Questões de Concurso Público EBSERH 2015 para Fonoaudiólogo
Foram encontradas 25 questões
A. Fissuras Pré-Forame Incisivo. B. Fissura Pós-Forame Incisivo. C. Fissuras Transforame Incisivo. D. Fissuras raras da face.
( ) São as fissuras oblíquas, que atingem o lábio ou o nariz, podendo ainda atingir outras áreas.
( ) São fissuras exclusivamentes labiais, podendo ser unilateral, bilateral ou mediana.
( ) São as fissuras palatinas, na maioria medianas, podendo se situar na úvula ou se estender ao longo do palato duro e mole.
( ) Atingem o lábio, arcada alveolar e todo o palato, podendo ser unilateral ou bilateral.
Assinale a alternativa que apresenta essas forças antagônicas.
1. M. cricotireóideos. 2. M. cricoaritenóideos posteriores. 3. M. cricoaritenóideos laterais. 4. M. aritenóideos. 5. M. tireoaritenóideos.
( ) Principais tensores das pregas vocais, responsáveis pelos tons graves. ( ) Abrem as pregas vocais, permitindo a respiração.
( ) Fecham a porção cartilaginosa das pregas vocais. ( ) Fecham a porção membranosa das pregas vocais. ( ) Alongam as pregas vocais, produzindo os tons agudos.
I. Os zumbidos são geralmente classificados como incapacitantes.
II. É um sintoma e não uma doença.
III. As causas metabólicas são as mais frequentes.
IV. Podem ser classificados como pulsáteis e não pulsáteis.
I A disfonia deve ter sido causada pela formação de nódulos vocais.
II. O abuso vocal deve ter lesado o espaço de Reinke.
III. As lesões benignas da laringe são mais frequentes em homens.
IV. Os nódulos vocais surgem de forma abrupta, sendo mais frequentes em homens.
( ) A ortopedia funcional dos maxilares tem por finalidade corrigir o posicionamento dos elementos dentários. ( ) O aparelho funcional trabalha para influenciar a normalização dos músculos orofaciais até o estabelecimento da oclusão normal. ( ) Inicialmente os aparelhos fixos foram rejeitados por serem considerados abordagem mecânica simplista em comparação aos aparelhos ortopédicos funcionais. ( ) A fase da dentadura decídua é a que mais proporciona reparo e resposta tissular para o tratamento ortopédico funcional dos maxilares. ( ) A ortopedia funcional dos maxilares é um tratamento muito útil para a ortodontia, mas o seu maior desafio é a colaboração do paciente que precisa fazer uso em tempo integral.
1. Abordagem psicolinguística da fluência. 2. Abordagem neurolinguística da fluência. 3. Abordagem na vertente contextualizada – Análise do discurso. 4. Abordagem fenomenológica da fluência.
( ) Ruptura na transição nos diferentes níveis linguísticos, caracterizada por repetições ou prolongamentos involuntários, normalmente acompanhados por movimentos corporais ou faciais.
( ) A gagueira não é um problema de fala, mas um problema da identidade do sujeito que “luta" para não produzir um padrão de fala que prevê, para não se mostrar com uma imagem estigmatizada de falante.
( ) “... Pode ser definida pelas rupturas involuntárias do fluxo da fala, caracterizadas por repetições de sons e de sílabas, prolongamentos de sons, bloqueios e posições articulatórias fixas. Essas alterações diminuem a velocidade da fala e provocam um grau de rompimento acima da taxa pertinente à idade do falante ..."
( ) “... O ato de falar gaguejando envolve tensões que são como 'invólucros'. Essas tensões correlacionam-se, impedindo o sinergismo muscular necessário para falar fluentemente..."
Paciente, de 10 anos, sexo masculino, tinha o hábito diário de gritar na escola durante o recreio, enquanto jogava futebol. Com o passar do tempo, começou a apresentar irritação na garganta e alterações na voz. O exame laringoscópico indireto revelou a presença de nódulos bilaterais e o paciente foi submetido a um programa de reabilitação e orientação vocal. Após um período de 20 semanas, obteve-se significativa melhora na qualidade vocal e regressão dos nódulos vocais apresentados.
Na avaliação fonoaudiológica realizada no caso descrito, foi diagnosticada uma disfonia classificada como:
Paciente, de 10 anos, sexo masculino, tinha o hábito diário de gritar na escola durante o recreio, enquanto jogava futebol. Com o passar do tempo, começou a apresentar irritação na garganta e alterações na voz.
O exame laringoscópico indireto revelou a presença de nódulos bilaterais e o paciente foi submetido a um programa de reabilitação e orientação vocal. Após um período de 20 semanas, obteve-se significativa melhora na qualidade vocal e regressão dos nódulos vocais apresentados.
Os sintomas vocais e as alterações nas pregas vocais citadas no caso descrito, em decorrência da hiperfunção vocal, foram causados por: