Questões de Concurso Público Prefeitura de Salgueiro - PE 2024 para Técnico em Enfermagem
Foram encontradas 100 questões
Os sinais de um infarto geralmente incluem dor intensa no centro do peito, que pode durar mais do que alguns minutos ou ocorrer de forma intermitente. Além disso, é comum sentir dor ou desconforto nos membros superiores, como um ou ambos os braços, costas, estômago, pescoço ou mandíbula. Falta de ar, que pode ou não estar acompanhada de dor no peito, também é um sintoma frequente. Outros sinais podem incluir tontura, sudorese, indigestão ou náusea.
A queimadura deve ser tratada inicialmente colocando a área afetada sob água corrente fria, com um jato suave, por cerca de dez minutos. É recomendado aplicar cremes hidratantes no local. Se houver presença de poeira ou insetos, a queimadura não deve ser coberta.
Durante a circulação na sala cirúrgica, o técnico de enfermagem desempenha o papel de garantir a organização, limpeza e funcionamento adequado dos equipamentos, além de prestar suporte à equipe cirúrgica, para assegurar um ambiente seguro e eficiente para o procedimento.
A Escala de Coma de Glasgow avalia três aspectos principais da consciência de uma pessoa: comunicação consciente, resposta motora e resposta verbal.
Na imprudência, uma pessoa omite-se de realizar uma ação ou de demonstrar um comportamento que seria apropriado para a situação. Ela age com descuido, desinteresse ou falta de atenção, deixando de adotar as precauções necessárias.
Em 1973, foi formulado o Programa Nacional de Imunizações (PNI), por determinação do Ministério da Saúde, com o objetivo de coordenar as ações de imunizações que se caracterizavam, até então, pela descontinuidade, pelo caráter episódico e pela reduzida área de cobertura.
As vias de administração podem ser divididas em diversas categorias, incluindo via enteral (oral, sublingual, retal), via vaginal, via parenteral (intravascular, intramuscular, subcutânea, intradérmica, intracardíaca), via tópica (dérmica, transdérmica, intraocular), via nasal, via inalatória, via auricular, via intratecal (peridural, subaracnoidea), via intraperitônea e via intra-articular.
A participação social na formulação e acompanhamento da implementação das políticas de saúde por meio dos conselhos de saúde federais, estaduais e municipais não é obrigatória.
A depressão é um transtorno comum em todo o mundo. Estima-se que mais de 300 milhões de pessoas sofram com ele. A condição é diferente das flutuações usuais de humor e das respostas emocionais de curta duração aos desafios da vida cotidiana. Especialmente quando de longa duração e com intensidade moderada ou grave, a depressão pode se tornar uma crítica condição de saúde. Ela pode causar à pessoa afetada um grande sofrimento e disfunção no trabalho, na escola ou no meio familiar. Na pior das hipóteses, a depressão pode levar ao suicídio.
O Atendimento Pré-Hospitalar (APH) é o atendimento emergencial em ambiente extrahospitalar, ou seja, fora do ambiente hospitalar, para as vítimas de traumas, os quais podem ter sido causados tanto por acidentes de trânsito que envolvem automóveis e motocicletas quanto por acidentes de natureza industrial, aérea, entre outros.
As bactérias, exemplificadas por gêneros como Escherichia coli, Staphylococcus aureus e Bacillus subtilis, são microrganismos unicelulares que se distinguem pela presença de uma única célula, onde se destaca a ausência de um núcleo definido, bem como a dispersão do material genético no citoplasma, características típicas dos procariontes.
A Atenção Primária à Saúde (APS) constitui o primeiro nível de assistência em saúde, englobando um conjunto de iniciativas voltadas tanto para o indivíduo quanto para a comunidade. Ela engloba a promoção e proteção da saúde, a prevenção de doenças, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde, com o propósito de fornecer cuidados abrangentes que melhorem a saúde das populações.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) define o envelhecimento saudável como “o processo de desenvolvimento e manutenção da capacidade funcional que permite o bem-estar na idade avançada”.
O controle do processo de esterilização, que verifica o tempo, a temperatura e a pressão durante todo o ciclo de esterilização, é conhecido como monitoramento químico.
De acordo com as regulamentações do Ministério da Saúde, a faixa etária da população atendida pelo “CAPS ad” (Centros de Atenção Psicossocial - Álcool e Drogas), constitui-se de crianças e adolescentes que apresentam prioritariamente intenso sofrimento psíquico decorrente de problemas mentais graves e persistentes, incluindo aqueles relacionados ao uso decorrente de álcool e outras drogas, e outras situações clínicas que impossibilitem estabelecer laços sociais e realizar projetos de vida.
A integralidade de assistência, entendida como conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema é um dos principios do SUS, assegurado pela Lei nº 8080, de 1990.
Existem vários fatores de risco para o desenvolvimento do diabetes mellitus tipo 2, incluindo histórico de pré-diabetes, pertencer a raças/etnias com maior propensão ao diabetes (como negros e hispânicos), mulheres com histórico de diabetes gestacional, mas histórico familiar não pode ser considerado fator de risco.
Os sinais e sintomas do diabetes mellitus tipo 2 incluem os 4Ps: poliúria, polidipsia, polifagia e perda ponderal inexplicada.
As larvas do parasita Ancylostoma braziliense causam a doença chamada larva migrans cutânea, também conhecida popularmente como "Bicho Geográfico”. Quando os cães e os gatos portadores do Ancylostoma braziliense evacuam, lançam no solo os ovos do parasita. Em condições favoráveis de umidade e calor, esses ovos se tornam larvas infestantes, que podem penetrar na pele das pessoas quando elas têm contato com o solo ou areia contaminada.
O vírus HIV é transmitido por meio de relações sexuais (vaginal, anal ou oral) desprotegidas (sem camisinha) com pessoa soropositiva, ou seja, que já tem o vírus HIV; pelo compartilhamento de objetos perfuro cortantes contaminados, como agulhas, alicates etc.; de mãe soropositiva, sem tratamento, para o filho durante a gestação, parto ou amamentação.