Questões de Concurso Público IPSEMG 2023 para Entrada Direta

Foram encontradas 100 questões

Q3039285 Medicina
Homem de 60 anos, vítima de agressão por arma branca, dá entrada no setor de emergência. O exame físico mostra uma ferida cortante de 3cm na altura do mamilo esquerdo. O paciente apresenta-se desorientado, com PA = 60 x 45mmHg. Na ausculta, nota-se murmúrio vesicular normal bilateralmente e abafamento das bulhas cardíacas. Nota-se, também, a presença de turgência jugular. O diagnóstico mais provável, nesse caso, é de 
Alternativas
Q3039286 Medicina
Homem de 37 anos foi vítima de acidente automobilístico. Exame físico: desacordado, pele fria e pálida. PA 85/40mmHg, FC 70bpm, FR 12 irpm, sem fontes de sangramento externo. É correto afirmar que
Alternativas
Q3039287 Medicina
A análise da coagulação de um paciente pode ser realizada convencionalmente a partir de exames como tempo de protrombina, índice normalizado internacional (INR), tempo de trombina e o tempo de tromboplastina parcial ativada. No entanto, esses métodos não levam em consideração a interação dos fatores de coagulação com as plaquetas, elementos celulares do sangue e o endotélio vascular. No contexto de sangramentos complexos, como em situação de politrauma, a análise da coagulação pode ser feita por métodos mais complexos e que levam em consideração os fatores supracitados, sendo o tromboelastrograma rotacional (ROTEM) uma excelente ferramenta. Em relação aos parâmetros analisados no ROTEM, assinale a afirmativa incorreta.
Alternativas
Q3039288 Medicina
Homem de 60 anos apresenta desconforto epigástrico e plenitude gástrica. É etilista e internou há 2 semanas devido a pancreatite aguda. TC conforme imagem abaixo:



Imagem associada para resolução da questão



A conduta correta é

Alternativas
Q3039289 Medicina
Homem, 55 anos de idade, apresenta dor abdominal no hipogástrio há 3 dias associado à febre, distensão abdominal e constipação. Exame físico: ruídos hidroaéreos diminuídos, dor na fossa ilíaca direita e hipogástrio com descompressão brusca positiva. Qual é o diagnóstico mais provável e o exame mais adequado para sua confirmação?
Alternativas
Q3039290 Medicina
Com relação à classificação de FORREST, utilizada nas hemorragias digestivas altas, assinale a afirmativa incorreta
Alternativas
Q3039291 Medicina
Paciente do sexo feminino, 35 anos, obesa, com história conhecida de colelitíase, referindo dor em hipocôndrio direito de aspecto intermitente e crônico. Entretanto, piorou há 4 dias, quando se tornou constante, associado a calafrios esporádicos. Refere três episódios de vômitos nesse período. Ao exame físico, apresenta-se em regular estado geral, desidratada 2+, estável hemodinamicamente, com FC 100bpm, pele quente, pulso cheio. Abdome é sensível na topografia do quadrante superior direito. Laboratoriais com hemoglobina 12, leucócitos de 14.000/mm³, canaliculares elevadas, creatinina 1,5, INR 1,0. O diagnóstico é de colecistite aguda e pode ser classificada segundo o Guideline de Tokyo em
Alternativas
Q3039292 Medicina
Mulher de 27 anos sem comorbidades, em uso de anticoncepcional oral há 10 anos. Em ultrassonografia de abdome de rotina foi encontrada lesão de 4,7cm localizada no lobo hepático direito. Realizou ressonância magnética de abdome superior, que mostrou lesão hipervascularizada, com contornos bem delimitados e presença de “cicatriz central”. Na fase hepatobiliar houve retenção do contraste hepato específico pela lesão. Qual o diagnóstico mais provável para essa paciente?
Alternativas
Q3039293 Medicina
Menino de 4 meses apresenta choro intenso há 2 horas. Mãe nega que a criança tenha apresentado vômitos ou febre e refere que ela evacuou pastoso há 3 horas. Ao exame físico, está em bom estado geral, ativo, irritado e choroso. Abdome encontra-se normotenso, RHA presentes, sem sinais de irritação peritoneal. Há abaulamento fixo entre fossa ilíaca e topografia inguinal direita. Testículos tópicos bilateralmente. O diagnóstico é de hérnia inguinal direita
Alternativas
Q3039294 Medicina
Criança, 9 meses de idade, sexo masculino, previamente saudável, é admitido no PS em bom estado geral, com história de choro intenso com períodos de acalmia sugestivos de dor abdominal em cólica e vômitos. Após algumas horas, apresentou distensão abdominal e evacuação com muco sanguinolento. Nesse cenário, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3039295 Medicina
Paciente do sexo masculino, 39 anos, tabagista, apresenta quadro de dispepsia e epigastralgia de forte intensidade. Durante a investigação diagnóstica, foi constatada úlcera duodenal e pesquisa para Helicobacter pylori positiva. De acordo com as orientações do IV Consenso Brasileiro sobre Infecção pelo H. pylori, o tratamento de primeira linha para a sua erradicação é
Alternativas
Q3039296 Medicina
Paciente do sexo masculino, 55 anos, hipertenso, dislipidêmico, apresenta quadro de dor em hipocôndrio direito há 8 horas, sem melhora após o uso de dipirona, associado a náuseas e vômitos. Relata episódios prévios semelhantes, associados com alimentação gordurosa. Ao exame físico, paciente encontra-se febril, ictérico 1+/4+, abdome globoso, simétrico, ruídos hidroaéreos presentes, sinal de Murphy positivo e dor em todo o quadrante superior direito do abdome. Exames laboratoriais revelaram leucocitose, elevação da proteína C reativa e da velocidade de hemossedimentação. Considerando os Guidelines de Tokyo (2018), dos sinais e sintomas apresentados pelo paciente, não é um critério diagnóstico para colecistite aguda
Alternativas
Q3039297 Medicina
Paciente do sexo feminino, 55 anos, obesa, tabagista, apresenta quadro de insuficiência venosa crônica dos membros inferiores. Tem queixa de dor, edema, queimação e varizes de membros inferiores. Ao exame físico: membro inferior direito – varizes de grosso calibre, edema 2+/4, sinais de dermatite ocre e lipodermatoesclerose e úlcera próximo de maléolo medial, medindo cerca de 2cm, com fundo granulado, sem sinais de infecção. Membro inferior esquerdo – varizes de grosso calibre, edema 2+/4, sinais de dermatite ocre e úlcera próxima de maléolo medial, medindo cerca de 5cm, com fundo granulado, sem sinais de infecção.
De acordo com as Classificação CEAP para insuficiência venosa crônica, esta paciente deve ser categorizada na avaliação clínica como
Alternativas
Q3039298 Medicina
A classificação de Lauren para os tumores epiteliais do estômago despertou grande interesse entre os especialistas porque aborda um aspecto inédito que é a possibilidade de correlação entre a histologia com etiologia, patogenia, e mesmo a epidemiologia do câncer gástrico. Tal possibilidade valoriza consideravelmente a diferenciação histológica descrita por Lauren, entre o câncer gástrico do tipo difuso e tipo intestinal. Considerando tal contexto, assinale a alternativa que apresente uma característica mais correlacionada com o câncer gástrico do tipo intestinal.
Alternativas
Q3039299 Medicina
Para definir o tratamento do câncer de próstata, é necessário inicialmente saber se a doença é localizada, ou se já há acometimento a distância. Nos casos de doença localizada, a classificação mais aceita para o câncer de próstata é a de D'amico, que divide a doença em três grupos: baixo risco, risco intermediário e alto risco. Essa classificação é definida levando em conta os seguintes parâmetros, à exceção de um. Assinale-o. 
Alternativas
Q3039300 Medicina
A Resposta Endócrino, Metabólica e Imunológica ao Trauma (REMIT) refere-se ao conjunto de reações desenvolvidas pelo organismo para tentar manter a homeostasia em circunstâncias relacionadas, como traumas de etiologias diversas, e desencadeadas por vários componentes, tais como perda sanguínea, lesão tecidual, ansiedade e dor. Considerando tal contexto, assinale a alternativa que apresente uma alteração esperada na fase aguda da REMIT.
Alternativas
Q3039301 Medicina
Paciente do sexo feminino, 59 anos, tabagista, apresenta quadro de melena e emagrecimento significativo há 4 meses. Durante a investigação diagnóstica com endoscopia digestiva alta, foi constatado um adenocarcinoma de corpo gástrico Borrmann III. O tumor apresentado pela paciente tem como característica ser
Alternativas
Q3039302 Medicina
"O Ácido Tranexâmico é um análogo de lisina sintético que inibe competitivamente a ativação do plasminogênio em plasmina. Esta medicação ganhou maior visibilidade apóssua liberação para o uso no contexto de trauma, conforme as recomendações do Suporte Avançado de Vida no Trauma (ATLS)." 
Os itens a seguir são critérios para a sua utilização no paciente adulto vítima de politrauma, à exceção de um. Assinale-o.
Alternativas
Q3039303 Medicina
"O Ácido Tranexâmico é um análogo de lisina sintético que inibe competitivamente a ativação do plasminogênio em plasmina. Esta medicação ganhou maior visibilidade apóssua liberação para o uso no contexto de trauma, conforme as recomendações do Suporte Avançado de Vida no Trauma (ATLS)." 
Recomenda-se que o intervalo entre o trauma e o início do ácido tranexâmico seja de até
Alternativas
Q3039304 Medicina
Paciente do sexo masculino, 16 anos, apresenta quadro de hérnia inguinal direita, do tipo indireta, sintomática. O cirurgião optou pela realização da Técnica de Bassini para a correção dessa hérnia. Assinale a alternativa que melhor descreva a execução dessa técnica.
Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: A
4: B
5: D
6: D
7: B
8: B
9: C
10: X
11: A
12: C
13: A
14: B
15: D
16: C
17: B
18: D
19: A
20: B