Questões de Concurso Público INT 2024 para Tecnologista Pleno - Biocatálise

Foram encontradas 5 questões

Q2470932 Biologia
A parede celular das células vegetais encontra-se localizada externamente à membrana plasmática e é composta por longas e resistentes microfibrilas de celulose, que se mantêm unidas por uma matriz formada por glicoproteínas e pelos polissacarídeos hemicelulose e pectina, como mostra a figura abaixo:  

Imagem associada para resolução da questão



A parede celular envolve a membrana plasmática e em sua estrutura possui poros que funcionam como filtros em relação ao meio externo. Essa parede pode ser primária e secundária. No entanto, a parede secundária é uma estrutura que não está presente em todos os organismos vegetais. Além das paredes primária e secundária, há, também, a lamela média formando a estrutura da parede celular vegetal. Considerando a composição e a função dos elementos estruturais da parede celular vegetais, assinale a afirmativa incorreta.
Alternativas
Q2470933 Biologia
Sob o microscópio de luz visível, várias camadas podem ser reconhecidas nas paredes celulares da madeira. No entanto, com o uso do microscópio eletrônico uma demarcação clara entre as camadas individuais da composição ultraestrutural e as paredes celulares da madeira pode ser mais bem observada. Com isso, as várias observações em microscópio eletrônico originaram um modelo da construção da parede celular da madeira, como mostra a figura a seguir:


Imagem associada para resolução da questão



Considerando os aspectos ultraestruturais da parede celular da madeira à luz da microscopia eletrônica de transmissão, analise as afirmativas abaixo:

I. Na Parede Primária (P) as fibrilas de celulose são arranjadas em delgadas camadas que se cruzam formando um aspecto de redes. A parede primária é a primeira camada depositada durante o desenvolvimento da célula; este sistema permite o crescimento da célula jovem. Por consequência, a orientação das fibrilas na camada mais externa é mais oblíqua.

II. Na camada S1, com espessura de 0,2 a 0,3 mm, as fibrilas de celulose se apresentam em orientação helicoidal suave. Existem várias subcamadas extremamente finas que se sobrepõe. Sendo as lamelas muito finas, o arranjo helicoidal, em espiral, das fibrilas pode ser visível como um arranjo cruzado em certas espécies.

III. A camada interna S3, considerada recentemente por alguns autores como parede terciária, as fibrilas de celulose são arranjadas numa inclinação suave, porém não numa forma estritamente paralela. Possui uma concentração maior de substâncias não estruturais, o que confere a superfície do lume uma aparência mais ou menos lisa.



Assinale
Alternativas
Q2470934 Biologia
A pirólise é um dos processos termoquímicos primários de conversão no qual a biomassa é convertida em três produtos de elevado valor agregado: sólido, o biochar ou biocarvão; líquido, o bio-óleo; e gasoso. O bio-óleo derivado da biomassa lignocelulósica é constituído por cerca de 40% de compostos de média polaridade, 12% de compostos de maior polaridade, 28% de água e 20% de material oligomérico, todos detectáveis por diferentes técnicas cromatográficas. Essa diferença na volatilidade e polaridade dos compostos, aliada à complexidade do bio-óleo, torna sua caracterização química um desafio analítico. Nesse sentido, uma das principais técnicas utilizadas na análise de compostos não voláteis e/ou termicamente instáveis do bio-óleo derivado da biomassa lignocelulósica, que consegue separar e analisar quantitativamente vários tipos de amostras, em poucos minutos, com eficiência, sensibilidade e alta resolução, é a
Alternativas
Q2470935 Biologia
A desconstrução da parede celular vegetal de forma a separar os componentes por tipo e aplicações biotecnológicas é o grande desafio para o modelo de biorrefinaria que propõe a aproveitar o máximo de estruturas das plantas. O processo de desconstrução da parede celular envolve duas etapas principais: o pré-tratamento e a hidrólise. Assim, existem diversos processos de pré-tratamento da biomassa lignocelulósica. A auto-hidrólise ou explosão a vapor é uma técnica na qual se submete o material lignocelulósico ao repentino aquecimento por vapor de alta pressão, seguido de decomposição explosiva.

A técnica de explosão a vapor na qual se remove a lignina e a hemicelulose das biomassas e em materiais com baixo teor de lignina é possível se obter uma eficiência de aproximadamente 90%. Além disso, ela, também, aumenta o rendimento de açúcares enzimáticos e a acessibilidade das enzimas às paredes celulares de lignocelulósicos.


Trata-se de
Alternativas
Q2470938 Biologia
O hidrogênio está sendo visto, por diversos países, como um biocombustível promissor em substituição aos obtidos a partir de fontes fósseis, porque possui alto poder calorífico e baixo impacto ambiental. Atualmente, o método utilizado para a produção de hidrogênio é feito a partir da reforma a vapor do metano e de outros hidrocarbonetos; no entanto, este método processa-se a altas temperaturas e o metano é considerado um combustível de fonte não renovável. O hidrogênio obtido a partir de fontes renováveis, como o etanol, se destaca como sendo um combustível do futuro, porque apresenta alta eficiência energética e uma infraestrutura de produção e distribuição bem definida no Brasil. Nesse sentido, considerando os processos de produção do hidrogênio tanto no contexto econômico, quanto como fonte promissora de energia alternativa, analise as afirmativas a seguir classificando-as em verdadeira (V) ou falsa (F).



(   ) A reforma a vapor é um processo que utiliza uma etapa catalítica e consiste na conversão da mistura vapor d`água e um combustível primário em um gás de síntese. Esse método possui como vantagem a redução do monóxido de carbono e por consequência, um alto rendimento em hidrogênio.


(   ) Do ponto de vista econômico, a reação de reforma a vapor do etanol é vantajosa, porque o etanol a ser utilizado nessa reação precisa ser diluído. Assim, o uso do etanol não destilado nas usinas de açúcar e álcool pode ser uma alternativa interessante para reduzir o custo final do processo de produção do hidrogênio.


(   ) A única desvantagem da produção do hidrogênio enquanto um biocombustível promissor reside no fato do método de reforma a vapor ser o único processo termoquímico utilizado para a produção de hidrogênio. Não sendo, portanto, obter nitrogênio a partir de outros métodos termoquímicos, como a oxidação parcial.


(   ) As células a combustível, ou células de hidrogênio, são dispositivos eletroquímicos que convertem a energia química do hidrogênio, diretamente em energia elétrica e calor e são consideradas uma tecnologia promissora para produção de energia, porque desempenham um importante papel, atuando de forma limpa, silenciosa e apresentando baixos níveis de emissão de poluentes na atmosfera.


As afirmativas acima são, respectivamente,
Alternativas
Respostas
1: C
2: E
3: B
4: A
5: B