Questões de Concurso Público UFFS 2023 para Engenheiro - Área: Elétrica

Foram encontradas 23 questões

Q2123018 Engenharia Elétrica
O circuito elétrico da figura está relacionado ao conceito da Ponte de Wheststone.
21.png (294×151)
Na condição de equilíbrio, que ocorre para RD = 18 kΩ, o valor de RX será igual a 
Alternativas
Q2123021 Engenharia Elétrica
Um Engenheiro Eletricista obteve o gráfico abaixo, por meio dos procedimentos descritos a seguir:
I. Com um voltímetro, mediu a tensão elétrica entre as extremidades de um resistor. II. Com um amperímetro, mediu a intensidade da corrente elétrica que passa pelo mesmo resistor. III. Usando os conceitos da Lei de Ohm, determinou a potência dissipada por esse resistor, quando a corrente medida é de 400 mA. 
24.png (178×177)

Nessas condições, ele concluiu que a resistência do resistor e a potência valem, respectivamente, 
Alternativas
Q2123022 Engenharia Elétrica

A figura mostra um circuito conhecido por divisor de corrente. 


25.png (358×339)


Os valores de I1 e I2, em mA, são, respectivamente, 

Alternativas
Q2123023 Engenharia Elétrica
A figura mostra um circuito conhecido por divisor de tensão.  
26.png (293×203)

Para R1 = 1 kΩ, R2 = 3 kΩ e uma tensão de entrada de 12 V, o valor da tensão VOUT em R2 e a corrente que flui em R1 e R2 serão iguais, respectivamente, a 
Alternativas
Q2123024 Engenharia Elétrica
No circuito elétrico da figura (a) mediu-se a tensão em aberto de um gerador com um voltímetro, obtendo-se 10 V. Com uma carga de 450 Ω, a tensão de saída caiu para 9V, ilustrado na figura (b).
(a) 27_1.png (122×93)
(b) 27_2.png (197×85)
Nessas condições, os valores da corrente na carga e de curtocircuito e o rendimento do gerador são, respectivamente,
Alternativas
Q2123025 Engenharia Elétrica
Em um circuito, é comum os resistores estarem ligados em configurações estrela ou triângulo. Observe a figura abaixo, utilizada para realizar as conversões estrela-triângulo e triânguloestrela.
28_1.png (192×182)

Nessas configurações, para determinar os valores das resistências R12 e R3, devem ser utilizadas, respectivamente, as seguintes fórmulas:
Alternativas
Q2123026 Engenharia Elétrica
Isolantes elétricos são materiais de alta resistividade, de modo que os portadores de carga – elétrons e íons – têm dificuldade de se movimentarem através deles. Nos materiais isolantes, também chamados dielétricos, verifica-se a ausência ou pouca presença de elétrons livres, acarretando que os elétrons dos isolantes estejam fortemente ligados ao núcleo, inibindo a sua movimentação. Três exemplos de isolantes elétricos são:
Alternativas
Q2123027 Engenharia Elétrica
A NBR 5410 estabelece as condições que devem satisfazer as instalações elétricas de baixa tensão. Em conformidade com essa norma, é considerada baixa tensão a que opera com tensões, respectivamente, de até  
Alternativas
Q2123028 Engenharia Elétrica
Dependendo da maneira como um sistema é aterrado e qual é o dispositivo de proteção utilizado, os esquemas de aterramento em baixa tensão são classificados pela NBR-5410 em três tipos, dos quais dois são mostrados nas figuras (a) e (b) abaixo. 
(a) 31_1.png (317×175)
(b) 31_2.png (316×204)
Os esquemas em (a) e (b) são conhecidos, respectivamente, pelas siglas
Alternativas
Q2123029 Engenharia Elétrica
A NBR 5419 estabelece que o sistema de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA) externo é dividido em três partes, das quais uma usa elementos metálicos como hastes, condutores em malha ou cabos em catenária, projetados e posicionados para interceptarem descargas atmosféricas. Essa parte é conhecida como subsistema de 
Alternativas
Q2123030 Engenharia Elétrica
A NR-10, que trata da segurança em instalações e serviços em eletricidade, estabelece os requisitos e condições mínimas, objetivando a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que, direta ou indiretamente, interajam em instalações elétricas e serviços com eletricidade. Em conformidade com essa norma, dois termos são descritos a seguir: 
I. local com potencialidade de ocorrência de atmosfera explosiva; II. entorno de parte condutora energizada, não segregada, acessível, de dimensões estabelecidas de acordo com o nível de tensão, cuja aproximação só é permitida a profissionais autorizados.
Os termos descritos em I e II são conhecidos, respectivamente, como
Alternativas
Q2123031 Engenharia Elétrica
De acordo com as normas relacionadas à energia elétrica da Celesc, a seguir são destacados dois tipos de fornecimento:
I. unidade consumidora com carga instalada até 15kW; II. unidade consumidora com carga instalada acima de 25 e até 75kW ou que possua equipamento trifásico.
Os tipos de fornecimento em destaque em I e II são denominados, respectivamente
Alternativas
Q2123032 Engenharia Elétrica
De acordo com as normas do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio Grande do Sul, referente à Segurança, Prevenção e Proteção contra Incêndios no Estado, as edificações e áreas de risco de incêndio deverão possuir Alvará de Prevenção e Proteção Contra Incêndio − APPCI, expedido pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio Grande do Sul − CBMRS. São dispensadas do alvará as edificações e as áreas de risco de incêndio classificadas como de baixo risco, para os fins de que trata a Lei Federal 13.874, de 20 de setembro de 2019, enquadradas em diversos casos, ressaltando-se ter área total e possuir uma quantidade de pavimentos, respectivamente, de até 
Alternativas
Q2123033 Engenharia Elétrica
De acordo com a NBR 15992, que trata das redes de distribuição aérea de energia elétrica com cabos cobertos fixados em espaçadores para tensões até 36,2 kV, a largura da faixa de segurança para redes de distribuição rurais é no mínimo X m, distribuídos em Y m de cada lado em relação ao eixo da rede, permitindo-se apenas o plantio de culturas rasteiras e vedandose a construção de edificações e assemelhados na referida faixa, atendendo-se, assim, aos requisitos de segurança de pessoas e bens. Os valores de X e Y são, respectivamente,
Alternativas
Q2123037 Engenharia Elétrica
De acordo com a NBR 10898, que trata dos Sistemas de Iluminação de Emergência, a ser instalado em edificações, ou em outras áreas fechadas sem iluminação natural, dois termos são descritos a seguir:
I. estado em que a bateria de acumuladores elétricos recebe uma corrente necessária para a manutenção de sua capacidade nominal; II. estado no qual a(s) fonte(s) de energia alimenta(m), efetivamente, os dispositivos da iluminação de emergência.
As descrições em I e II referem-se, respectivamente, aos estados do sistema de 
Alternativas
Q2123038 Engenharia Elétrica
De acordo com a NBR 17240, que trata dos Sistemas de detecção e alarme de incêndio – Projeto, instalação, comissionamento e manutenção de sistemas de detecção e alarme de incêndio, todos os componentes pertencentes ao sistema de detecção e alarme de incêndio devem atender aos requisitos mínimos descritos nessa norma, conforme estabelecido a seguir:
I. O tempo de resposta para a sinalização de um alarme de incêndio na central deve ser no máximo X s e, para falha, no máximo Y s. II. A central deve possuir sempre uma fonte de alimentação principal e uma de emergência, com capacidades iguais e tensão nominal de Z Vcc, sendo que as fontes de alimentação devem ser supervisionadas e dimensionadas para o consumo máximo do sistema.
Os valores X e Y em I e de Z em II são, respectivamente,  
Alternativas
Q2123039 Engenharia Elétrica
De acordo com a NBR 13231, que trata da proteção contra incêndio em subestações elétricas, quando houver necessidade de ser providenciado o uso de paredes corta-fogo para impedir a propagação de incêndio de um equipamento a uma edificação ou a outro equipamento adjacente, a parede tipo corta-fogo deve ser resistente ao fogo por um tempo mínimo e atender diversos requisitos previstos nessa norma. Esse tempo mínimo é de 
Alternativas
Q2123040 Engenharia Elétrica
Os relés basicamente são dispositivos elétricos que têm como função produzir modificações súbitas, porém predeterminadas em um ou mais circuitos elétricos de saída. O relé tem um circuito de comando, que, no momento em que é alimentado por uma corrente, aciona um eletroímã que faz a mudança de posição de outro par de contatores, que estão ligados a um circuito ou comando secundário. Resumidamente podemos dizer que todo relé se configura como um contato que abre e fecha de acordo com algum determinado fator ou configuração. Com a função de proteção, os relés podem atuar em diversas situações, sendo duas destacadas a seguir: 
I. São amplamente utilizados na proteção de linhas de transmissão e seu funcionamento é caracterizado pela medição da impedância até o ponto da falta. Essa medição é feita a partir dos sinais de tensão e corrente da rede, que são obtidos a partir de transformadores específicos para proteção. II. É utilizado em um modo de operação no qual o relé é ligado, quando os dois botões são acionados dentro do tempo de sincronismo, e permanece assim até que um dos botões é desacionado ou ao término do tempo ajustado (0,5 a 3 segundos).
Os relés destacados em I e II são denominados, respectivamente, de
Alternativas
Q2123041 Engenharia Elétrica
Com base na NBR 16690, que estabelece os requisitos de projeto das instalações elétricas de arranjos fotovoltaicos, incluindo disposições sobre os condutores, dispositivos de proteção elétrica, dispositivos de manobra, aterramento e equipotencialização do arranjo fotovoltaico, há três tipos de condutores, caracterizados a seguir:
I. Combina as funções de condutores de aterramento e de fase. II. Combina as funções de condutores de aterramento e de neutro. III. Combina as funções de condutores de aterramento e de ponto médio.
Os tipos de condutores caracterizados em I, II e III são conhecidos, respectivamente, pelas siglas
Alternativas
Q2123042 Engenharia Elétrica
Nas usinas de geração de energia renovável fotovoltaica, um dispositivo tem por função realizar a conversão direta de energia solar em energia elétrica. Esse dispositivo é conhecido por
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: E
4: C
5: E
6: A
7: D
8: C
9: D
10: A
11: B
12: D
13: A
14: E
15: A
16: D
17: B
18: B
19: E
20: B