Questões de Concurso Público Prefeitura de Garanhuns - PE 2024 para Contador
Foram encontradas 10 questões
A estrutura dos pronomes pessoais revela uma dualidade funcional, pois podem ser categorizados em pronomes pessoais tônicos e átonos, refletindo nuances de ênfase e integração na sintaxe. Além dessa distinção funcional, os pronomes pessoais também são classificados em pronomes retos e oblíquos, levando em consideração aspectos acentuais que evidenciam a complexidade intrínseca da gramática e sua interrelação com a expressão.
Considerando os elementos de coesão e coerência em um texto, os pronomes demonstrativos “esse", "essa", "isso" e suas variações podem ser usados para retomar termos e informações já mencionados. Tais pronomes funcionarão como elementos de coesão referencial anafórica.
Os afixos são elementos que se acrescem aos radicais com a finalidade de formar novas palavras e são classificados em: a) prefixos: são os afixos que vêm depois do radical; b) sufixos: são os afixos que vêm antes do radical.
O gênero textual descritivo é utilizado para representar detalhadamente pessoas, lugares, objetos ou eventos, transmitindo informações sensoriais e visuais para criar uma imagem vívida na mente dos leitores.
A partir das regras gerais para o uso dos verbos e da concordância verbal podemos afirmar que quando o sujeito é indeterminado, o verbo vai para a 3ª pessoa do plural. Porém, quando a indeterminação é indicada pela partícula se, o verbo fica no singular., como no seguinte exemplo: “Pediram mais tempo para a decisão, mas ninguém entrou em acordo”, reclamou o senador.
Compreensão e interpretação de textos são conceitos diferentes. Compreensão é a decodificação da mensagem, ou seja, a análise do que está no explícito no texto. Já a interpretação é o que fazemos do conteúdo, ou seja, quais conclusões chegamos por meio da conexão de ideias e, por isso, vai além do texto.
Sobre o uso da vírgula, podemos dizer que se o adjunto adverbial for curto, o uso da vírgula é facultativo após esse termo.
O tipo de texto conhecido como argumentação é aquele que visa defender uma opinião. Essa é a principal característica do gênero argumentativo. Nesta forma, manifestam-se relações de causa, condição, concessão, contraste ou conclusão e sua finalidade é defender uma ideia, seja ela qual for.
Segundo o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, as sucessões de mais de duas consoantes ou de m ou n, com o valor de nasalidade, e duas ou mais consoantes são divisíveis por um de dois meios: se nelas entra um dos grupos que são indivisíveis (de acordo com o preceito 1º), esse grupo forma sílaba para diante, ficando a consoante ou consoantes que o precedem ligadas à sílaba anterior; se nelas não entra nenhum desses grupos, a divisão dá-se sempre antes da última consoante.
Considerando as regras de regência verbal, o verbo ASSISTIR, no sentido de estar presente, comparecer, ver, é transitivo direto, ou seja, não precisa de preposição. É o que ocorrem em: “Assisti um documentário muito interessante no streaming ontem”.