Questões de Concurso Público SEDUC-AM 2018 para Nutricionista

Foram encontradas 4 questões

Q916604 Nutrição

Os Bancos de Leite Humano (BLH) são responsáveis pela promoção do aleitamento materno e execução das atividades de coleta, processamento e controle de qualidade do leite produzido nos primeiros dias após o parto (o colostro), leite de transição e leite humano maduro, para posterior distribuição sob prescrição do médico ou nutricionista. A Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano foi estabelecida em 1998, por iniciativa do Ministério da Saúde e da Fundação Oswaldo Cruz, com a missão de promover, proteger e apoiar o aleitamento materno, coletar e distribuir leite humano com qualidade certificada e contribuir para a diminuição da mortalidade infantil. Acerca do BLH marque V paras as afirmativas verdadeiras e F para as falsas e assinale a sequência correta:


( ) A Rede Brasileira de Banco de Leite Humano é considerada a maior e mais complexa do mundo pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

( ) A mãe doadora precisa ter uma produção excessiva de leite, para garantir quantidade suficiente para a amamentação de seu próprio filho e para doação.

( ) Todo o leite doado é analisado, pasteurizado e submetido a um rigoroso controle de qualidade antes de ser ofertado a uma criança, conforme rege a legislação que regulamenta o funcionamento dos bancos de leite humano no Brasil.

( ) A prática da amamentação cruzada, doar diretamente para outro bebê de uma mãe que não tenha leite, é recomendada quando a doadora tem muito leite e não tem acesso a um Banco de Leite.


A sequência correta é:

Alternativas
Q916613 Nutrição

O filme TIGERS exibido na 39ª Mostra de Cinema de São Paulo em 2015, aborda os problemas gerados pelo marketing não ético de companhias de produtos que competem com a prática de amamentar, e da existência de possibilidades de enfrentar essa questão. O filme é baseado na história verdadeira de um paquistanês, que foi representante de vendas de uma empresa de fórmulas artificiais que substituem o leite materno e descobre os problemas de saúde que o produto que ele promove causa em bebês (desnutrição, diarreia e mortes). Com o apoio da IBFAN - Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar - International Baby Food Action Network, ele decide denunciar as estratégias agressivas e ilegais que a empresa utiliza para promover seus produtos em um país pobre e sem acesso universal à água tratada, passando a ser perseguido pelos antigos empregadores. Nesse contexto, o Ministério da Saúde do Brasil, em defesa do aleitamento materno exclusivo até os seis meses, publicou a Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças de Primeira Infância, Bicos, Chupetas e Mamadeiras (NBCAL) (Lei 11.265/06, de 3 de janeiro de 2006). Com base na NBCAL, julgue as afirmativas abaixo:


I - É proibida a atuação de representantes comerciais em unidades de saúde, exceto para a comunicação de aspectos técnico-científicos dos produtos a médicos pediatras e nutricionistas.

II- É permitida a distribuição de amostras de mamadeiras, bicos, chupetas e fórmula de nutrientes somente para recém-nascido de alto risco.

III- Um dos objetivos da NBCAL é a proteção e incentivo à continuidade do aleitamento materno até os 2 (dois) anos de idade após a introdução de novos alimentos na dieta dos lactentes e das crianças de primeira infância.

IV- Nas embalagens ou nos rótulos de fórmula infantil para lactentes e de fórmula infantil de seguimento para lactentes, é vedado utilizar denominações ou frases com o intuito de sugerir forte semelhança do produto com o leite materno, como "leite humanizado", "substituto do leite materno".


Estão corretas as afirmativas:

Alternativas
Q916617 Nutrição

A atenção nutricional da criança no âmbito da Atenção Básica ocorre por meio de ações de promoção da saúde e da Vigilância Alimentar e Nutricional (VAN). O acompanhamento sistemático do crescimento e do desenvolvimento infantil é realizado por meio da avaliação antropométrica e de marcadores do consumo alimentar, uma vez que o desequilíbrio entre as necessidades fisiológicas e a ingestão de alimentos pode causar alterações importantes como desnutrição, sobrepeso e obesidade.


Com relação à obesidade infantil analise as asserções a seguir:


A obesidade infantil aumenta significativamente o risco de outras doenças crônicas não transmissíveis na vida adulta, com repercussões econômicas e de saúde para indivíduos, sociedades e para o sistema de saúde.


PORQUE


A obesidade infantil implica em questões psicológicas associadas com o estigma, a depressão, a ansiedade e o bullying, que aumentam os custos totais estimados para o Sistema Único de Saúde, incluindo os procedimentos para cirurgia bariátrica.


Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.

Alternativas
Q916619 Nutrição

A gestação é um período que produz transformações físicas, fisiológicas, hormonais e emocionais na vida da mulher, que demandam uma resposta adaptativa exigida durante esta fase. Portanto, para que este período transcorra de forma saudável para a gestante e para o bebê, são necessários alguns ajustes na rotina da mulher. Com relação à alimentação durante a gestação, o conhecimento científico aponta que as necessidades nutricionais aumentam, sendo recomendadas alterações na dieta com vistas à saúde do binômio mãe-filho. Todavia, crenças, proibições e prescrições interferem no comportamento e nas práticas alimentares de gestantes. Além disso, para uma grávida, o ato de comer pode ser intensamente afetado por questões objetivas, como os recursos materiais disponíveis, que interferem na disponibilidade e no acesso aos alimentos, as condições sociais e as experiências e indisposições corpóreas. Com base nestas considerações, julgue as afirmativas abaixo relacionadas à assistência nutricional na gestação.


I- O cálcio deve ser suplementado por via medicamentosa, devido às elevadas necessidades deste mineral na gestação. A ingestão de água e sal deve ser restrita e monitorada para prevenção de hipertensão e edemas que podem levar a parto prematuro.

II- O peso da gestante aumenta devido à formação da placenta, líquido amniótico, crescimento do bebê, volume do útero e do sangue, tecido mamário e gordura de reserva

III- Um inadequado ganho de peso está associado ao aumento do risco de atraso de crescimento intrauterino e mortalidade perinatal.

IV- Do primeiro ao terceiro trimestre as necessidades proteicas da gestante estão igualmente aumentadas em função da formação da placenta, crescimento dos tecidos uterinos e desenvolvimento e crescimento do bebê.


Estão corretas as afirmativas:

Alternativas
Respostas
1: A
2: E
3: A
4: A