Questões de Concurso Público Prefeitura de Itabira - MG 2022 para Assistente de Vida Diária

Foram encontradas 14 questões

Q2036344 Enfermagem
A portaria 2.436, de 21 de setembro de 2017, aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes para a organização da Atenção Básica, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
A Equipe de Saúde da Família (eSF) é a estratégia prioritária de atenção à saúde e visa à reorganização da Atenção Básica no país, de acordo com os preceitos do SUS. Ela é composta no mínimo por
Alternativas
Q2036345 Enfermagem
A esquistossomose é endêmica em vasta extensão do território nacional, considerada ainda um grave problema de saúde pública no Brasil porque acomete milhões de pessoas, provocando um número expressivo de formas graves e óbitos. Uma das dificuldades para detecção precoce dos portadores do S. mansoni é que a infecção pode evoluir de maneira silenciosa até a instalação das formas graves da doença. Cabe aos municípios realizar regularmente busca ativa e tratamento dos portadores.
A esquistossomose é doença de veiculação hídrica cuja transmissão ocorre quando
Alternativas
Q2036346 Enfermagem
A identificação precoce dos casos de dengue é de vital importância para a tomada de decisões e implantação de medidas de maneira oportuna, visando principalmente evitar a ocorrência de óbitos.
Assinale a opção que corresponda corretamente a um sinal de alarme, ou seja, que anuncie a possibilidade de o paciente com dengue evoluir para a forma grave da doença. 
Alternativas
Q2036347 Enfermagem
Classicamente, o quadro clínico da influenza sazonal tem início abrupto, com sintomas de síndrome gripal (SG), como febre, tosse seca, dor de garganta, mialgia, cefaleia e prostração. A implementação das precauções-padrão constitui a principal medida de prevenção da transmissão entre pacientes e profissionais de saúde e deve ser adotada no cuidado de todos os pacientes, independentemente dos fatores de risco ou doença de base.
Assinale a opção referente a uma precaução-padrão.
Alternativas
Q2036348 Enfermagem
Doença infecciosa aguda, de alta transmissibilidade, de distribuição universal. Importante causa de morbimortalidade infantil. Compromete especificamente o aparelho respiratório (traqueia e brônquios) e se caracteriza por paroxismos de tosse seca. Em lactentes, pode resultar em um número elevado de complicações e até em morte.
Trata-se de
Alternativas
Q2036349 Enfermagem
O sarampo é uma das principais causas de morbimortalidade entre crianças menores de 5 anos de idade, sobretudo as desnutridas e as que vivem nos países em desenvolvimento.
A principal medida de controle do sarampo é a vacinação dos suscetíveis. A vacina sarampo, caxumba, rubéola (Tríplice Viral) é administrada por via
Alternativas
Q2036350 Enfermagem
O vírus da família Paramyxoviridae, gênero Paramyxovirus, é o agente etiológico de uma doença, transmitida por via aérea, pela disseminação de gotículas, ou por contato direto com a saliva de pessoas infectadas.
Trata-se de
Alternativas
Q2036352 Enfermagem
A hipertensão arterial sistêmica (HAS) apresenta alta morbimortalidade, com perda importante da qualidade de vida, o que reforça a importância do diagnóstico precoce. O diagnóstico não requer tecnologia sofisticada, e a doença pode ser tratada e controlada com mudanças no estilo de vida, com medicamentos de baixo custo e de poucos efeitos colaterais, comprovadamente eficazes e de fácil aplicabilidade na Atenção Básica.
O diagnóstico da HAS consiste na média aritmética (verificada em pelo menos três dias diferentes com intervalo mínimo de uma semana entre as medidas) da Pressão Arterial (PA) maior ou igual a
Alternativas
Q2036353 Enfermagem
Já está devidamente comprovada, por estudos científicos, a superioridade do leite materno sobre os leites de outras espécies. São vários os argumentos em favor do aleitamento materno. Uma posição inadequada da mãe e/ou do bebê na amamentação dificulta o posicionamento correto da boca do bebê em relação ao mamilo e à aréola, resultando no que se denomina de “má pega”.
O seguinte sinal é indicativo de técnica adequada de amamentação:
Alternativas
Q2036354 Enfermagem
As atribuições dos profissionais das equipes de atenção básica devem seguir as referidas disposições legais que regulamentam o exercício de cada uma das profissões.
As opções a seguir apresentam atribuições dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), à exceção de uma. Assinale-a.
Alternativas
Q2036355 Enfermagem
A tuberculose é infecção que atinge principalmente os pulmões, sendo chamada de tuberculose pulmonar, mas pode acometer diversas partes do organismo; nesse caso, sendo chamada de tuberculose extrapulmonar. O tratamento para TB está disponível no SUS, dura no mínimo seis meses e deve ser feito até o final para que se alcance a cura.
O tratamento diretamente observado (TDO) é recomendado como estratégia de adesão, e consiste na tomada diária da medicação
Alternativas
Q2036356 Enfermagem
Doença diarreica aguda (DDA) é uma doença que pode ser causada por bactérias, vírus e parasitos, caracterizada principalmente pelo aumento do número de evacuações, com fezes aquosas (líquidas) ou de pouca consistência.
Se durante uma visita domiciliar (VD) você constata ou é informado de que há uma criança com diarreia, você deve
Alternativas
Q2036357 Enfermagem
O acompanhamento de crianças é uma etapa fundamental e prioritária de seu trabalho. Você vai acompanhar todas as crianças de sua área de atuação, desenvolvendo ações de prevenção de doenças e agravos e de promoção à saúde. Assinale a situação em que você deve orientar a família a procurar o serviço de saúde o mais rápido possível.
Alternativas
Q2036358 Enfermagem
A visita domiciliar (VD) às famílias em que há pessoas adultas deve contemplar, entre outros, principalmente orientações sobre
Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: C
4: B
5: C
6: D
7: C
8: A
9: C
10: D
11: B
12: A
13: D
14: A