Questões de Concurso Público EBSERH 2015 para Fisioterapeuta - Saúde da Mulher

Foram encontradas 25 questões

Q730158 Fisioterapia
A bexiga é um órgão muscular oco e elástico e tem como função
Alternativas
Q730159 Fisioterapia
Quais são os músculos superficiais do assoalho pélvico responsáveis por suportar os órgãos pélvicos e atuarem também na continência urinária e fecal?
Alternativas
Q730160 Fisioterapia
Qual músculo a seguir NÃO faz parte da camada profunda do assoalho pélvico?
Alternativas
Q730161 Fisioterapia
Sobre a avaliação da integridade nervosa do assoalho pélvico através de três reflexos, preencha as lacunas e assinale a alternativa correta. O _______ é avaliado quando realizamos uma estimulação ou toque na pele do períneo causando contração do esfíncter externo anal; o ________ é a avaliação através da estimulação do clitóris causando uma contração do músculo bulbocavernoso, pela contração do esfíncter anal; e o ________ é avaliado através da sensibilidade tátil na pele do períneo.
Alternativas
Q730162 Fisioterapia
Quando avaliamos a fase de armazenamento e enchimento do ciclo miccional, registramos a pressão vesical quando a bexiga está cheia com líquido e simultaneamente a pressão abdominal. Nesse caso, qual exame estamos realizando?
Alternativas
Q730163 Fisioterapia
Qual estudo urodinâmico permite avaliar o fluxo urinário e nos dá informações sobre o esvaziamento vesical?
Alternativas
Q730164 Fisioterapia
Sobre a avaliação da incontinência urinária, preencha as lacunas e assinale a alternativa correta. A ______________ permite avaliar o tamanho e a forma da bexiga e da uretra. A ______________ avalia a espessura e contornos da parede vesical. E a ____________ avalia a pressão de esfíncter uretral.
Alternativas
Q730165 Fisioterapia
A fisiologia da micção compreende duas fases: a de enchimento e a de esvaziamento da bexiga. O que ocorre durante a fase de enchimento?
Alternativas
Q730166 Fisioterapia
O que ocorre durante a micção?
Alternativas
Q730167 Fisioterapia
O sistema nervoso parassimpático atua no corpo da bexiga através de qual nervo?
Alternativas
Q730168 Fisioterapia
A micção depende de um reflexo espino-bulboepinal. Através de qual nervo o sistema nervoso simpático atua no colo vesical?
Alternativas
Q730169 Fisioterapia
Qual é a função dos receptores beta localizados no corpo da bexiga?
Alternativas
Q730170 Fisioterapia
Qual é o principal centro facilitador da micção, localizado na substância cinzenta pontinamesencefálica:
Alternativas
Q730171 Fisioterapia
Sobre as quatro trajetórias neurológicas no controle da micção, preencha as lacunas e assinale a alternativa correta. Classificamos de ______ quando o controle ocorre no núcleo detrusor tronco córtex cerebral; classificamos de ______ quando o controle ocorre no núcleo muscular detrusor espinal/sacral tronco cerebral; a classificação de _______ ocorre no esfíncter sacral-uretral da bexiga; e classificamos de _______ quando o controle ocorre na região sacral-cerebral
Alternativas
Q730172 Fisioterapia
Sobre bexiga neurogênica hiperativa e hipoativa, respectivamente, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q730173 Fisioterapia
Como podemos classificar o paciente que chega à clínica com perda urinária de urina acompanhada por forte desejo de urinar?
Alternativas
Q730174 Fisioterapia
A ocorrência da perda involuntária de urina quando a pressão intra-abdominal excede a pressão intravesical, na ausência de atividade detrusora, pode ser classificada como incontinência urinária de qual tipo?
Alternativas
Q730175 Fisioterapia
Durante a avaliação fisioterapêutica em pacientes com incontinência urinária feminina verifica-se a capacidade contrátil do assoalho pélvico através da inspeção e palpação do músculo levantador do ânus. Durante o exame solicita-se à paciente realizar a contração dos músculos pélvicos observando o tônus, a duração da contração, e o grau de contração. Qual exame foi descrito acima?
Alternativas
Q730176 Fisioterapia
A hiperatividade vesical (HV) é uma patologia que acomete todas as faixas etárias com grande repercussão psicossocial e econômica, sendo a maior causa de incontinência urinária na mulher. Para tratar essas pacientes, é utilizado um equipamento que gera uma reeducação vesical, de forma que processos fisiológicos inconsciente são tornados conscientes através de estímulos táteis, visuais e auditivos gerados por uma sonda na vagina inflável. Assinale a alternativa correta sobre qual equipamento foi descrito acima para reabilitação de pacientes com HV.
Alternativas
Q730177 Fisioterapia
A cistite crônica intersticial é uma doença que afeta a bexiga e é caracterizada por uma grande variedade de sintomas irritativos, dor suprapúbica, dor pélvica e dispareunia. Qual tratamento fisioterapêutico atua por um mecanismo que envolve a inibição reflexa motora da bexiga ativando as fibras simpáticas inibitórias na patologia citada acima? 
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: D
4: E
5: A
6: B
7: D
8: A
9: C
10: E
11: B
12: E
13: C
14: D
15: C
16: B
17: D
18: C
19: A
20: E