Questões de Concurso Público EBSERH 2015 para Fisioterapeuta - Terapia Intensiva Pediátrica

Foram encontradas 25 questões

Q530809 Fisioterapia

Preencha as lacunas e assinale a alternativa correta.


O sistema ______________pode ser subdividido em porção condutora e porção ____________. Esta última é composta pelos bronquíolos respiratórios, pelos ductos alveolares, pelos _____________ e pelos _________________________ .

Alternativas
Q530810 Fisioterapia
Lactente, 6 meses de vida, sob ventilação pulmonar mecânica invasiva, está posicionado em decúbito dorsal (sem elevação de decúbito). Neste lactente, qual seria a relação entre as pressões sanguíneas (Ppa= pressão sistólica da artéria pulmonar e Ppv= pressão venosa capilar pulmonar) e a pressão alveolar (PA) na Zona I de West dos pulmões?
Alternativas
Q530811 Fisioterapia
Ao realizar a semiologia neurológica de uma criança de 5 anos de idade, com distúrbio neurológico agudo, é recomendada a aplicação e a análise do escore de nível de consciência e, se a criança estiver sedada, de um escore de sedação. Assinale a alternativa que inclui o escore de nível de consciência e um escore que pode ser utilizado para avaliar o nível de sedação da criança.
Alternativas
Q530812 Fisioterapia
Assinale a alternativa que melhor correlaciona-se com os critérios clínicos de diagnóstico precoce da insuficiência ventilatória aguda em pediatria.
Alternativas
Q530813 Fisioterapia

Preencha as lacunas e assinale a alternativa correta.


Didaticamente, a insuficiência ventilatória aguda (IVA) pode ser subdividida em Tipo I ou ______________________, quando os mecanismos determinantes estão relacionados a uma falha ____________________ e em Tipo II ou ____________________ , quando as trocas gasosas estão preservadas e as alterações existentes têm origem no sistema que envolve a bomba muscular respiratória.

Alternativas
Q530814 Fisioterapia

Preencha a lacuna e assinale a alternativa correta.


A ventilação alveolar pode ser representada pela equação: VA= FR x (Vt – Vd), em que FR corresponde à _______________ do paciente.

Alternativas
Q530815 Fisioterapia
O efeito “shunt pulmonar” está presente nas doenças respiratórias que cursam com consolidação e infiltrados no raio-x pulmonar. Assinale a alternativa que inclui uma doença que NÃO determina estas alterações no raio-x.
Alternativas
Q530816 Fisioterapia
Qual dos índices de oxigenação apresentados a seguir é frequentemente aplicado à beira do leito, devido a sua praticidade e facilidade de utilização e interpretação?
Alternativas
Q530817 Fisioterapia
Qual das alternativas a seguir inclui a descrição da imagem radiológica dos pulmões que confirma o diagnóstico clínico de pneumonia bacteriana?
Alternativas
Q530818 Fisioterapia
Ao analisar uma curva normal de capnografia volumétrica, qual das alternativas a seguir se refere às Fases I, II e III, respectivamente?
Alternativas
Q530819 Fisioterapia
Segundo a I Recomendação Brasileira de Fisioterapia Respiratória em Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica e Neonatal (2012), qual das intervenções de fisioterapia respiratória a seguir, com o objetivo de desobstrução das vias aéreas, NÃO pode ser aplicada em recém-nascidos e lactentes sob ventilação pulmonar mecânica e no período de até 12 horas após a extubação?
Alternativas
Q530820 Fisioterapia
Segundo a I Recomendação Brasileira de Fisioterapia Respiratória em Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica e Neonatal (2012), qual decúbito no leito é recomendado para crianças cronicamente enfermas (sob ventilação pulmonar mecânica invasiva e com relação PaO2/FiO2 < 200) como adjuvante da fisioterapia respiratória, objetivando a desobstrução das vias aéreas e a reexpansão pulmonar?
Alternativas
Q530821 Fisioterapia
A tosse assistida (de forma mecânica ou manual) pode ser aplicada em crianças com idade acima de seis anos e com doenças neuromusculares e/ou doenças respiratórias crônicas, que cursem com alterações no pico de fluxo expiratório (PFE em L/min) a partir de qual valor de referência?
Alternativas
Q530822 Fisioterapia
Sabe-se que as condições nutricionais da criança em UTI ocasionam efeitos sob a função pulmonar, pois esses efeitos induzem às seguintes alterações no sistema respiratório:
Alternativas
Q530823 Fisioterapia
Assinale a alternativa que apresenta a equação utilizada para calcular a constante de tempo inspiratória (Ct) de pacientes em ventilação pulmonar mecânica. Sendo, Rva= resistência das vias aéreas; Cdin= complacência dinâmica pulmonar; VC= volume corrente; Csr= complacência do sistema respiratório.
Alternativas
Q530824 Fisioterapia
É recomendado, que previamente à extubação, o paciente pediátrico seja submetido a um teste de respiração espontânea (TRE). Assinale a alternativa que corresponde ao melhor momento para a aplicação do TRE.
Alternativas
Q530825 Fisioterapia
Alguns fatores podem aumentar a carga resistiva respiratória (CRR), dificultando o desmame e a extubação em pediatria. Assinale a alternativa que inclui pelo menos dois fatores que aumentam a CRR.
Alternativas
Q530826 Fisioterapia

Preencha as lacunas e assinale a alternativa correta.


A diminuição da condução __________________, a _______________, e as alterações na transmissão __________________são fatores que diminuem a competência neuromuscular de pacientes em ventilação pulmonar mecânica.”

Alternativas
Q530827 Fisioterapia
Em ventilação pulmonar mecânica, qual é a definição do termo “ciclagem”?
Alternativas
Q530828 Fisioterapia
Os efeitos cardiovasculares e respiratórios da imobilidade e do repouso no leito aumentam os riscos de alterações funcionais e a morbimortalidade de pacientes em UTI. Apresentam benefícios da mobilização do paciente em UTI, EXCETO
Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: C
4: D
5: A
6: B
7: E
8: B
9: B
10: D
11: E
12: A
13: B
14: C
15: C
16: D
17: B
18: A
19: C
20: E