Questões de Concurso Público Prefeitura de Domingos Martins - ES 2024 para Fonoaudiólogo

Foram encontradas 18 questões

Q2366901 Fonoaudiologia
A elaboração das Diretrizes de Atenção da Triagem Auditiva Neonatal foi uma ação conjunta da Área Técnica de Saúde da Pessoa com Deficiência / Departamento de Ações Programáticas Estratégicas (DAPES) / Secretaria de Atenção à Saúde (SAS) e a Coordenação-Geral de Média e Alta Complexidade / Departamento de Atenção Especializada (DAE)/SAS. Contou com a colaboração da Área Técnica Saúde da Criança / DAPES/SAS/MS, de técnicos de Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, da Academia Brasileira de Audiologia, Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, Sociedade Brasileira de Otologia, Sociedade Brasileira de Pediatria e Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cervicofacial. As sociedades científicas supracitadas contribuíram com sugestões acerca da metodologia a ser utilizada na realização da Triagem Auditiva Neonatal (TAN).
A Triagem Auditiva Neonatal (TAN) tem por finalidade a identificação o mais precocemente possível da deficiência auditiva nos neonatos e lactentes. Consiste no teste e reteste, com medidas fisiológicas e eletrofisiológicas da audição, com o objetivo de encaminhá-los para diagnóstico dessa deficiência, e intervenções adequadas à criança e sua família. (Ministério da Saúde, 2012)
Com relação às Emissões OtoAcústicas (EOA) utilizadas na TAN, assinale a afirmativa incorreta.
Alternativas
Q2366902 Fonoaudiologia
A audiometria tonal liminar tem por objetivo determinar a existência da deficiência auditiva, quanto ao tipo, grau e configuração da deficiência auditiva; auxiliar o diagnóstico diferencial das lesões de orelha média e orelha interna; fornecer informações para estabelecer a causa da deficiência auditiva; dentre outros. (LOPES, MUNHOZ, BOZZA, 2015)
Com relação ao audiograma da ATL, assinale a alternativa em que se encontre o símbolo da presença de limiar auditivo de via aérea, com mascaramento, de orelha esquerda. 
Alternativas
Q2366903 Fonoaudiologia
Lactentes que mamam exclusivamente por 4 meses ou mais apresentam 50% menos risco de ter crises de otite aguda do que aqueles que não mamam.
A amamentação contribui naturalmente para o espaçamento entre as gestações; proporciona 30% mais proteção contra a concepção do que os programas de planejamento familiar existentes nos países em desenvolvimento. (SANCHES, 2016)
Com relação ao aleitamento materno, analise as afirmativas a seguir:

I. O posicionamento inadequado entre mãe-bebê na amamentação interfere na dinâmica correta de sucção e extração de leite, uma vez que o RN pode não fixar a pega corretamente.
II. Fisiologicamente, para que haja extração de leite suficiente ao crescimento adequado do bebê, é necessária uma complexa interação de mandíbula, osso hioide, língua, palato, faringe, laringe e toda a musculatura oral envolvida, para coordenar sucção, deglutição e respiração.
III. No início de cada sucção, a mandíbula eleva-se, ajudando na compressão da mama (seios lactíferos), além de realizar grande esforço nessa movimentação de elevação/abaixamento e anteriorização/posteriorização, promovendo importantes impulsos de crescimento da face e adequado desenvolvimento das funções orais, inclusive da fala.

Assinale
Alternativas
Q2366904 Fonoaudiologia
O Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico (PEATE) é o potencial evocado de curta latência mais utilizado na prática clínica e em pesquisas científicas, principalmente por se tratar de uma técnica não invasiva e de respostas precisas. (REDONDO, 2013)
Com relação ao PEATE, correlacione a primeira coluna com a segunda.

1- Onda I 2- Onda II 3- Onda III 4- Onda IV

( ) porção distal do nervo auditivo ( ) complexo olivar superior ( ) porção proximal do nervo auditivo ( ) núcleo coclear

Assinale a alternativa que apresente a sequência correta, de cima para baixo.
Alternativas
Q2366905 Fonoaudiologia
Dentre as classificações das fissuras labiopalatinas, está a classificação de Spina (1972), que é a mais utilizada no Brasil.
De acordo com essa classificação, é correto afirmar que a fissura

Alternativas
Q2366906 Fonoaudiologia
De acordo com os processos de estruturação silábica, assinale a alternativa que represente a frontalização de velar.
Alternativas
Q2366907 Fonoaudiologia
De acordo com a 4ª edição do Código de Ética da Fonoaudiologia, capítulo V, seção I, Art. 9º, consiste como direito do fonoaudiólogo na relação com o cliente
Alternativas
Q2366908 Fonoaudiologia
O estudo da anatomia e fisiologia laríngeas permite compreender o processo da fonação normal e patológica, reconhecer o impacto de lesões específicas na produção vocal, interpretar os dados de avaliação do paciente, definir o planejamento terapêutico e reconhecer os limites da atuação fonoaudiológica. (BEHLAU, AZEVEDO, MADAZIO, 2008)
Com relação à anatomia da laringe, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) O músculo cricoaritenoideo posterior (CAP) abduz, eleva, alonga e afila a prega vocal.
( ) O músculo cricoaritenoideo lateral (CAL) aduz, abaixa, alonga e afila a prega vocal.
( ) O músculo aritenoideo abduz a glote posterior.
( ) O músculo cricotireoideo (CT) aduz na posição paramediana, abaixa, alonga e afila a prega vocal.

As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
Q2366909 Fonoaudiologia
A paralisia facial periférica (PFP) é uma doença que pode envolver diversas áreas médicas e paramédicas durante seu tratamento. Para isso, contribuem: a diversidade de fatores etiológicos, em que doenças sistêmicas, genéticas, inflamatórias e tumorais, entre outras, podem determiná-la. (FOUQUET, LAZARINI, 2015)
Assinale a alternativa que apresente somente causas neoplásicas para o aparecimento da paralisia facial periférica.
Alternativas
Q2366910 Fonoaudiologia
De acordo com Mara Behlau (2008), “um fechamento glótico normal e adequado, também denominado coaptação glótica completa, é aquele que não deixa à mostra nenhum espaço entre as pregas vocais, principalmente no sexo masculino. Neste caso, durante a fonação, não se observa uma definição precisa das bordas livres das pregas vocais, devido à presença do movimento muco-ondulatório”.
Considerando o processo de fonação, assinale a alternativa que corresponda à patologia de prega vocal descrita a seguir:
identificada pela imagem geométrica do espaço remanescente da rima glótica durante a fonação
Alternativas
Q2366911 Fonoaudiologia
Embora a sobrevivência de recém-nascidos prematuros extremos e patológicos possa ser garantida pela alimentação parenteral e/ou por gavagem, o bom desempenho na função de alimentação é uma das condições para a alta hospitalar e deve ser incentivado. (HERNANDEZ, 2003)
Com relação aos reflexos orais do recém-nascido, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2366912 Fonoaudiologia

O córtex divide-se nos principais lobos cerebrais: frontal, temporal, parietal e occipital. A esse respeito, correlacione a primeira coluna com a segunda.


(1) lesão no giro inferior do lobo frontal

(2) lesão no giro temporal superior do lobo temporal

(3) lesão à área 18 de Brodmann, no lado hemisférico dominante do lobo occipital


( ) afasia sensorial de Wernicke

( ) afasia não-fluente (motora)

( ) alexia sem agrafia


Assinale a alternativa que apresente a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Q2366913 Fonoaudiologia
Dificuldade motora, letra ilegível (irregular), má organização da escrita na página, distorções na forma das letras ou letras com traçados irregulares.
Trata-se de
Alternativas
Q2366914 Fonoaudiologia
A paralisia cerebral (PC) é um transtorno persistente do movimento e da postura, causado por uma lesão não evolutiva do sistema nervoso central (SNC), durante o período precoce do desenvolvimento cerebral, limitado, em geral, aos três primeiros anos de vida. (Eicher e Batshaw, 1993)
m relação à paralisia cerebral, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2366915 Fonoaudiologia
Nas alternativas a seguir estão listados fatores considerados indicadores de risco para deficiência auditiva (Irda), à exceção de uma. Assinale-a.
Alternativas
Q2366916 Fonoaudiologia
O mascaramento pode ser definido como um fenômeno no qual um som deixa de ser percebido quando outro som é apresentado simultaneamente em intensidade superior, ou seja, é um fenômeno psicoacústico por meio do qual o limiar de audibilidade de um som é aumentado na presença de outro som mascarador. (CORTELETTI, ZUCKI, 2016)
Em relação ao mascaramento, correlacione a primeira coluna com a segunda.

(1) Supermascaramento (2) Submascaramento (3) Mascaramento insuficiente (4) Mascaramento mínimo (5) Mascaramento máximo

( ) quando a intensidade do ruído presentado não elimina a participação da orelha não testada na resposta obtida
( ) fenômeno que ocorre quando o ruído mascarador é apresentado na orelha não testada em uma intensidade suficientemente forte para interferir na resposta da orelha testada
( ) a mais forte intensidade de ruído que não altera a resposta da orelha testada
( ) pode ocorrer apenas na pesquisa do limiar ósseo, quando o máximo de intensidade calculado para não provocar o supermascaramento não é percebido pela orelha mascarada
( ) menor intensidade de ruído suficiente para tornar o estímulo-teste inaudível na orelha não testada, ou seja, 10 dB de sensação superior à sensação do tom-teste

Assinale a alternativa que apresente a sequência correta, de cima para baixo.
Alternativas
Q2366917 Fonoaudiologia
Diversas são as aplicações clínicas da pesquisa da integridade da via auditiva por meio do PEATE. Assinale a alternativa em que NÃO seja citada essa aplicação.
Alternativas
Q2366918 Fonoaudiologia
O teste oferece como estímulo auditivo material linguístico com dez sentenças sintéticas, apresentadas simultaneamente à mensagem linguística competitiva, sob forma de história, na mesma orelha, ou seja, de forma monótica.
No contexto dos testes do Processamento Auditivo Central (PAC), a descrição acima corresponde corretamente a
Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: D
4: C
5: B
6: C
7: B
8: D
9: D
10: A
11: B
12: C
13: A
14: D
15: C
16: B
17: A
18: C