Questões de Concurso Público Prefeitura de Fortaleza - CE 2020 para Fonoaudiólogo

Foram encontradas 45 questões

Q1808232 Fonoaudiologia
De acordo com a função muscular, a bandagem atua sobre a musculatura estimulando a função de um músculo ou grupo muscular. Analise as afirmações e marque a opção VERDADEIRA.
Alternativas
Q1808233 Fonoaudiologia
O ronco, por si só, causa alterações da musculatura do complexo orofaríngeo. Observe as opções abaixo e marque a opção FALSA.
Alternativas
Q1808234 Fonoaudiologia
O envelhecimento é um processo universal, progressivo e dinâmico marcado por mudanças físicas, funcionais, bioquímicas, sociais e psicológicas. Analise as opções abaixo e marque a opção FALSA.
Alternativas
Q1808235 Fonoaudiologia
A inervação motora dos componentes faríngeos da deglutição ocorre por meio dos pares cranianos: V, VII, IX, X, XII com algumas contribuições dos segmentos cervicais C1-3. De acordo com a dinâmica da deglutição, faça a correlação com os pares cranianos.
(I) Pares cranianos V, VII e XII (II) Par craniano X (III) Pares cranianos IX e X (IV) Pares cranianos VII, XII e segmento espinhal C1- 3
( ) Ação dos constritores faríngeos ( ) Elevação do hioide e da língua ( ) Abertura do esfíncter cricofaríngeo ( ) Movimento da língua para trás em direção ao palato mole
Marque a opção VERDADEIRA de cima para baixo:
Alternativas
Q1808236 Fonoaudiologia
A válvula de fala é indicada para os pacientes traqueostomizados e/ou dependentes do ventilador. Marque a opção em que NÃO se refere aos benefícios proporcionados pelo uso da válvula de fala.
Alternativas
Q1808237 Fonoaudiologia
As manobras posturais e facilitadoras são muito importantes para a reabilitação do paciente disfágico. Além disso, vale ressaltar que, para o sucesso de uma manobra, se dá por meio da escolha da postura específica que se ajuste à anatomia e à fisiologia do indivíduo. De acordo com cada manobra, faça a correlação adequadamente.
(I) Cabeça abaixada (II) Deglutição supraglótica (III) Manobra de Mendelsohn (IV) Cabeça virada e abaixada
( ) Tem como principal objetivo melhorar a elevação laríngea, a duração e o grau de abertura do segmento faringoesofágico durante a deglutição. ( ) A combinação leva ao melhor fechamento da via aérea nos casos de coaptação deficiente das pregas vocais em virtude de uma paralisia das pregas vocais. ( ) É uma manobra que estreita significativamente a entrada da via aérea e empurra a base da língua e a epiglote para trás em direção à parede posterior da faringe. ( ) Seu principal objetivo é o fechamento laríngeo antes e durante a deglutição.
Marque a opção VERDADEIRA de cima para baixo:
Alternativas
Q1808238 Fonoaudiologia
As disartrias são classificadas conforme a topografia da lesão do sistema nervoso, e a denominação é feita pela característica do quadro clínico. Relacione o tipo de disartria aos achados clínicos fonoaudiológicos.
(I) Disartria espástica (II) Disartria flácida (III) Disartria hipocinética (IV) Disartria atáxica
( ) Disartria com presença de tremor vocal, redução da intensidade, dificuldade de iniciar os movimentos, redução da intensidade vocal, redução da amplitude articulatória, velocidade de fala comprometida. ( ) Qualidade vocal tensa, com possível aspereza e redução da variação de pitch, relacionada à hipertonia da musculatura laríngea. ( ) Soprosidade, redução do tempo máximo de fonação, incoordenação pneumofonoarticulatório, redução da força plosiva dos fonemas, redução da frequência, intensidade da modulação, alteração da ressonância, sendo muito frequente a ocorrência da hipernasalidade, por incompetência velofaríngea. ( ) A fala caracteriza-se por alteração de prosódia, com ênfases inadequadas durante a emissão de palavras ou frases, prolongamento de vogal, distorção de fonemas, alteração na velocidade de fala e também na coordenação pneumofonoarticulatória. A fala se assemelha à produção do indivíduo sob efeito do álcool.
Marque a opção CORRETA de cima para baixo:
Alternativas
Q1808239 Fonoaudiologia
O foco nasal pode ser dividido em rinolalia aberta, rinolalia fechada, hiponasalidade e denasalidade. Analise as definições e marque a opção VERDADEIRA.
Alternativas
Q1808240 Fonoaudiologia
Sobre os músculos intrínsecos da laringe, cricoaritenóideo posterior (CAP), cricoaritenóideo lateral (CAL), ariaritenoideo oblíquo e transverso (AA), tireoaritenóideo (TA) e cricotireóideo (CT), escreva (V) ou (F) conforme seja verdadeiro ou falso:
( ) Os músculos CAP atuam durante a respiração e sua contração gira os processos vocais das aritenoides para fora, promovendo uma abertura das pregas vocais durante a respiração. ( ) Os músculos AA têm papel principal de aproximar as bases das cartilagens aritenoides. No caso de sua atividade isolada, também promovem uma adução parcial da glote (somente em região anterior). ( ) O músculo CT é o tensor responsável pelo alongamento das pregas vogais durante a emissão de tons agudos, causando a redução da quantidade de massa mucosa solta para vibrar. ( ) Para que haja fonação em locução habitual, é preciso que os músculos CAL e AA entrem em atividade separadamente.
Está CORRETA, de cima para baixo, a seguinte sequência:
Alternativas
Q1808241 Fonoaudiologia
Alterações vocais podem ser causadas pelo uso inadequado dos músculos voluntários da fonação, que incluem músculos da laringe, da faringe, da mandíbula, da língua, do pescoço e do sistema respiratório. Além disso, algumas disfonias podem ser atribuídas a técnicas vocais inadequadas. Marque a opção que NÃO tem relação com o uso inadequado de técnicas nas disfonias funcionais:
Alternativas
Q1808242 Fonoaudiologia
Que fenda glótica pode ser encontrada nas situações, como hipofunção intrínseca por inadaptação fônica, afonia de conversão, uso inadequado do registro, falsete fisiológico e voz sussurrada.
Alternativas
Q1808243 Fonoaudiologia
A mastigação é um ato de morder e de triturar o alimento, a qual constitui em um processo fisiológico e complexo, que envolve músculos. Faça a correlação dos músculos e sua função na mastigação.
(I) Músculo temporal (II) Músculo masseter (III) Músculo pterigóideo lateral (IV) Músculo pterigóideo medial
( ) É um músculo potente fechador da cavidade oral. ( ) Desloca a mandíbula para frente quando atua bilateralmente, e, para o lado, quando unilateralmente. ( ) É sinergista com o masseter, fechando a boca (elevando a mandíbula). ( ) É um músculo que movimenta a mandíbula nos processos fonatórios e de fechamento rápido da boca. Seu feixe posterior é retrusor da mandíbula.
Marque a opção VERDADEIRA de cima para baixo:
Alternativas
Q1808244 Fonoaudiologia
A deglutição depende de fatores como características craniofaciais, morfológicas, oclusão, mordida, mobilidade, força e propriocepção dos órgãos fonoarticulatórios. Com relação aos fatores etiológicos das alterações da deglutição, marque a opção FALSA.
Alternativas
Q1808245 Fonoaudiologia
De acordo com as fases da deglutição, faça a correlação com suas respectivas características:
I. Fase preparatória oral II. Fase oral III. Fase faríngea IV. Fase esofágica
( ) O palato mole se eleva para vedar a nasofaringe, prevenindo o refluxo nasal. Simultaneamente, a língua e o movimento da parede faríngea realizam a propulsão do bolo no sentido caudal. A laringe é elevada e traquinada anteriormente debaixo da base da língua, enquanto realiza a proteção de via área inferior, fechando-a. ( ) Inicia-se a partir da transferência do bolo alimentar da cavidade oral anterior para a orofaringe, ultrapassando a arcada amigdaliana, caracterizando, assim, a atividade voluntária final da deglutição. ( ) Durante essa fase, os lábios, as bochechas e a língua devem manter o alimento contido na cavidade oral, prevenindo do escape anterior (por meio dos lábios) ou posterior (por sobre a base da língua). O tempo despendido dessa etapa está relacionado ao tempo de mastigação para os alimentos sólidos, em que 3 etapas hierárquicas estão envolvidas nesse processo que são a incisão, a trituração e a pulverização. ( ) É o limite entre o término da hipofaringe e o início do esôfago cervical. É considerado logo abaixo a uma linha tangente que passa a cartilagem cricoidea, em que se observa a alteração estrutural entre esôfago e faringe.
Marque a opção VERDADEIRA de cima para baixo:
Alternativas
Q1808246 Fonoaudiologia
Analise os hábitos parafuncionais prejudiciais à oclusão dental, considerando as suas alterações e consequências. Marque a opção VERDADEIRA.
Alternativas
Q1808247 Fonoaudiologia
O músculo cricofaríngeo é o principal constituinte do Esfíncter Esofagiano Superior (EES) e esse, por sua vez, em atividade, apresenta cinco fases. Faça a correlação de cada etapa com sua ação adequadamente.
I. Relaxamento II. Abertura III. Distensão IV. Colapso V. Fechamento
( ) É modulada pela pressão do bolo alimentar. ( ) A geração da pressão do bolo coincide com o impulso posterior da língua que culmina com o contato da parede da faringe e o início da peristalse faríngea. ( ) Ocorre durante a elevação laríngea e antecede a abertura por um período médio de um décimo de segundo. ( ) Quanto maior o volume deglutido, maior a velocidade da deglutição. ( ) Ocorre com a tração do esfíncter pelas aderências musculares ao osso hioide, que se eleva e anterioriza.
Marque a opção VERDADEIRA de cima para baixo:
Alternativas
Q1808248 Fonoaudiologia
Os distúrbios temporomandibulares são distúrbios articulares e musculares da região bucomaxilofacial e cervical. Analise as opções abaixo e marque a opção VERDADEIRA.
Alternativas
Q1808249 Fonoaudiologia
A Videoendoscopia da Deglutição (VED) é um exame endoscópico com o emprego do nasofibroscópio flexível que possibilita visibilizar as características morfológicas da região faringolaríngea e avalia a fase faríngea da deglutição. Marque a opção FALSA.
Alternativas
Q1808250 Fonoaudiologia
Marque a opção abaixo que NÃO caracteriza sinais clínicos da disfonia por tensão muscular.
Alternativas
Q1808251 Fonoaudiologia
Para Miklebust (1960), o mecanismo auditivo não amadurece. Segundo esse autor, o que acontece é o aprimoramento nas habilidades de ouvir e de integrar os sons. De acordo com o desenvolvimento do comportamento auditivo, faça as correlações entre a idade e as respostas comportamentais.
I. De 0 a 3 meses II. De 3 a 6 meses III. De 7 a 12 meses IV. De 13 a 24 meses
( ) Comportamento ativo-expressivo, respostas reflexas presentes apenas em sons muito altos. ( ) Comportamento ativo-receptivo, aparição progressiva de respostas voluntárias. ( ) Comportamento seletivo-expressivo, respostas voluntárias, possibilidade de condicionamento. ( ) Comportamento passivo-receptivo, respostas reflexas.
Marque a opção VERDADEIRA de cima para baixo:
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: B
4: A
5: D
6: D
7: A
8: C
9: B
10: D
11: C
12: B
13: A
14: D
15: C
16: C
17: D
18: C
19: B
20: C