Questões de Concurso Público Prefeitura de Domingos Martins - ES 2024 para Biólogo
Foram encontradas 20 questões
I. Imunoeletroforese - metodologia que combina a eletroforese em gel, seguida da imunodifusão e precipitação das proteínas. Este procedimento utiliza a separação eletroforética das proteínas, seguida da imunodifusão de cada componente contra um antissoro específico. Essa técnica permite caracterizar uma substância a partir de suas propriedades eletroforéticas, coeficientes de difusão e propriedades imunológicas.
II. Nefelometria - ensaios nefelométricos se fundamentam no princípio de que um imunocomplexo em solução dispersa a luz em vários ângulos em relação à luz incidente. A utilização mais comum dessa técnica refere-se à determinação de proteínas específicas, como: alfa-1-antitripsina, alfa-1-glicoproteínaácida, alfa-2-antiplasmina, IgG, IgA, IgM, C3, C4, apolipoproteínas, beta-2-microglobulina, antiestreptolisina O, proteína C reativa ultrassensível e fator reumatoide.
III. Reação de Aglutinação Direta - procedimento que utiliza partículas antigênicas solúveis em sua forma íntegra ou fragmentada, como: hemácias, bactérias, fungos e protozoários que podem ser aglutinados diretamente por anticorpos. Nessa metodologia são feitas diluições seriadas de um anticorpo frente a uma quantidade constante do antígeno. As reações de aglutinação direta são utilizadas na tipagem de grupos sanguíneos por antígenos específicos); reação de Paul Bunnel-Davidson por antígenos heterófilos; teste de Widal para salmoneloses; teste de aglutinação para toxoplasmose e tripanossomíase.
Assinale
Como os escorpiões são terrestres e a maioria tem hábitos noturnos, a maneira mais eficaz de se evitar acidentes com esses artrópodes é, ainda, o uso de medidas de prevenção. Segundo o Instituto Butantan, são procedimentos que precisam ser adotados para se evitar acidentes com escorpiões, exceto
Dentre os mais variados testes de diagnóstico molecular, a análise de uma forma de DNA repetitivo que tem sido associada a algumas doenças raras, inclusive de ordem neurodegenerativa, e está sendo muito utilizada na prática forense porque permite a utilização de amostras muito pequenas de DNA, inclusive quando ele se encontra degradado, como pode ocorrer em amostras colhidas em cenas de crime, é chamada de
A lista dos agravos de notificação foi atualizada por meio da Portaria GM/MS Nº 420, de 2 de março de 2022. Em 22 de agosto desse mesmo ano, o MS, através da Portaria GM/MS nº 3.328, tornou obrigatória a notificação de todos os resultados realizados por laboratórios da rede pública, rede privada, universitários e quaisquer outros, em todo o território nacional, para os testes de diagnóstico para detecção
( ) O RABV é um vírus da família Rhabdoviridae, gênero Lyssavirus, que possui RNA de fita simples, polaridade negativa, linear e não segmentado.
( ) O RABV é um microrganismo resistente aos solventes de lipídeos, como: sabão, éter, clorofórmio, acetona, mas sensível a solução de etanol a 45-70% (v/v), preparados iodados e compostos de amônia quaternária.
( ) O RABV é um microrganismo sensível à dessecação, como, também, a congelamentos e descongelamentos sucessivos. No entanto, possui relativa estabilidade a um pH entre 5-10 e a sensibilidade às temperaturas de pasteurização e à luz ultravioleta.
( ) O RABV é inativado a 60°C em 35 segundos; a 4°C, se mantém infectivo por dias; a -70°C ou liofilizado a 4°C, se mantém durante anos.
As afirmativas são, respectivamente,
A figura abaixo ilustra as três espécies de tênia mais comuns. O verme adulto possui três segmentos corporais: escólex ou cabeça, um pescoço estreito, e um grande estróbilo com centenas de proglotes. As espécies T. solium e T. saginata possuem distribuição global, enquanto a T. asiatica é geograficamente restrita à Coreia, Japão, China e Sudeste Asiático.
Considerando a anatomia externa das tênias mostrada na figura, assinale a alternativa que identifica de forma correta cada um desses parasitos.
O processo de limpeza e esterilização está pautado não somente na remoção de sujeira, mas também na total eliminação de todos os microrganismos presentes em instrumentos, roupas, equipamentos, produtos e utensílios laboratoriais. Assim, a esterilização é um processo que visa destruir todas as formas de vida microbianas que possam contaminar produtos, materiais e objetos voltados para a saúde. No entanto, os métodos de esterilização podem ser divididos em químicos e físicos e a escolha do melhor método, deve-se levar em consideração, além da compatibilidade do material, a efetividade, a toxicidade, a facilidade de uso e os custos, entre outros. Nesse contexto, o método de esterilização que utiliza a energia é gerada por fontes de Cobalto 60 e que tem alto poder de penetração, permitindo que os produtos sejam esterilizados já na embalagem final, sem necessidade de manipulação é denominado
Considerando o ciclo de vida e desenvolvimento dessas baratas sinantrópicas, assinale a alternativa que apresenta uma afirmativa correta acerca da Blatella germanica.
Roedores urbanos de importância em saúde pública são: o Rattus norvegicus, a ratazana; Rattus rattus, o rato de telhado, e o Mus musculus, o camundongo. Esses animais podem transmitir várias doenças, como: leptospirose, salmonelose, peste bubônica entre outras. Por isso, uma das medidas de controle eficaz para evitar a proliferação desses indivíduos é a antirratização
Neste contexto, dentre as afirmativas apresentadas abaixo, assinale a alternativa que não corresponde a uma medida de antirratização.
Considerando os eventos que ocorrem no ciclo do carbono e de acordo com o que é mostrado nessa figura, analise as sentenças a seguir:
I. O ciclo biológico do carbono ocorre por meio de processos biológicos e o fluxo de carbono entre a atmosfera e os ecossistemas da Terra se processa de forma relativamente rápida. A matéria orgânica que não é decomposta imediatamente se acumula e é enterrada. Com tempo e pressão suficientes, essa matéria se transforma em depósitos de combustível fóssil e rochas. Assim, o fluxo de carbono torna-se muito mais lento entre os reservatórios de carbono não vivos da Terra e o ciclo do carbono passa a ocorre por meio de processos geológicos que é conhecido como ciclo geológico do carbono.
II. O carbono é introduzido nas redes tróficas por meio dos organismos fotossintéticos, que convertem o CO2 gasoso da atmosfera em biomassa. À medida que os organismos realizam a respiração celular, eles rompem e reformam as ligações moleculares, produzindo energia utilizável e devolvendo o CO2 à atmosfera. A decomposição de organismos mortos e outras matérias orgânicas não vivas também retornam o CO2 para a atmosfera.
III. Os organismos fotossintéticos e os oceanos absorvem muito do CO2 e, por isso, eles conseguem acompanhar o seu ritmo de emissão por todo o planeta. Como resultado, o carbono está entrando na atmosfera de maneira equilibrada ao que pode retornar aos reservatórios de armazenamento. Com isso, a taxa total de CO2 atmosférico tem se mantido constante na Terra ao longo de tantos anos.
Assinale
Considerando o que mostra a figura e fundamentado nos princípios ecológicos pertinentes às cadeias alimentares, assinale a alternativa correta.
A relação ecológica supracitada e mostrada na figura é conhecida como
Um cladograma é uma figura formada por traços, que representam as linhagens evolutivas, e nós ou bifurcações que representam um evento de cladogênese e indicam o último ancestral comum entre as linhagens que se separaram. Quando analisamos mais de um táxon ao mesmo tempo, podemos classificar o grupo analisado de três maneiras diferentes: polifilético, quando observamos grupos terminais não próximos sem incluir seus ancestrais em comum; parafilético, quando observamos um grupo sem incluir todos os descendentes do ancestral em comum; e monofilético, quando observamos táxons que apresentam um mesmo ancestral em comum. Assim, considerando essas informações, assinale a alternativa que identifica de forma correta os cladogramas representados na figura.
Os estômatos controlam, principalmente, a entrada de gás carbônico e a saída de água na planta pelo processo de transpiração, exercendo, portanto, papel primordial na taxa de fotossíntese e no estado hídrico do vegetal. Considerando a estrutura dos estômatos e o papel que eles desempenham na fisiologia das plantas, analise as afirmativas abaixo:
I. Os estômatos são encontrados em toda a extensão do corpo do vegetal. Estão presentes tanto nas partes verdes aéreas da planta, particularmente nas folhas, onde podem se situar em uma ou em ambas as epidermes, mais frequentemente na epiderme inferior, como também podem ser observados nas raízes ou em áreas não clorofiladas da planta.
II. A abertura e o fechamento dos estômatos ocorrem devido a variações na turgescência das células- guardas. A abertura ocorre quando solutos se acumulam no interior dessas células, levando a um movimento osmótico de água para o interior das células-guardas. Quando a célula fica túrgida, a parede anticlinal afastada da fenda estomática dilata-se em direção à célula anexa, e a parede anticlinal que delimita a fenda se retrai, promovendo a abertura da fenda estomática.
III. Dentre os fatores que influenciam a abertura e o fechamento dos estômatos, podemos citar a luz, a redução dos níveis de gás carbônico e diferentes tipos de estresse ambiental, como: seca, vento e temperatura elevada, estão relacionados com o fechamento dos estômatos durante o dia.
Assinale
Considerando os tipos de manejo de fauna e flora silvestre in situ e ex situ, assinale a alternativa em que a estrutura de conservação não pode ser classificada como uma coleção de organismos silvestres mantidos vivos em cativeiro ou em semiliberdade e expostos à visitação pública.
Com relação à preservação e conservação da biodiversidade analise as afirmativas a seguir:
I. A biodiversidade garante a vida. A produtividade dos ecossistemas, a manutenção de ciclos como das águas e de nutrientes, bem como locais de refúgio de inimigos naturais de muitos insetos ou polinizadores se encontram em habitats preservados.
II. A manutenção de refúgios para a biodiversidade é a melhor opção para auxiliar o combate à perda da biodiversidade. Dessa forma, a proteção de áreas de preservação permanente ao longo de cursos d'água e a reserva legal em propriedades contribuem para a manutenção da biodiversidade.
III. A perda da biodiversidade vem ocorrendo rapidamente. Estima-se que essa perda seja mil vezes superior à taxa natural. Ações como fragmentação de hábitats e destruição deles têm causado o declínio de várias espécies, colocando-as em risco de extinção.
Assinale