Questões de Concurso Público Câmara de Tuparetama - PE 2024 para Vigilante
Foram encontradas 29 questões
Existem situações que a melhor tática é não reagir, normalmente quando não foi feita ainda a avaliação do risco para a reação, quando a desvantagem é evidente, as perdas serão apenas materiais ou quando não temos capacitação emocional, física ou técnica para dominar o(s) adversário(s).
A reação é uma ação necessária para controlar a si mesmo, controlar o adversário e controlar a situação.
A fuga não é uma opção válida, mesmo quando a desvantagem em relação ao(s) adversário(s), pois o segurança do local depende exclusivamente do profissional da vigilância.
A melhor forma de proteção à pessoa é a prevenção, ou seja, não se colocar em uma situação difícil quando isto pode ser evitável.
Os sensores de barreira são sensores que detectam movimento pelo chamado efeito Doppler, o funcionamento é igual ao de um radar, emitindo pulsos e analisando os sinais recebidos.
Os Sensores infravermelhos passivos são sensores que detectam se há movimentação de pessoas no ambiente, através do calor gerado pelos seres humanos e podem ser utilizados internamente e externamente.
As centrais sem fio possuem instalação mais complexa, porque dependem da área de cobertura e das interferências eletromagnéticas do ambiente, que podem atrapalhar o seu funcionamento.
Os sensores de movimento são utilizados diretamente nas portas ou janelas, funcionando através do contato elétrico com um imã, podem ser com fio ou sem fio e serem instalados embutidos ou aparentes.
Combustível é toda a substância capaz de queimar e alimentar a combustão, ou seja, capaz de reagir com o oxigênio. Todo material inflamável é combustível, logo todo combustível é inflamável.
Comburente é o elemento que possibilita vida às chamas e intensifica a combustão. O elemento comburente mais comum, presente em 78% da nossa atmosfera, é o nitrogênio.
A reação em cadeia torna a queima autossustentável. O calor irradiado das chamas atinge o combustível e este é decomposto em partículas menores, que se combinam com o nitrogênio e queimam, irradiando outra vez calor para o combustível, formando um ciclo constante.
Uma fonte de calor pode ser qualquer elemento que faça com que o combustível sólido ou líquido desprenda gases combustíveis e venha a se inflamar sendo necessariamente uma chama.
O abafamento consiste em diminuir ou impedir o contato do nitrogênio com o material combustível. Não havendo comburente para reagir com o combustível, não haverá fogo.
O resfriamento consiste em diminuir a temperatura do material combustível que está queimando, diminuindo, consequentemente, a liberação de gases ou vapores inflamáveis.
A quebra reação em cadeia, também chamada de extinção química consiste no uso de agentes que interferem quimicamente na reação diminuindo a capacidade de reação entre comburente e combustível.
O controle de material é a forma mais simples de se extinguir um incêndio e baseia-se na retirada do material combustível, ainda não atingido, da área de propagação do fogo, interrompendo a alimentação da combustão.
A neutralização do risco, por motivo de ordem técnica, deve ser utilizada na impossibilidade temporária ou definitiva da eliminação de um risco.
No ponto de vista da segurança, a sinalização e o bloqueio do risco deve ser atitude prioritária diante da situação de risco.
A sinalização do risco é um recurso que se usa recorrentemente, mesmo quando há possibilidade de eliminação ou neutralização do risco.
As medidas de proteção individuais, como EPIs, devem ser utilizadas quando esgotadas as possibilidades de medidas de proteção coletiva ou de forma complementar destas medidas.