriana e amplificação genômica. 

Alternativas
Q2161469 Biomedicina - Análises Clínicas

Julgue o item a seguir. 


Aproximadamente 1% dos indivíduos D-positivos é tipado como D fraco (historicamente conhecido como DU), caracterizado por aglutinação fraca ou inexistente dos eritrócitos com anti-D durante os testes sorológicos de rotina. Nestes indivíduos o antígeno D geralmente é detectado apenas com o emprego do reagente antiglobulina humana.

Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: E
4: C
5: C
6: E
7: C
8: C
9: C
10: E
11: E
12: E
13: E
14: C
15: E
16: C
17: C
18: E
19: C
20: C