Questões de Concurso Público Prefeitura de Fortaleza - CE 2021 para Médico Clínico Geral

Foram encontradas 30 questões

Q1808302 Medicina
Paciente feminino, 23 anos, foi a uma consulta na Unidade Básica de Saúde da Família (UBASF) por apresentar manchas pelo corpo que alegava serem “panos brancos”. Ao exame físico: sem alterações significativas, exceto, ao exame da pele, que se constataram três máculas hipocrômicas em membros superiores e em região dorsal com alterações de sensibilidade térmica, tátil e dolorosa. Foi encaminhada para fazer o teste de Mitsuda com reação positiva; com isto, reforça-se a hipótese de hanseníase:
Alternativas
Q1808303 Medicina
Paciente de meia-idade, cansada de sua condição constrangedora de hiperidrose, resolveu fazer a cirurgia de correção do distúrbio. Após a simpatectomia, a paciente iniciou com o quadro de hipotensão ortostática. Essa condição se apresentou devido a:
Alternativas
Q1808304 Medicina
Uma enfermeira se acidenta com uma seringa contaminada de um paciente soropositivo por HIV. De imediato, a enfermeira segue para o serviço de controle de infecção hospitalar (SCIH) para realizar profilaxia pós-exposição (PEP). De acordo com o protocolo do Ministério da Saúde (MS), o uso da PEP está indicado em até no máximo quanto tempo pós-contaminação?
Alternativas
Q1808305 Medicina
Paciente feminino de 45 anos, previamente hígida, foi ao médico clínico fazer um “check-up”. No interrogatório da consulta, a paciente nega queixas, doenças crônicas, uso de medicações, nega trauma ou cirurgias, nega tabagismo, refere etilismo social e pratica atividades físicas regularmente. Ao exame físico, sem alterações significativas. Ao retorno da consulta, a paciente traz exames com alterações apenas do perfil lipídico:
Colesterol total = 199 mg/dl, HDLc = 50 mg/dl, não HDLc = 149 mg/dl e triglicerídeos = 245 mg/dl. Qual distúrbio essa paciente apresenta e quais os valores aproximados de LDLc e VLDLc?
Alternativas
Q1808306 Medicina
Mulher jovem previamente hígida e não gestante comparece ao seu consultório; na consulta, ela relata pus na urina sem outro sintoma associado. Foi solicitado sumário de urina que confirmou bacteriúria assintomática. Qual o manejo para esse caso?
Alternativas
Q1808307 Medicina
O mosquito Aedes aegypti é endêmico e há em praticamente em todo o Brasil, sendo vetor de alguns arbovírus, como exemplos temos os vírus da dengue e da febre amarela silvestre. Justifica-se a vacinação antiamarílica:
Alternativas
Q1808308 Medicina
Jovem 25 anos, sofreu acidente de moto com fraturas em costelas e em ambos os membros inferiores, além de trauma cranioencefálico (TCE). Foi levado ao Instituto Dr. José Frota (IJF), onde recebeu atendimento de primeiros socorros e fez cirurgias para reparo das lesões; após alguns dias, recuperou-se bem e foi liberado para a fisioterapia. O paciente apresentava execução dificultosa dos movimentos, além de disdiadococinesia. Qual área está relacionada a esse tipo de lesão?
Alternativas
Q1808309 Medicina
Mulher de 51 anos, previamente hígida, vai ao seu consultório com história de esquecimento progressivo. O familiar que lhe acompanha na consulta relata que a paciente não tem histórico de tabagismo, etilismo ou uso de drogas ilícitas; faz atividade física aeróbica regular. Ao exame físico, sem alterações significativas. Trouxe consigo uma ressonância nuclear magnética (RNM) de crânio normal. Para esse caso, que exames idealmente serão necessários?
Alternativas
Q1808310 Medicina
Um homem de meia-idade chega à emergência angustiado e irritado devido a uma forte dor de cabeça, a qual é recorrente e de difícil controle; ao consultá-lo, o médico perguntou sobre as características dessa cefaleia e o paciente relata que é de forte intensidade em região retro-orbitária, de duração de aproximadamente 45 minutos várias vezes ao dia, porém mais à noite, e com congestão nasal e lacrimejamento associado ipsilateralmente à cefaleia, comumente à esquerda. Para esse tipo de cefaleia, há opções reconhecidas de tratamento, EXCETO:
Alternativas
Q1808311 Medicina
Sabe-se que o tabagismo é um dos grandes fatores contribuintes para doenças cardiovasculares, pulmonares e de diversos cânceres; por isso grandes campanhas contra o tabagismo são incentivadas. Porém, em raros casos, o tabagismo pode se apresentar como fator de proteção em casos de retocolite ulcerativa e do câncer de endométrio. Há também uma doença pulmonar que é mais frequente em não fumantes do que em fumantes. Que doença é essa?
Alternativas
Q1808312 Medicina
Paciente masculino, 50 anos, portador de sarcoidose (no momento, assintomático), vai para consulta de rotina. O médico o avalia, não identifica nenhuma anormalidade no exame físico e solicita exames gerais. Ao retorno da consulta, os exames apresentam algumas alterações: hipercalcemia e hipercalciúria, além de adenomegalia hilar pulmonar bilateral à radiografia de tórax. Qual a melhor conduta para o caso?
Alternativas
Q1808313 Medicina
Motoqueiro de meia-idade chega à emergência logo após acidente de trânsito, referindo muita dor na pélvis. Ao exame: sinais vitais sem alterações, consciente e orientado, o médico assistente decide fazer uma sondagem vesical, porém não há urologista no momento para avaliar a segurança desse procedimento. Qual das lesões abaixo o motoqueiro deve ter para que haja segurança de uma sondagem vesical “às cegas”?
Alternativas
Q1808314 Medicina
Um senhor de 80 anos, previamente hígido, foi a uma unidade de vacinação para tomar a primeira dose da vacina contra a COVID-19. Ele informou à profissional de saúde que a última vez que ele se vacinou foi há mais de sessenta anos e perguntou, além da segunda dose da COVID, que outra(s) vacina(s) poderia(m) ajudá-lo na prevenção de outras infecções. Qual a resposta correta da profissional?
Alternativas
Q1808315 Medicina
As infecções urinárias são bem prevalentes no dia a dia do médico, seja em consultórios ou em hospitais. Marque (V) para verdadeiro e (F) para falso nos itens abaixo.
( ) Dentre as bactérias, a Escherichia coli é o agente que predomina infecções ambulatoriais em cerca de 80%. ( ) Os cocos gram-positivos têm papel muito importante como agentes etiológicos das infecções do trato urinário (ITU). ( ) Os enterococos e os Staphylococcus aureus também podem estar associados à formação de nefrolitíase. ( ) Devido ao uso indiscriminado de antibióticos, as leveduras (infecções fúngicas) ganham força na etiologia da ITU em ambientes hospitalares. ( ) Deve-se suspeitar de infecções por vírus, ureaplasma, mycobacterium, micoplasma e glomerulopatias quando o exame apresentar leucocitúria e/ou hematúria com exame de urina estéril.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q1808316 Medicina
Paciente negro, 40 anos, descobriu ser hipertenso há 4 anos. Faz uso irregular de medicação anti-hipertensiva e está há 30 dias sem uso da medicação. No momento, relata emagrecimento e se queixa de cefaleia recorrente, sem melhora ao uso de analgésicos, além de adinamia. Ao exame físico: ausculta cardíaca com ritmo cardíaco regular em dois tempos com B2 hiperfonético em foco aórtico, ao exame de fundo de olho, observa-se edema de papila bilateral com focos hemorrágicos retinianos e exsudatos algodonosos. Sinais vitais: PA = 220 x 150 mmHg e frequência cardíaca de 74 bpm. Qual a conduta ser tomada?
Alternativas
Q1808317 Medicina
Paciente feminino, 18 anos, foi a uma consulta por referir cansaço aos esforços, além de elevação da pressão arterial nos últimos meses. Ao exame físico, a única alteração foi um sopro audível em loja renal à direita e, no momento uma PA = 160 x 100 mmHg. A hipótese de estenose da artéria renal de imediato foi aventada e, nesse caso, a etiologia mais provável é:
Alternativas
Q1808318 Medicina
Familiares levaram mulher jovem à emergência com agitação psicomotora, cefaleia, alterações visuais e fraqueza muscular de início recente. Sinais vitais no momento: PA = 236 x 142 mmHg e frequência cardíaca = 108 bpm. Ao exame físico, sem alterações significativas e sem sinais de déficit neurológico localizado. O médico da emergência solicita exames laboratoriais que revelaram: hemoglobina = 13 g/dl, hematócrito = 40%, glicemia = 92 mg/dl, sódio = 145 mEq/l, potássio = 2,4 mEq/l e potássio urinário = 75 mEq/l. A gasometria apresentou pH = 7,56, HCO3 = 35 mEq/l e atividade plasmática da renina baixa. A causa provável dessa emergência hipertensiva é:
Alternativas
Q1808319 Medicina
Apesar do advento da penicilina há décadas, a sífilis ainda é uma doença sexualmente transmissível (DST) bem prevalente no Brasil. Sobre sífilis, julgue os itens abaixo como verdadeiros (V) ou falsos (F).
( ) O cancro duro ou de inoculação sifilítica pode durar até 90 dias se não tratado. ( ) A sífilis tardia pode apresentar manifestações clínicas extrategumentares em sistema ocular, ósseo, cardiovascular e nervoso. ( ) O teste não treponêmico (VDRL) positiva mais frequentemente com uma a duas semanas após o aparecimento do cancro duro. ( ) O controle sorológico da sífilis, fora da gravidez, é feito com o VDRL qualitativo por três, seis e doze meses após o tratamento.
Qual o item corresponde à resposta correta?
Alternativas
Q1808320 Medicina
Na pandemia de COVID-19 foram e ainda estão sendo testadas muitas drogas para o controle da virose; dentre estas, está sendo usada em larga escala o macrolídeo (azitromicina). Sobre essa droga, julgue os itens abaixo como verdadeiros (V) ou falsos (F).
( ) Age na inibição da síntese de proteína dependente do ácido nucleico (RNA) ao atuar numa pequena porção do ribossomo, semelhante à clindamicina. ( ) Oferece um amplo espectro de atividade antimicrobiana contra bactérias gram-positivas e gram-negativas, incluindo Mycobacterium, S. aureus, Haemophilus influenzae, Moxarella catarrhalis e Chlamydia. ( ) Azitromicina não é uma alternativa a pacientes com uma intensa alergia à penicilina para tratamento de erisipela e celulite. ( ) Azitromicina é excelente no tratamento de pneumonia adquirida na comunidade, porém ineficiente no tratamento da bronquite crônica, otite média e sinusite bacteriana.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q1808321 Medicina
Paciente apresentou uma crise tireotóxica; para tratá-la, deve-se seguir a sequência terapêutica:
Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: A
4: B
5: C
6: B
7: D
8: C
9: A
10: A
11: D
12: B
13: D
14: C
15: A
16: B
17: C
18: A
19: C
20: B