Questões de Concurso Público Prefeitura de Fortaleza - CE 2018 para Terapeuta Ocupacional

Foram encontradas 47 questões

Q1773295 Terapia Ocupacional
A atividade autoexpressiva, utilizada na Terapia Ocupacional com pacientes que apresentam algum tipo de distúrbio mental, tem um potencial terapêutico por ter uma propriedade do tipo:
Alternativas
Q1773296 Terapia Ocupacional
Rui Chamone Jorge (1997) afirma que a Terapia Ocupacional é um método de prevenção, de tratamento, de cura e de reabilitação que aproxima o ajudador do ajudado, por meio de ocupações livres e criativas. Sendo psicoterapêutico, considera a atividade como:
Alternativas
Q1773297 Terapia Ocupacional
Na Terapia Ocupacional, procura-se ressaltar o valor extremo e ainda desconhecido da expressão plástica espontânea, muito mais do que o da expressão verbal. Segundo a afirmação de Lisete R. Vaz (1993), expressar-se plasticamente, dar forma ou criar, são a essência da Terapia Ocupacional. Não um meio, mas o próprio tratamento. Em Terapia Ocupacional psiquiátrica, a expressão plástica é de fundamental importância por:
Alternativas
Q1773298 Terapia Ocupacional
Alguns municípios passaram a assumir a construção de novas políticas de saúde mental, por meio da transformação do modelo assistencial, assim como a implementação de uma rede de atenção, de garantia e de construção dos direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais. Segundo Manguia (2001), esse processo de municipalização da saúde ocorreu no final dos anos 80 e 90, com isso é certo afirmar que:
Alternativas
Q1773299 Terapia Ocupacional
Segundo Benetton (1996), a Terapia Ocupacional tem sua ação voltada para os seguintes campos de acordo com seu escrito “Terapia ocupacional e reabilitação psicossocial: uma relação possível”:
Alternativas
Q1773300 Terapia Ocupacional
É verdadeira a seguinte opção:
Alternativas
Q1773301 Terapia Ocupacional
Considera-se por labilidade afetiva:
Alternativas
Q1773302 Terapia Ocupacional

Na Terapia Ocupacional aplicada à Psiquiatria, o tratamento em grupo é especialmente indicado para pacientes com ausência de motivação. Para isso, a relação paciente e terapeuta é de grande importância, por tanto essa relação se dá por meio da:

Alternativas
Q1773303 Terapia Ocupacional
Ao prescrever uma atividade para um paciente, o terapeuta ocupacional deve sugerir o que melhor se aplica ao quadro apresentado. Tratando-se de pacientes que apresentam esquizofrenia paranoide aguda e psicose produtiva, devem ser, respectivamente, atividades de cunho:
Alternativas
Q1773304 Terapia Ocupacional
Característica essencial da esquizofrenia do tipo catatônica é uma acentuada perturbação psicomotora. Dentre essas características podemos citar:
Alternativas
Q1773305 Terapia Ocupacional
Quanto ao Projeto Terapêutico Singular é correto afirmar:
Alternativas
Q1773306 Terapia Ocupacional
Em algumas psicoses agudas, os pacientes mostram-se muitos perturbados para a Terapia Ocupacional. Nessa fase aguda, o cuidado deve ser para evitar a fadiga, e o trabalho deve ser simples e leve, aguardando a modificação do quadro confusional. Geralmente são pacientes que sofrem com as seguintes psicoses agudas:
Alternativas
Q1773307 Terapia Ocupacional
O terapeuta ocupacional, ao atender pacientes com quadro de esquizofrenia hebefrênica, deve saber que o comportamento apresentado durante o atendimento desse paciente serão de:
Alternativas
Q1773308 Terapia Ocupacional
O terapeuta ocupacional é capaz de compreender as reações do paciente a partir da sua situação com base na observação do seu comportamento geral ao invés de avaliar os incidentes isoladamente. Como a maior parte das doenças psiquiátricas está baseada em um distúrbio emocional, não se pode tentar racionalizar, o paciente e o terapeuta devem estar preparados para entender e para aceitar os modos alterados com que os pacientes reagem. Para isso, são sugeridos alguns pontos de observação para se registrar e para se comunicar quando se treina pacientes portadores de distúrbios psiquiátricos, tais como:
Alternativas
Q1773309 Terapia Ocupacional
Num paciente depressivo o que mais se destaca são o humor intensamente deprimido, a falta de iniciativa e a inibição. Com isso, algumas reações devem ser levadas em conta pelo terapeuta ocupacional no planejamento das atividades, tais como:
Alternativas
Q1773310 Terapia Ocupacional
Diversas são as abordagens e os tipos de atividades utilizados pelo terapeuta ocupacional durante o atendimento a sujeitos anormais. Dentre essas, podemos destacar o uso do desenho para análise e para fins de elucidação. Abordando os aspectos expressivos dos desenhos projetivos, é correto afirmar que:
Alternativas
Q1773311 Terapia Ocupacional
O principal objetivo da Terapia Ocupacional no tratamento com o paciente psicótico é promover seu reconhecimento pessoal. Segundo Almeida (2004), a imagem corporal é uma maneira de se identificar com o próprio corpo. Pacientes com distúrbios de imagem corporal apresentam:
Alternativas
Q1773312 Terapia Ocupacional
Segundo Trombly (2005), a aprendizagem é o resultado dos processos associados à prática ou à experiência, que produzem mudanças relativamente permanentes no conhecimento, nas habilidades e no comportamento da pessoa. A oligofrenia é uma enfermidade caracterizada por uma deficiência global de toda atividade psíquica. Classificada de acordo com nível de desenvolvimento mental, ou seja, sua maior dificuldade é com a aprendizagem, relacionada à:
Alternativas
Q1773313 Terapia Ocupacional
Uma das atividades que o terapeuta ocupacional desenvolve que apresenta potencial simbólico é:
Alternativas
Q1773314 Terapia Ocupacional
Marque a opção que se refere à sintomatologia apresentada por um paciente com quadro de esquizofrenia:
Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: D
4: B
5: A
6: D
7: C
8: D
9: A
10: A
11: B
12: B
13: A
14: A
15: B
16: A
17: B
18: D
19: B
20: A