Questões de Concurso Público Prefeitura de Salgueiro - PE 2024 para Médico (Clínico)
Foram encontradas 100 questões
O MERS-CoV (Síndrome Respiratória do Oriente Médio - Coronavírus) é um coronavírus que causa uma doença respiratória aguda grave em humanos, caracterizada por sintomas como febre, tosse, falta de ar, dores musculares, dor de cabeça, dor de garganta e diarreia. A maioria dos casos de MERS-CoV é atribuída à exposição a camelos infectados ou ao contato próximo com pacientes infectados em ambientes de cuidados de saúde.
O diagnóstico da Rubéola geralmente é feito com base nos sintomas clínicos característicos, sendo confirmado por testes sorológicos para detecção de anticorpos específicos. A prevenção da Rubéola é realizada principalmente através da vacinação, incluída na maioria dos programas de imunização infantil em todo o mundo.
A Malária cerebral, uma forma grave da doença, é caracterizada pela presença de cistos parasitários no sistema nervoso central, resultando em sintomas neurológicos específicos, como convulsões recorrentes e déficits cognitivos persistentes, sendo a melhor forma de diagnóstico a busca através de TC de crânio de cistos.
A Malária pode apresentar quadros clínicos atípicos, incluindo a Síndrome de Hemofagocitose Associada à Malária (HAM), caracterizada por febre persistente, citopenia, disfunção hepática e hiperferritinemia. O diagnóstico da HAM envolve a avaliação clínica dos sintomas associados à malária, juntamente com exames laboratoriais, como esfregaço de sangue periférico, que pode revelar a presença de parasitas do gênero Plasmodium. O tratamento da HAM geralmente envolve terapias imunossupressoras, como corticosteroides, além de antimaláricos eficazes contra os parasitas, como a artemisinina combinada com outros agentes antimaláricos.
A Doença de Creutzfeldt-Jakob é uma doença neurodegenerativa rara e fatal, caracterizada por danos progressivos ao cérebro que levam a distúrbios neurológicos graves, incluindo demência, problemas de coordenação, mioclonias (espasmos musculares involuntários) e alterações de comportamento. Atualmente, não há tratamento curativo para a DCJ, e o manejo é principalmente de suporte, visando aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida do paciente.