Questões de Concurso Público Prefeitura de Fortaleza - CE 2018 para Psicólogo

Foram encontradas 50 questões

Q1773185 Psicologia
Quando existir forte suspeita de que todos os critérios serão satisfeitos para um transtorno, mas não houver informações suficientes disponíveis para estabelecer uma decisão, o clínico pode indicar sua incerteza e registrar no prontuário do paciente que seu diagnóstico é:
Alternativas
Q1773186 Psicologia
Assinale a alternativa INCORRETA
Alternativas
Q1773187 Psicologia
Os especificadores, que podem ser usados somente após um ano de duração do transtorno e que se aplicam ao espectro da esquizofrenia, são:
Alternativas
Q1773188 Psicologia
Numa pesquisa estão sendo analisados se existem diferenças dos efeitos de um determinado processo terapêutico entre pessoas de sexos diferentes. Esses efeitos são medidos numa escala de medida intervalar. A amostra de pacientes, homens e mulheres, envolvida foi aleatoriamente escolhida e, queremos generalizar os resultados estatísticos obtidos para toda a população de onde a amostra foi extraída, num nível de significância de pelo menos cinco por cento. Para isso, devemos realizar:
Alternativas
Q1773189 Psicologia
A psicopatologia biológica fornece subsídios do ponto de vista anatômico-fisiológico do cérebro para explicar a amplitude de possibilidades sintomatológicas causadas pelos traumas infantis. Inúmeras são as correlações entre a vivência de traumas na infância e as alterações neurológicas significativas e duradouras. NÃO constitui uma dessas correlações:
Alternativas
Q1773190 Psicologia
Na classificação de transtornos mentais e de comportamento da CID-10, encontramos, no capítulo dos transtornos de personalidade e comportamento em adultos (F60 - F69), especificamente no item F62-1 - alteração permanente de personalidade após doença psiquiátrica, que deve ser permanente e manifestar-se como um padrão inflexível e mal-adaptativo de vivenciar e de funcionar, levando a problemas duradouros no funcionamento interpessoal, social ou ocupacional e angústia subjetiva. Não deve haver nenhuma evidência de um transtorno de personalidade pré-existente que possa explicar a alteração de personalidade e o transtorno mental, precedente. São evidências diagnósticas para esse tipo de alteração de personalidade:
I - dependência excessiva e atitude exigente perante os outros.
II- convicção de ter sido estigmatizado pela doença precedente.
III- passividade, interesses reduzidos e ausência de atividades de lazer.
IV- queixas persistentes de estar doente.
V - humor lábil.
VI- comprometimento significativo no funcionamento social e ocupacional comparado com a situação pré-mórbida.

Com relação a estes aspectos clínicos:
Alternativas
Q1773191 Psicologia
Um artigo do Código de Ética Profissional do Psicólogo determina o que é vetado e o que é autorizado ao psicólogo em seu exercício profissional. Baseando-se no conteúdo do artigo, marque a alternativa incorreta:
Alternativas
Q1773192 Psicologia
O emprego de um vocábulo tem o objetivo de destacar o caráter ativo e transformador do indivíduo na sua relação com o contexto sociohistórico, resultante da ação humana enquanto externalização do seu psiquismo que volta a se interiorizar transformado, num processo contínuo de articulação entre o individual e o social. (Jacques, Maria da Graça Identidade. In: Strey, Marlene Neves et al Psicologia Social Contemporânea. Petrópolis, Vozes, 1998, P. 161-162).
O vocábulo em questão é:
Alternativas
Q1773193 Psicologia
Médicos, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros e outros profissionais são chamados a formar equipes multiprofissionais, na área de tratamento da doença mental e da promoção da saúde mental da população. Surgem pontos de vista diferentes na forma como as situações-problema devem ser abordadas. Dentro deste contexto deverá emergir uma ética profissional única dentro da equipe multidisciplinar que:
Alternativas
Q1773194 Psicologia
A Psicologia Social rompe com a oposição entre o indivíduo e a sociedade, enquanto objetos dicotômicos que se auto excluem, procurando analisar as relações entre indivíduos, as relações entre categorias ou grupos sociais e as relações entre o simbólico e a cognição. Os indivíduos são objeto de estudo e as explicações são analisadas em quatro níveis.
(i) intraindividual. (ii) situacional. (iii) posicional. (iv) ideológico.
(a) interações entre os indivíduos. (b) status do indivíduo na rede de relações sociais. (c) valores e normas coletivas.
(d) o indivíduo.
A combinação correta entre as colunas é:
Alternativas
Q1773195 Psicologia
Quanto ao Projeto Terapêutico Singular é correto afirmar:
Alternativas
Q1773196 Psicologia
NÃO pode ser considerada uma crítica à teoria da Psicologia Social:
Alternativas
Q1773197 Psicologia
O Conselho Federal de Psicologia estabeleceu normas de atuação para as psicólogas e os psicólogos em relação às pessoas transexuais e travestis por meio da:
Alternativas
Q1773198 Psicologia
São aspectos comuns a todos os grupos de psicoterapia breve:
Alternativas
Q1773199 Psicologia
Dentro da Rede de Atenção Psicossocial do Governo Federal, destacam-se os consultórios na rua que oferecem suporte clínico e apoio a estes pontos de atenção. Essa equipe multiprofissional coordena o cuidado e presta serviços de atenção à saúde de forma longitudinal e articulada com os outros pontos de atenção da rede.
Este serviço prestado pelo Governo Federal enquadra-se como:
Alternativas
Q1773200 Psicologia
Nas últimas décadas, a preocupação com a cidadania tem sido uma constante da psicologia, trazendo à tona a Psicologia Social voltada para as ações comunitárias. Nesse contexto, a perspectiva da Psicologia Social comunitária, enfoca:
Alternativas
Q1773201 Psicologia
A multidisciplinaridade na saúde é a reunião de várias especialidades. É tida como uma estratégia que orienta e possibilita a realização de assistência integral, em que diversos profissionais atendem a um paciente de forma independente, com olhar somente para sua especificidade de atuação. Nesse grupo, o psicólogo é considerado importante para a composição da equipe de saúde. O papel a ser desempenhado pelo psicólogo é:
Alternativas
Q1773202 Psicologia
Enquanto responsável por documentos que comprovam sua atuação junto aos mais diferentes usuários, o psicólogo pode, respaldado por resolução do Conselho Federal de Psicologia, emitir um, corretamente definido:
Alternativas
Q1773203 Psicologia
O Estatuto do Idoso, Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003, art. 2º, garante ao idoso os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta lei, assegurando-se-lhe, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e as facilidades, para preservação de sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual, espiritual e social, em condições de liberdade e de dignidade. Dessa forma, a garantia de prioridade de que trata o parágrafo único do art. 3º compreende:
Alternativas
Q1773204 Psicologia
O código F84-5 configura um transtorno de validade nosológica incerta, caracterizado pelo mesmo tipo de anormalidades qualitativas de interação social recíproca que tipifica o autismo, junto com o repertório de interesses e de atividades restrito, estereotipado e repetitivo. O transtorno difere do autismo primariamente por não haver nenhum atraso ou retardo global no desenvolvimento cognitivo ou de linguagem. (CID 10 transtornos mentais e de comportamento transtornos do desenvolvimento psicológico F80 a F89).
Esta é a definição da síndrome de:
Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: A
4: B
5: D
6: D
7: C
8: A
9: D
10: B
11: B
12: C
13: A
14: A
15: D
16: A
17: C
18: C
19: C
20: D