Questões de Concurso Público Prefeitura de Domingos Martins - ES 2024 para Auditor Público Interno

Foram encontradas 7 questões

Q2366552 Auditoria
O auditor deve obter o entendimento do negócio da empresa para que possa compreender a substância econômica das transações da entidade e desenvolver o planejamento de como desempenhará o trabalho, sendo definidas pela NBC TA 300 (R1) – Planejamento da auditoria das demonstrações contábeis duas fases do planejamento: estratégia global e plano de auditoria. (SANTOS, MELO, 2017).
O auditor deve estabelecer uma estratégia global de auditoria que defina o alcance, a época e a direção da auditoria, para orientar o desenvolvimento do plano de auditoria, na qual deve
Alternativas
Q2366553 Auditoria
O auditor, ao realizar a auditoria de uma organização referente ao exercício financeiro de 2022, utilizou como forma de obtenção de evidências de auditoria os seguintes procedimentos:

I. Solicitou a confirmação bancária sobre a posição referente às contas e demais operações como cobranças, descontos, custódias etc. em 31/12/2022.
II. Verificou a segurança no almoxarifado ficando bem próximo ou mesmo no setor acompanhando se as mercadorias ao chegarem eram conferidas e se o acesso ao local é restrito.

Os procedimentos de auditoria utilizados pelo auditor, como fonte de evidências, foram
Alternativas
Q2366554 Auditoria
Fraude é o ato doloso, intencional visando proveito em causa própria ou de grupos; erro é ato culposo, não intencionais resultantes de omissão, negligência, imperícia, imprudência e má interpretação, sendo a linha que separa erro e fraude é muito tênue, ou seja, está na intenção do indivíduo em praticar o ato.
Em referência à questão de detecção e prevenção de fraudes e/ou erros e a responsabilidade civil e/ou criminal, considerando os auditores e/ou firmas de auditoria independente, que realizam auditoria de acordo com as normas, é correto afirmar que
Alternativas
Q2366555 Auditoria
Analise o conceito a seguir:
Auditoria Interna: Procedimentos técnicos, objetivos, sistemáticos e disciplinados que compreende os exames, análises, avaliações, levantamentos e comprovações, metodologicamente estruturados com o objetivo de examinar a integridade, adequação e eficácia dos controles internos e das informações físicas, contábeis, financeiras e operacionais da entidade, sendo as atividades de avaliação conduzidas pela própria administração.
O conceito refere-se à
Alternativas
Q2366556 Auditoria
O auditor deve ter independência de pensamento, para realizar diagnóstico imparcial, íntegro e objetivo; e, aparência de independência, relacionada à autopreservação do auditor ao evitar fatos e circunstâncias cuja integridade, objetividade ou ceticismo profissional fiquem comprometidos (CFC, 2019).
Considerando as diversas ameaças ao cumprimento dos princípios fundamentais, relacione os conceitos apresentados a elas.

(1) Ameaça de Autorrevisão (2) Ameaça de Defesa de Interesse do Cliente (3) Ameaça de Familiaridade (4) Ameaça de Interesse Próprio (5) Ameaça de Intimidação

( ) O auditor não avaliará apropriadamente os resultados do serviço prestado por ele ou por membro da equipe de auditoria, nos quais o ele confiará fazendo o julgamento parte da prestação do serviço, quando deveria utilizar um revisor apropriado que não era membro da equipe para revisão do trabalho realizado.
( ) O auditor ou membro da equipe de auditoria que tenha familiar ou relacionamento longo e próximo com o cliente que tenha posição de exercer influência significativa sobre o objeto de trabalho, torna-se solidário aos interesses dele, ou aceitará seu trabalho sem muito questionamento.
( ) O auditor promove os interesses ou posição de cliente a ponto de agir como defensor do mesmo em litígios ou controvérsias com terceiros e praticar lobby em favor da legislação em nome do cliente a ponto em que a sua objetividade fique comprometida.
( ) O auditor é dissuadido de agir objetivamente em decorrência de pressões reais ou aparentes, como o aceite de presente significativo do cliente e constantes insinuações da divulgação deste falto, para tentar exercer influência indevida sobre o auditor.
( ) O auditor tem influência gerada pelo interesse financeiro direto no cliente, pela cotação de honorários muito baixos para obter o trabalho tornando difícil executar o serviço conforme as normas técnicas, entre outras situações que influenciarão o julgamento e/ou o comportamento do auditor de forma inapropriada.

Assinale a sequência correta da associação, de cima para baixo.
Alternativas
Q2366559 Auditoria
A Auditoria Interna está estruturada em procedimentos, com enfoque técnico, objetivo, sistemático e disciplinado, e tem por finalidade agregar valor ao resultado da organização (CFC, NBC TI 01, 2011).
Constitui-se em uma finalidade da auditoria interna
Alternativas
Q2366560 Auditoria
O auditor fiscal é o servidor que, segundo a Constituição Federal de 1988, possui carreira típica de Estado e detém primazia frente a todos os demais setores da Administração Pública. O auditor fiscal municipal surge como um ativo, responsável pelas atividades de tributação, arrecadação e fiscalização, não apenas para cumprir a lei ou evitar punições aos gestores locais, mas também para aperfeiçoar e implementar as melhores práticas de administração pública (CREPALDI, CREPALD, 2019; JUND, 2007).
Dentre outras, são atribuições dos auditores fiscais municipais
Alternativas
Respostas
1: A
2: A
3: C
4: B
5: A
6: D
7: B