Questões de Concurso Público Companhia Águas de Joinville 2010 para Técnico em Saneamento

Foram encontradas 10 questões

Q527820 Meio Ambiente

No tratamento de água para abastecimento público é necessário completo atendimento à legislação específica, a Portaria 518 do Ministério da Saúde de 25 de março de 2004. Esta legislação estabelece os procedimentos e responsabilidades relativos ao controle e vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade, e dá outras providências. Em sua Seção IV fala do “Responsável pela Operação de Sistema e/ou Solução Alternativa”. No Art. 8º diz: “Cabe ao(s) responsável(is) pela operação de sistema ou solução alternativa de abastecimento de água, exercer o controle da qualidade da água. Parágrafo único. Em caso de administração, em regime de concessão ou permissão do sistema de abastecimento de água, é a concessionária ou a permissionária a responsável pelo controle da qualidade da água.


Segundo a referida Portaria a presença de coliformes termotolerantes deve ser:

Alternativas
Q527821 Meio Ambiente
Considerando o problema das incrustações na rede de distribuição de água, o pH da água tratada e distribuída é fator de extrema importância. A formação de hidróxidos insolúveis e carbonatos é a causa das incrustações nas tubulações de aço carbono, logo, para evitar este problema a concessionária distribui água com pH:
Alternativas
Q527822 Meio Ambiente
Para o tratamento dos efluentes sanitários existem diferentes métodos, sendo a eficiência, custo do tratamento, área ocupada pela estação, capacidade e outros fatores, itens decisivos para escolha da metodologia utilizada. Pode-se dizer que uma das maiores vantagens do sistema de lagoas para tratamento de esgoto é:
Alternativas
Q527823 Meio Ambiente
Para a saúde pública, o Ministério da Saúde determina que a água tratada atenda certos parâmetros de potabilidade e, também, que sejam adicionadas substâncias como bactericida. A prática da adição de cloro na água pública é:
Alternativas
Q527824 Meio Ambiente
Os parâmetros DQO e DBO são amplamente utilizados como indicativo da qualidade das águas. Isto se deve ao fato de serem necessárias quantidades de oxigênio presente na água para o processo oxidativo inevitável ao qual todas as substâncias na natureza estão submetidas. Espera-se que:
Alternativas
Q527825 Meio Ambiente
O sistema de tratamento de esgoto sanitário pro fossa séptica e filtro anaeróbio é um processo onde os microorganismos decompositores transformam a matéria orgânica em qual substância?
Alternativas
Q527826 Meio Ambiente
Dentre os agentes floculantes mais utilizados no tratamento de água para o abastecimento público pode-se citar:
Alternativas
Q527827 Meio Ambiente
O processo de tratamento de esgoto sanitário por sistema de fossa séptica e filtro anaeróbio é considerado pouco eficiente. Mesmo assim, no município de Joinville, sua implantação é obrigatória em unidades residenciais que estejam sendo construídas em áreas onde não são atendidas pela rede de coleta pública. Os sistemas a serem implantados devem seguir normas construtivas, quais sejam:
Alternativas
Q527828 Meio Ambiente

Para calcular a concentração de uma solução é necessário saber as massas atômicas dos átomos que constituem uma molécula ou uma substância. Então, para preparar uma solução 0,3 molar de sulfato de alumínio, quanto de água deve ser adicionado a 150g deste sal.

Dados: Al2(SO4)3 Al = 27g, S = 32g, O = 16g

Alternativas
Q527829 Meio Ambiente
Para implantação de rede de distribuição de água para abastecimento público e implantação de rede coletora de esgoto sanitário, é correto afirmar que:
Alternativas
Respostas
1: E
2: B
3: A
4: D
5: E
6: C
7: B
8: E
9: A
10: C