Questões de Concurso Público UFFS 2023 para Engenheiro - Área: Elétrica
Foram encontradas 23 questões
Na condição de equilíbrio, que ocorre para RD = 18 kΩ, o valor de RX será igual a
I. Com um voltímetro, mediu a tensão elétrica entre as extremidades de um resistor. II. Com um amperímetro, mediu a intensidade da corrente elétrica que passa pelo mesmo resistor. III. Usando os conceitos da Lei de Ohm, determinou a potência dissipada por esse resistor, quando a corrente medida é de 400 mA.
Nessas condições, ele concluiu que a resistência do resistor e a potência valem, respectivamente,
A figura mostra um circuito conhecido por divisor de corrente.
Os valores de I1 e I2, em mA, são, respectivamente,
Para R1 = 1 kΩ, R2 = 3 kΩ e uma tensão de entrada de 12 V, o valor da tensão VOUT em R2 e a corrente que flui em R1 e R2 serão iguais, respectivamente, a
(a)
(b)
Nessas condições, os valores da corrente na carga e de curtocircuito e o rendimento do gerador são, respectivamente,
Nessas configurações, para determinar os valores das resistências R12 e R3, devem ser utilizadas, respectivamente, as seguintes fórmulas:
(a)
(b)
Os esquemas em (a) e (b) são conhecidos, respectivamente, pelas siglas
I. local com potencialidade de ocorrência de atmosfera explosiva; II. entorno de parte condutora energizada, não segregada, acessível, de dimensões estabelecidas de acordo com o nível de tensão, cuja aproximação só é permitida a profissionais autorizados.
Os termos descritos em I e II são conhecidos, respectivamente, como
I. unidade consumidora com carga instalada até 15kW; II. unidade consumidora com carga instalada acima de 25 e até 75kW ou que possua equipamento trifásico.
Os tipos de fornecimento em destaque em I e II são denominados, respectivamente
I. estado em que a bateria de acumuladores elétricos recebe uma corrente necessária para a manutenção de sua capacidade nominal; II. estado no qual a(s) fonte(s) de energia alimenta(m), efetivamente, os dispositivos da iluminação de emergência.
As descrições em I e II referem-se, respectivamente, aos estados do sistema de
I. O tempo de resposta para a sinalização de um alarme de incêndio na central deve ser no máximo X s e, para falha, no máximo Y s. II. A central deve possuir sempre uma fonte de alimentação principal e uma de emergência, com capacidades iguais e tensão nominal de Z Vcc, sendo que as fontes de alimentação devem ser supervisionadas e dimensionadas para o consumo máximo do sistema.
Os valores X e Y em I e de Z em II são, respectivamente,
I. São amplamente utilizados na proteção de linhas de transmissão e seu funcionamento é caracterizado pela medição da impedância até o ponto da falta. Essa medição é feita a partir dos sinais de tensão e corrente da rede, que são obtidos a partir de transformadores específicos para proteção. II. É utilizado em um modo de operação no qual o relé é ligado, quando os dois botões são acionados dentro do tempo de sincronismo, e permanece assim até que um dos botões é desacionado ou ao término do tempo ajustado (0,5 a 3 segundos).
Os relés destacados em I e II são denominados, respectivamente, de
I. Combina as funções de condutores de aterramento e de fase. II. Combina as funções de condutores de aterramento e de neutro. III. Combina as funções de condutores de aterramento e de ponto médio.
Os tipos de condutores caracterizados em I, II e III são conhecidos, respectivamente, pelas siglas