Questões de Concurso Público Prefeitura de Belo Jardim - PE 2024 para Professor de Psicologia
Foram encontradas 6 questões
A sintaxe é a parte da gramática que se dedica ao estudo e à compreensão das palavras no que se refere à sua estruturação e formação, às suas flexões e à sua classificação, analisando-as de forma isolada e com foco em aspectos semânticos.
Conforme o novo Acordo Ortográfico, nos casos em que um prefixo ou falso prefixo termina em vogal e o segundo elemento é iniciado por “r” ou “s”, essas consoantes devem ser duplicadas, de maneira que o hífen não é utilizado. Assim, as palavras “contrarregra”, “biorritmo”, “psicossocial” e “semissólido” estão escritas de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa.
No que se refere à concordância verbal, a norma-padrão da língua portuguesa prevê que os verbos impessoais (ex.: “haver” no sentido de existir ou “fazer” para sinalizar tempo transcorrido) não devem ser flexionados, ainda que façam parte de locuções verbais, como na frase “Vai fazer dez anos que terminei o curso”.
Julgue o item que se segue.
A letra maiúscula inicial é usada: nos
topónimos/topônimos, reais ou fictícios (ex.: Rio de
Janeiro e Atlântida); nos antropónimos/antropônimos,
reais ou fictícios (ex.: Machado de Assis e Cinderela); nos
usos de “Fulano”, “Sicrano” e “Beltrano”; nos pontos
cardeais (ex.: Norte e Sul); nas estações do ano (ex.:
Primavera e Inverno).
Os pronomes podem ser flexionados em modo (indicativo, subjuntivo e imperativo), gênero (masculino e feminino), número (singular e plural), pessoa (primeira, segunda e terceira) e voz (ativa e passiva).
O novo Acordo Ortográfico eliminou o acento agudo de determinadas palavras, como é o caso das paroxítonas com ditongos abertos “ei” e “oi” (ex.: Coreia, europeia, asteroide, joia) e das vogais tônicas “i” ou “u”, nas paroxítonas, quando vêm depois de ditongos (ex.: feiura e bocaiuva).