Questões de Concurso Público Prefeitura de Rolim de Moura - RO 2017 para Médico Clinico Geral

Foram encontradas 10 questões

Q1386831 Medicina
Um paciente de 48 anos chega ao ambulatório com queixa de dispneia ao esforço e síncope, quando realiza exercícios físicos. Ao exame: pulso 80 bpm e digitiforme; PA = 100x70 mmHg; AC = RCR/3T (B4), sopro mesossistólico em borda esternal esquerda, que reduz de intensidade com acocoramento. Qual etiologia?
Alternativas
Q1386832 Medicina
Paciente de 57 anos, tabagista e etilista de longa data, chega ao pronto socorro com dor abdominal intensa e sudorese fria. Ao exame constata-se abdome em tábua, doloroso à palpação difusa e Blumberg positivo. Foi solicitada rotina radiológica de abdome agudo, tendo como achado Pneumoperitônio. Qual a hipótese diagnóstica e a conduta imediata?
Alternativas
Q1386833 Medicina
Paciente do sexo feminino, 27 anos, procura o Gastroenterologista com queixa de episódios diarreicos e crises de rubor em região cervical/face. Foi tratada apenas com sintomáticos por 3 semanas e durante o acompanhamento apresentou episódios de broncoespasmos, além da persistência dos sintomas previamente apresentados, e perda ponderal de aproximadamente 8kg. Evoluiu com quadro de constipação e distensão abdominal acentuada. Foram solicitados exames de sangue e rotina radiológica de abdome agudo. Hemograma dentro dos padrões de normalidade, porém o Raio-X de abdome demonstrou alças intestinais dilatadas e níveis hidroaéreos. Qual o diagnóstico mais provável da paciente?
Alternativas
Q1386834 Medicina
Paciente sexo masculino, 85 anos, previamente saudável, deu entrada às 18h no Hospital com confusão mental e sonolência. Foi relatado pela acompanhante que o mesmo almoçou e foi dormir por uma hora, como faz de costume, porém acordou nesse estado e mantém-se assim até o momento. Com base na história clínica, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q1386835 Medicina
A doença renal crônica consiste em lesão renal e perda progressiva e irreversível da função dos rins (glomerular, tubular e endócrina). Em sua fase mais avançada (chamada de fase terminal de insuficiência renal crônica-IRC), os rins não conseguem mais manter a normalidade do meio interno do paciente. São características fisiopatológicas da IRC:
Alternativas
Q1386836 Medicina
A IRA é a supressão abrupta da função renal em consequência de alterações renais agudas, caracterizada pela oligúria (volume urinário menor que 20 ml/h) ou anúria (ausência de urina). Há três tipos de IRA dependendo do local onde se dão as alterações agudas: antes do rim, no rim e depois do rim (pré-renal, renal ou pós-renal). Quais os parâmetros laboratoriais que sugerem IRA pré-renal?
Alternativas
Q1386837 Medicina
Diante de um paciente asmático, qual distúrbio você espera encontrar na espirometria?
Alternativas
Q1386838 Medicina
A hepatite é uma doença caracterizada pela inflamação do fígado, onde sua principal causa é a infecção por um tipo de vírus classificado como A, B, C, D e E. De todas estas, a mais grave é a hepatite tipo B, que acontece após este vírus entrar em contato com o organismo através do sexo, por via sanguínea durante a gravidez, pelas transfusões de sangue, ao compartir seringas com drogados, ou então por acidente com profissionais da saúde ao lidar com portadores desta infecção. São marcadores sorológicos característicos da hepatite crônica pelo vírus B na fase replicante:
Alternativas
Q1386839 Medicina
Diabetes mellitus (DM), ou simplesmente diabetes, é um grupo de doenças metabólicas em que se verificam níveis elevados de glicose no sangue durante um longo intervalo de tempo. Os sintomas da elevada quantidade de glicose incluem necessidade frequente de urinar e aumento da sede e da fome. Quando não é tratada pode causar várias complicações. Em relação ao DM, não se pode afirmar que:
Alternativas
Q1386840 Medicina
Assinale a alternativa incorreta em relação ao tratamento da Hipertensão Arterial Sistêmica:
Alternativas
Respostas
1: B
2: E
3: D
4: A
5: C
6: A
7: D
8: C
9: A
10: A