Questões de Concurso Público Prefeitura de Medicilândia - PA 2023 para Professor de Geografia
Foram encontradas 9 questões
A produção do espaço se realiza sob a égide da propriedade privada do solo urbano, onde o espaço fragmentado é vendido em pedaços, tornando-se intercambiável a partir de operações que se realizam através e no mercado. Tendencialmente produzido como mercadoria, o espaço entra no circuito da troca, generalizando-se na sua dimensão de mercadoria. Nesse contexto, o espaço é fragmentado, explorado, e as possibilidades de ocupá-lo se redefinem, constantemente, em função da contradição crescente entre a abundância e a escassez, o que explica a emergência de uma nova lógica associada, e uma nova forma de dominação do espaço, que se reproduz ordenando e direcionando a ocupação a partir da interferência do Estado. Deste modo, o espaço é produzido e reproduzido, de um lado, enquanto espaço de dominação – como estratégia do Estado, portanto política - e de outro, como mercadoria reprodutível. Nesse contexto, o uso do espaço na metrópole subordina-se cada vez mais à troca e à reprodução do valor de troca, submetendo o uso às necessidades do mercado imobiliário.
Fonte: CARLOS, Ana Fani Alessandri. O Espaço Urbano: Novos Escritos sobre a Cidade. São Paulo: FFLCH, 2007.
A partir do texto acima, podemos concluir que:
“O crescimento industrial do Brasil nos anos de 1970 foi marcado por uma forte política econômica de “desconcentração” industrial no sentido de São Paulo para o restante do país devido, por exemplo, à instalação de polos industriais petroquímicos, siderúrgicos, de papel e celulose e demais insumos básicos e, principalmente, devido aos diversos organismos e instrumentos institucionais do Governo Federal que muito contribuíram para que esse processo ocorresse (CNPU - Conselho Nacional de Planejamento Urbano; CDI - Conselho de Desenvolvimento Industrial; CDE - Conselho de Desenvolvimento Econômico, que restringiu a concessão de incentivo às indústrias que pretendiam se instalar na Região Metropolitana de São Paulo).”
Fonte: Cleps, Geisa Daise Gumiero. A desconcentração industrial no estado de São Paulo e a expansão do comércio e do setor de serviços. Caminhos de Geografia 4(9)66-89, jun/ 2003.
O processo de desconcentração industrial no Brasil é fruto:
"O domínio das pradarias está presente, no Brasil, somente no estado do Rio Grande do Sul. Abrange boa parte do oeste e sudoeste gaúchos, e corresponde à paisagem que conhecemos como campanha gaúcha.
Ocorre em clima Subtropical com temperaturas amenas e frias, dispondo de uma vegetação formada por gramíneas, principalmente, arbustos e árvores esparsas. O relevo dessa região recebe o nome de coxilha, caracterizado por feições suavemente onduladas e planas."
Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/dominios-morfoclimaticos.
Qual o problema ambiental presente no domínio das pradarias no Brasil?
Datada de 1913, e de autoria de Alfred Wegener, tem-se a teoria da deriva continental, a qual afirma que, há milhões de anos, as massas de terra formavam um único continente, chamado pangeia. Essa teoria teve sua confirmação com a ascensão da teoria das placas tectônicas.
A teoria das placas admite o pressuposto de que a crosta terrestre está dividida em grandes blocos, ou seja, em placas que abrangem o fundo do oceano e os continentes. Essas placas movimentam-se sobre o manto (magma), a partir das forças advindas do interior da Terra (núcleo). Sendo assim, vemos que a superfície terrestre não é imóvel, está sempre em constante movimentação.
Fonte: https://blog.portaleducacao.com.br/os-tres-limites-das-placas-tectonicas
Marque a alternativa correta sobre as consequências da movimentação das placas tectônicas:
Observe a imagem abaixo:
Fonte:https://www.coladaweb.com/geografia/as-zonas-climaticas-da-terra
Marque a alternativa que explique corretamente a relação entre a latitude e a formação das zonas térmicas da Terra:
Observe a imagem abaixo:
Assinale a alternativa que apresenta corretamente o conceito de Megalópole:
No atual momento do capitalismo, a urbanização do meio rural é cada vez mais frequente. Isso porque esses locais citados acima atualmente são possíveis graças aos avanços dos transportes e das comunicações, que permitem o rápido contato entre o espaço das cidades e as localidades mais afastadas. Diante disso, conclui-se que o rural vai se tornando cada vez mais uma mera extensão das cidades, estando diretamente vinculado e subordinado a elas.
Fonte: https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/diferenca-entre-rural-agrario.htm
Assinale a alternativa que indique uma das consequências da modernização da agropecuária:
Após a derrubada do Muro de Berlim, em 1989, e a dissolução da União Soviética, em 1992, a antiga Ordem Mundial não cabia mais. A partir daí, surgia uma Nova Ordem Mundial, em que a bipolaridade capitalismo x socialismo deixou de existir, dando espaço para o domínio dos Estados Unidos como potência política e militar.
Por conta da globalização, expandiram-se as transações econômicas, surgindo novos blocos. Com isso, novos países se destacaram nesse campo, como a Alemanha e o Japão. Podemos dizer que a Nova Ordem Mundial é caracterizada pela unipolaridade na área militar e política, e pela multipolaridade na economia.
Fonte: https://blog.stoodi.com.br/blog/geografia/nova-ordem-mundial/
Marque a alternativa que melhor expõe a posição da China na Nova Ordem Mundial:
Leia o trecho e observe a imagem:
Longe do fim, o conflito ainda permanece e milhares de árabes ainda estão em campos de refugiados. A Autoridade Nacional Palestina reivindica a aprovação na ONU da autonomia do Estado Palestino.
fonte: https://www.todamateria.com.br/conflito-israel-palestina
O conflito representado acima permanece sem solução, devido: