Questões de Concurso Público Prefeitura de Medicilândia - PA 2023 para Biólogo
Foram encontradas 9 questões
A CRISPR/Cas9 (sigla para Conjunto de Repetições Palindrômicas Regularmente Espaçadas em associação com a nuclease Cas9, em inglês) é o nome de uma técnica de biologia molecular capaz de editar (remover, adicionar, trocar) sequências de DNA localizadas em qualquer região do genoma. Estudos também demonstraram que, muitas vezes, o sistema CRISPR/Cas9 erra o alvo e acaba editando outras regiões do genoma. Esse acontecimento é chamado de “off-targets” (fora do alvo).
Quando a região editada, em eucariotos, não traduz uma proteína, tem-se um “off-targets”. A sequência editada está localizada em regiões genômicas denominadas:
O crescimento populacional é um fenômeno demográfico que consiste no aumento do número absoluto de pessoas que habitam uma determinada área. O incremento de uma população ocorre por meio da taxa de crescimento natural e vegetativo, bem como a partir do crescimento absoluto do número total de habitantes. O crescimento populacional é influenciado por fatores ambientais.
O gráfico representa o crescimento de uma população natural. Qual fator ambiental propicia que essa população atinja o ponto C em um menor período de tempo?
As plantas são os autótrofos mais comuns nos ecossistemas terrestres. Produzindo matéria orgânica através da fotossíntese, que normalmente acontece nas folhas. Por meio desse processo, a energia luminosa é convertida em energia química (açúcares). A fotossíntese é dividida em duas etapas: a de claro e a de escuro. A fotólise da água (fase de claro) é responsável pela dissociação da molécula de água em oxigênio e hidrogênio, deixando o hidrogênio livre para ser transportado.
O transportador de hidrogênio após a fotólise da água na fotossíntese é:
O estudo da dispersão nas fanerógamas é a análise dos mecanismos e meios utilizados pelas plantas para que seus diásporos alcancem os locais onde novas gerações podem ser estabelecidas. Uma vez maduras, as sementes precisam ser libertadas da planta-mãe e disseminadas de modo eficiente, para garantir a sobrevivência da espécie, evitando que haja acúmulo de descendentes em pequenas áreas (competição). A dispersão é realizada por meio das unidades de dispersão ou diásporos (do grego “diáspora” = dispersão), que podem ser as sementes, os frutos, a planta inteira ou parte dela, ou a combinação desses. A disseminação pode ser natural ou artificial. Esta última é um processo muito eficiente, realizada pelo homem, como, por exemplo, no plantio das sementes cultivadas e/ou ornamentais.
Animais especialistas que se alimentam exclusivamente de sementes são denominados:
A replicação do DNA é um evento celular, efetivo e necessário para garantir a multiplicação celular. Ele precisa ser ultra rápido e preciso, pois a quantidade de material genético a ser replicado é imensa, e as células que se modificam rapidamente têm que se multiplicar rapidamente também. O sentido de replicação da molécula de DNA é 5’ para 3’. A enzima responsável por "desenrolar" o DNA (quebrando as pontes de hidrogênio entre os pares de bases nitrogenadas) é denominada:
Muitos peixes são conhecidos por realizarem migrações entre ecossistemas com tipos de água diferentes. Peixes anádromos (migram da água salgada para a doce) e precisam fazer uma osmorregulação.
Assim, é correto afirmar que o peixe em água doce:
A complexidade morfológica desenvolve-se gradualmente durante o desenvolvimento embrionário a partir de uma célula-ovo. Mudanças herdáveis na expressão do gene que não alteram a sequência do DNA, mas que são herdáveis pela mitose e ao longo das gerações (Tang e Ho, 2007) são conhecidas como:
Observe a figura que mostra a fragmentação de Habitat, provocada por desmatamento:
https://peerj.com/articles/14289/
O desmatamento tem levado as populações das espécies a viver em hábitats fragmentados, como, neste caso, na Reserva Biológica de Poço das Antas, no Estado do Rio de Janeiro.
Essa fragmentação pode levar:
Por se tratar de um recurso de fundamental importância à vida, torna-se indispensável controlar e exigir a qualidade da água, por meio de regulamentos técnicos específicos e legislações que garantam saúde e bem-estar à população humana e animal. A potabilidade da água é avaliada por intermédio de análises laboratoriais.
Levando em consideração as análises laboratoriais, o padrão de potabilidade é definido por meio de: