Questões de Concurso Público Prefeitura de Palestina de Goiás - GO 2022 para Analista Ambiental

Foram encontradas 6 questões

Q2063238 Português
A FOTO
       Foi numa festa de família, dessas de fim de ano. Já que o bisavô estava morre não morre, decidiram tirar uma fotografia de toda a família reunida, talvez pela última vez.
       A bisa e o bisa sentados, filhos, filhas, noras, genros e netos em volta, bisnetos na frente, esparramados pelo chão. Castelo, o dono da câmera, comandou a pose, depois tirou o olho do visor e ofereceu a câmera a quem ia tirar a fotografia. Mas quem ia tirar a fotografia? – Tira você mesmo, ué. – Ah, é? E eu não saio na foto?
       O Castelo era o genro mais velho. O primeiro genro. O que sustentava os velhos. Tinha que estar na fotografia. – Tiro eu - disse o marido da Bitinha. – Você fica aqui - comandou a Bitinha. Havia uma certa resistência ao marido da Bitinha na família. A Bitinha, orgulhosa, insistia para que o marido reagisse. "Não deixa eles te humilharem, Mário Cesar", dizia sempre. O Mário Cesar ficou firme onde estava, do lado da mulher.
         A própria Bitinha fez a sugestão maldosa: – Acho que quem deve tirar é o Dudu... O Dudu era o filho mais novo de Andradina, uma das noras, casada com o Luiz Olavo. Havia a suspeita, nunca claramente anunciada, de que não fosse filho do Luiz Olavo. O Dudu se prontificou a tirar a fotografia, mas a Andradina segurou o filho. – Só faltava essa, o Dudu não sair.          E agora? – Pô, Castelo. Você disse que essa câmara só faltava falar. E não tem nem timer! O Castelo impávido. Tinham ciúmes dele. Porque ele tinha um Santana do ano. Porque comprara a câmara num duty free da Europa. Aliás, o apelido dele entre os outros era "Dutifri", mas ele não sabia. 
     – Revezamento - sugeriu alguém. – Cada genro bate uma foto em que ele não aparece, e... A ideia foi sepultada em protestos. Tinha que ser toda a família reunida em volta da bisa. Foi quando o próprio bisa se ergueu, caminhou decididamente até o Castelo e arrancou a câmara da sua mão. – Dá aqui. – Mas seu Domício... – Vai pra lá e fica quieto. – Papai, o senhor tem que sair na foto. Senão não tem sentido! – Eu fico implícito - disse o velho, já com o olho no visor. E antes que houvesse mais protestos, acionou a câmara, tirou a foto e foi dormir…
VERÍSSIMO, Luís Fernando. Comédias para se ler na escola. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001. p. 37-38.
I O motivo da fotografia na narrativa era evidente: fazer um registro com todos em volta do casal idoso, sendo que o patriarca estava prestes a morrer.
II O caráter humorístico da história se dá pois, enquanto a família discutia suas diferenças, o senhorzinho só queria mesmo acabar com aquele momento desconfortável.
III O patriarca não se importa de fato com o registro da foto, por isso afirmou que sua presença ficaria "implícita", ou seja, ficaria oculta, mas subentendida na foto.
IV A crônica em questão revela diversas facetas de cada personagem, deixando evidente sentimentos como harmonia, confiança, orgulho e sinceridade.
É correto apenas o que se afirma em: 
Alternativas
Q2063239 Português
PREFIXOS E SUFIXOS de Carmem Galbes 
Segunda aula de quinta. Não basta a quentura lá fora, o professor insiste com os exercícios que fazem suar. Depois de sol, ele sugere outro radical: amor.
MINICONTOS. Disponível em: http://www.minicontos.com.br/. Acesso em: 20 dez. 2022.
I A palavra “radical”, que aparece no final do texto, refere-se à unidade mórfica que não pode ser decomposta.
II A palavra “sol” é constituída de um prefixo latino e um radical.
III A palavra “quentura” é constituída de um sufixo que indica grau, cargo, dignidade ou função.
IV A palavra “quentura” é constituída de um sufixo que indica qualidade ou condição.
É correto apenas o que se afirma em: 
Alternativas
Q2063240 Português


Imagem associada para resolução da questão

Fonte: http://3.bp.blogspot.com/- zNm9dqfWx28/TzA2_CLijCI/AAAAAAA AGRo/XtJQqjdWFcU/s400/selosfacebook-frases+%252810%2529.jpg. Acesso em: 20 dez. 2022.


I A partir das informações da charge, a personagem entrevistada demonstra valorizar mais a Língua Portuguesa do que outras línguas.
II A partir das informações da charge, a personagem entrevistada demonstra valorizar mais outras línguas do que a Língua Portuguesa.
III A expressão “Aí varêia!!!”, presente na última fala da entrevistada é típica de hipercorreção, uma das formas de utilização da linguagem.
IV A partir domínio linguístico apresentado pela personagem entrevistada, é possível perceber que ela não demonstrou apropriada adequação vocabular em Língua Portuguesa.
É correto apenas o que se afirma em: 
Alternativas
Q2063241 Português
   A Terra orbita em torno do Sol em uma velocidade de, aproximadamente, 107 mil quilômetros por hora.
SEGREDOS DO MUNDO. 20 fatos científicos que mais parecem ficção. Disponível em: https://segredosdomundo.r7.com/curiosidad es-cientificas/. Acesso em: 20 dez. 2022.
Sem prejuízo da coerência e da correção gramatical do texto, a expressão “aproximadamente”, poderia ser substituída por  
Alternativas
Q2063242 Português

O DISCÍPULO

de Oscar Wilde

       Quando Narciso morreu o lago de seu prazer mudou de uma taça de águas doces para uma taça de lágrimas salgadas, e as oréades vieram chorando pela mata com a esperança de cantar e dar conforto ao lago.

       E quando elas viram que o lago havia mudado de uma taça de águas doces para uma taça de lágrimas salgadas, elas soltaram as verdes tranças de seus cabelos e clamaram: "Nós entendemos você chorar assim por Narciso, tão belo ele era."

     "E Narciso era belo?", disse o lago.

    "Quem pode sabê-lo melhor que você?", responderam as oréades. "Por nós ele mal passava, mas você ele procurava, e deitava em suas margens e olhava para você, e no espelho de suas águas ele refletia sua própria beleza."

      E o lago respondeu, "Mas eu amava Narciso porque, quando ele deitava em minhas margens e olhava para mim, no espelho de seus olhos eu via minha própria beleza refletida”.

OSCAR, Wilde. O discípulo. Cultura digital. Disponível em: https://www.culturagenial.com/contoscurtos-para-ler-agora-mesmo/. Acesso em: 20 dez. 2022.


Considerando o que foi apresentado, assinale a opção correta:  

Alternativas
Q2063243 Português
O texto dissertativo-argumentativo é aquele que defende um ponto de vista por meio de argumentos e, em alguns casos, propostas de solução. Alguns dos principais vestibulares do país, tais como o Enem e a Fuvest, solicitam a seus candidatos que façam uma redação no estilo dissertativo-argumentativo, também conhecido como dissertação escolar. Nesse tipo de texto, o redator deve apresentar um ponto de vista e defendê-lo com bons argumentos. No caso específico do Enem, é necessário, também, apresentar propostas de intervenção. 
MARINHO, Fernando. Texto dissertativo argumentativo. Português. Disponível em: https://www.portugues.com.br/redacao/otexto-dissertativo-argumentativo--- modalidade-requisitada-concursosvestibulares-.html. Acesso em: 20 dez. 2022.
O texto dissertativo-argumentativo tem sua estrutura dividida em três – introdução, argumentação e conclusão. 
porque
Este tipo de texto tem como objetivo central a formação de opinião do leitor. Assim, ele é caracterizado por tentar convencer ou persuadir o interlocutor da mensagem através da argumentação.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.  
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: C
4: A
5: E
6: A