Questões de Concurso Público Prefeitura de Fortaleza - CE 2020 para Fonoaudiólogo
Foram encontradas 45 questões
(I) Pares cranianos V, VII e XII (II) Par craniano X (III) Pares cranianos IX e X (IV) Pares cranianos VII, XII e segmento espinhal C1- 3
( ) Ação dos constritores faríngeos ( ) Elevação do hioide e da língua ( ) Abertura do esfíncter cricofaríngeo ( ) Movimento da língua para trás em direção ao palato mole
Marque a opção VERDADEIRA de cima para baixo:
(I) Cabeça abaixada (II) Deglutição supraglótica (III) Manobra de Mendelsohn (IV) Cabeça virada e abaixada
( ) Tem como principal objetivo melhorar a elevação laríngea, a duração e o grau de abertura do segmento faringoesofágico durante a deglutição. ( ) A combinação leva ao melhor fechamento da via aérea nos casos de coaptação deficiente das pregas vocais em virtude de uma paralisia das pregas vocais. ( ) É uma manobra que estreita significativamente a entrada da via aérea e empurra a base da língua e a epiglote para trás em direção à parede posterior da faringe. ( ) Seu principal objetivo é o fechamento laríngeo antes e durante a deglutição.
Marque a opção VERDADEIRA de cima para baixo:
(I) Disartria espástica (II) Disartria flácida (III) Disartria hipocinética (IV) Disartria atáxica
( ) Disartria com presença de tremor vocal, redução da intensidade, dificuldade de iniciar os movimentos, redução da intensidade vocal, redução da amplitude articulatória, velocidade de fala comprometida. ( ) Qualidade vocal tensa, com possível aspereza e redução da variação de pitch, relacionada à hipertonia da musculatura laríngea. ( ) Soprosidade, redução do tempo máximo de fonação, incoordenação pneumofonoarticulatório, redução da força plosiva dos fonemas, redução da frequência, intensidade da modulação, alteração da ressonância, sendo muito frequente a ocorrência da hipernasalidade, por incompetência velofaríngea. ( ) A fala caracteriza-se por alteração de prosódia, com ênfases inadequadas durante a emissão de palavras ou frases, prolongamento de vogal, distorção de fonemas, alteração na velocidade de fala e também na coordenação pneumofonoarticulatória. A fala se assemelha à produção do indivíduo sob efeito do álcool.
Marque a opção CORRETA de cima para baixo:
( ) Os músculos CAP atuam durante a respiração e sua contração gira os processos vocais das aritenoides para fora, promovendo uma abertura das pregas vocais durante a respiração. ( ) Os músculos AA têm papel principal de aproximar as bases das cartilagens aritenoides. No caso de sua atividade isolada, também promovem uma adução parcial da glote (somente em região anterior). ( ) O músculo CT é o tensor responsável pelo alongamento das pregas vogais durante a emissão de tons agudos, causando a redução da quantidade de massa mucosa solta para vibrar. ( ) Para que haja fonação em locução habitual, é preciso que os músculos CAL e AA entrem em atividade separadamente.
Está CORRETA, de cima para baixo, a seguinte sequência:
(I) Músculo temporal (II) Músculo masseter (III) Músculo pterigóideo lateral (IV) Músculo pterigóideo medial
( ) É um músculo potente fechador da cavidade oral. ( ) Desloca a mandíbula para frente quando atua bilateralmente, e, para o lado, quando unilateralmente. ( ) É sinergista com o masseter, fechando a boca (elevando a mandíbula). ( ) É um músculo que movimenta a mandíbula nos processos fonatórios e de fechamento rápido da boca. Seu feixe posterior é retrusor da mandíbula.
Marque a opção VERDADEIRA de cima para baixo:
I. Fase preparatória oral II. Fase oral III. Fase faríngea IV. Fase esofágica
( ) O palato mole se eleva para vedar a nasofaringe, prevenindo o refluxo nasal. Simultaneamente, a língua e o movimento da parede faríngea realizam a propulsão do bolo no sentido caudal. A laringe é elevada e traquinada anteriormente debaixo da base da língua, enquanto realiza a proteção de via área inferior, fechando-a. ( ) Inicia-se a partir da transferência do bolo alimentar da cavidade oral anterior para a orofaringe, ultrapassando a arcada amigdaliana, caracterizando, assim, a atividade voluntária final da deglutição. ( ) Durante essa fase, os lábios, as bochechas e a língua devem manter o alimento contido na cavidade oral, prevenindo do escape anterior (por meio dos lábios) ou posterior (por sobre a base da língua). O tempo despendido dessa etapa está relacionado ao tempo de mastigação para os alimentos sólidos, em que 3 etapas hierárquicas estão envolvidas nesse processo que são a incisão, a trituração e a pulverização. ( ) É o limite entre o término da hipofaringe e o início do esôfago cervical. É considerado logo abaixo a uma linha tangente que passa a cartilagem cricoidea, em que se observa a alteração estrutural entre esôfago e faringe.
Marque a opção VERDADEIRA de cima para baixo:
I. Relaxamento II. Abertura III. Distensão IV. Colapso V. Fechamento
( ) É modulada pela pressão do bolo alimentar. ( ) A geração da pressão do bolo coincide com o impulso posterior da língua que culmina com o contato da parede da faringe e o início da peristalse faríngea. ( ) Ocorre durante a elevação laríngea e antecede a abertura por um período médio de um décimo de segundo. ( ) Quanto maior o volume deglutido, maior a velocidade da deglutição. ( ) Ocorre com a tração do esfíncter pelas aderências musculares ao osso hioide, que se eleva e anterioriza.
Marque a opção VERDADEIRA de cima para baixo:
I. De 0 a 3 meses II. De 3 a 6 meses III. De 7 a 12 meses IV. De 13 a 24 meses
( ) Comportamento ativo-expressivo, respostas reflexas presentes apenas em sons muito altos. ( ) Comportamento ativo-receptivo, aparição progressiva de respostas voluntárias. ( ) Comportamento seletivo-expressivo, respostas voluntárias, possibilidade de condicionamento. ( ) Comportamento passivo-receptivo, respostas reflexas.
Marque a opção VERDADEIRA de cima para baixo: