Questões de Concurso Público UFMS 2014 para Nutricionista
Foram encontradas 25 questões
Preencha as lacunas e assinale a alternativa correta.
Os carboidratos, e seus derivados, servem como precursores de componentes estruturais da célula, tais como os ácidos nucleicos, matriz do tecido conjuntivo e galactosídeos do __________________. Além disso, os carboidratos têm papel fundamental relacionado a alterações na ________________, presentes no desenvolvimento de doenças coronarianas, _____________ e diabetes tipo II.
Paciente, 37 anos, sexo feminino, peso 70 kg, altura 1.58 m. De acordo com o cálculo do IMC, assinale a alternativa correspondente à classificação do estado nutricional, segundo o IMC para adultos.
IMC = Peso atual (kg) / Altura² (m)
O processo de avaliação é a última etapa da aplicação de um programa de educação alimentar. Ele deve ser feito com critério tanto na análise quanto para determinar se os objetivos foram atingidos ou não. O processo de avaliação não se limita à coleta de dados, mas sim estabelece critérios e instrumentos que indicam a absorção de conhecimentos após a aplicação do programa. Em relação ao enunciado, relacione as colunas e assinale a alternativa com a sequência correta.
1. Funções do processo de avaliação para o educador.
2. Funções do processo de avaliação para o educando.
A. Conhecer seu público.
B. Determinar o alcance dos objetivos.
C. Motivar a aprendizagem.
D. Fixar conhecimento.
E. Diagnosticar os problemas de aprendizagem.
F. Melhorar as maneiras de aprendizagem.
As bactérias são os micro-organismos que mais contaminam os alimentos. Elas podem se multiplicar rapidamente, caso encontrem um ambiente favorável com nutrientes abundantes e temperatura adequada, além de umidade, concentração de oxigênio e pH adequados. Em países desenvolvidos, as bactérias patogênicas mais comuns em doenças alimentares são: Clostridium perfringens, Escherichia coli, Campylobacter sp e Salmonella sp, sendo que as duas últimas estão associadas a doenças graves.
Os principais microrganismos causadores de
Doenças Transmitidas por Alimentos no Brasil,
entre os anos de 2000 e 2013, são: