Questões de Concurso Público EBSERH 2015 para Fonoaudiólogo

Foram encontradas 25 questões

Q530679 Fonoaudiologia
Estima-se que no Brasil existam cerca de 180.000 portadores de malformações faciais, sendo a ocorrência da ordem de 1 para cada 650 nascimentos, tendo-se o índice de 35% de mortalidade no primeiro ano de vida. Dentre as classificações das malformações faciais, uma das mais utilizadas é a classificação proposta por SPINA & cols. (1972), a qual toma como ponto de referência o Forame Incisivo. Relacione as duas colunas referente à classificação proposta por Spina & cols e assinale a alternativa com a sequência correta.
A. Fissuras Pré-Forame Incisivo. B. Fissura Pós-Forame Incisivo. C. Fissuras Transforame Incisivo. D. Fissuras raras da face.
( ) São as fissuras oblíquas, que atingem o lábio ou o nariz, podendo ainda atingir outras áreas.
( ) São fissuras exclusivamentes labiais, podendo ser unilateral, bilateral ou mediana.
( ) São as fissuras palatinas, na maioria medianas, podendo se situar na úvula ou se estender ao longo do palato duro e mole.
( ) Atingem o lábio, arcada alveolar e todo o palato, podendo ser unilateral ou bilateral.
Alternativas
Q530680 Fonoaudiologia
Assinale a alternativa que NÃO corresponde às orientações básicas dadas aos pais no período pré e pós-cirúrgico da Queiloplastia segundo as autoras Altmann E.B. & cols.
Alternativas
Q530681 Fonoaudiologia
O atendimento das disfagias no ambiente hospitalar no Brasil é uma prática relativamente recente. Foi a partir de 1990 que o fonoaudiólogo assumiu alguns serviços de atendimento ao paciente agudo, disfágicos de origem neurogênica – pós-Acidente Vascular Cerebral e traumatismo Crânio Encefálico – atendimento em UTI e semi - UTI, adulta e pediátrica. Considerando as informações, assinale a alternativa que define Disfagia.
Alternativas
Q530682 Fonoaudiologia
O audiograma é um gráfico que representa o nível de audição de uma pessoa. A curva mostra o limiar do nível auditivo em dB HL. Estes são os sons mais baixos que uma pessoa consegue ouvir a uma dada frequência, em relação a pessoas com uma audição normal. Os audiogramas constituem uma das ferramentas para definir o tipo e o nível de perda auditiva em cada ouvido. Assinale a alternativa que corresponda ao tipo, grau e configuração que aparece no audiograma demonstrado a seguir.
Imagem associada para resolução da questão

Alternativas
Q530683 Fonoaudiologia
Observe a seguinte figura do sistema auditivo e assinale a alternativa que apresenta os nomes das estruturas correspondentes aos números.
Imagem associada para resolução da questão
Alternativas
Q530684 Fonoaudiologia
Durante a fonação, a energia aerodinâmica gerada pelo fluxo expiratório é convertida em energia acústica pela vibração das pregas vocais. Para que a vibração ocorra, é necessário que forças antagônicas atuem sobre as pregas vocais produzindo a sua abertura e fechamento de modo sucessivo.
Assinale a alternativa que apresenta essas forças antagônicas.
Alternativas
Q530685 Fonoaudiologia
Os mecanismos que possibilitam a mudança da frequência da voz dependem diretamente:
Alternativas
Q530686 Fonoaudiologia
Relacione os cinco músculos intrínsecos da laringe com as suas respectivas funções e assinale a alternativa com a sequência correta.
1. M. cricotireóideos. 2. M. cricoaritenóideos posteriores. 3. M. cricoaritenóideos laterais. 4. M. aritenóideos. 5. M. tireoaritenóideos.
( ) Principais tensores das pregas vocais, responsáveis pelos tons graves. ( ) Abrem as pregas vocais, permitindo a respiração.
( ) Fecham a porção cartilaginosa das pregas vocais. ( ) Fecham a porção membranosa das pregas vocais. ( ) Alongam as pregas vocais, produzindo os tons agudos.
Alternativas
Q530687 Fonoaudiologia
A avaliação auditiva infantil e o processamento do som podem ser realizados por meio de exames subjetivos, sendo eles:
Alternativas
Q530688 Fonoaudiologia
São causas pré-natais da deficiência auditiva na criança:
Alternativas
Q530689 Fonoaudiologia
Observe o Aparelho auditivo a seguir e assinale a alternativa que apresenta o nome das estruturas correspondentes aos números.
Imagem associada para resolução da questão



Alternativas
Q530690 Fonoaudiologia
O microfone é um dos componentes internos do Aparelho de Amplificação Sonora Individual e sobre ele é correto afirmar que:
Alternativas
Q530691 Fonoaudiologia
Paciente, 32 anos, procura atendimento médico com quadro de zumbido que se iniciou há cerca de 1 ano. A queixa é bilateral, assemelha-se ao som de uma cigarra e o incomoda muito. Com relação ao quadro clínico e aos zumbidos, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).
I. Os zumbidos são geralmente classificados como incapacitantes.
II. É um sintoma e não uma doença.
III. As causas metabólicas são as mais frequentes.
IV. Podem ser classificados como pulsáteis e não pulsáteis.
Alternativas
Q530692 Fonoaudiologia
Paciente, 25 anos, procura atendimento médico com quadro de disfonia que se iniciou há cerca de 6 horas após ir em jogo de futebol e torcer fervorosamente pelo seu time de coração. Com relação ao quadro clínico apresentado e à formação da voz e disfonia, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).
I A disfonia deve ter sido causada pela formação de nódulos vocais.
II. O abuso vocal deve ter lesado o espaço de Reinke.
III. As lesões benignas da laringe são mais frequentes em homens.

IV. Os nódulos vocais surgem de forma abrupta, sendo mais frequentes em homens.
Alternativas
Q530693 Fonoaudiologia
A oclusão perfeita acontece pelo crescimento harmônico da face, da maxila e da mandíbula e pela implantação correta dos dentes nas bases ósseas, sendo possível estimular e conseguir este padrão com as terapêuticas ortopédicas, mecânicas e funcionais (Faltin-ABO, 2014). Sobre o assunto, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) A ortopedia funcional dos maxilares tem por finalidade corrigir o posicionamento dos elementos dentários. ( ) O aparelho funcional trabalha para influenciar a normalização dos músculos orofaciais até o estabelecimento da oclusão normal. ( ) Inicialmente os aparelhos fixos foram rejeitados por serem considerados abordagem mecânica simplista em comparação aos aparelhos ortopédicos funcionais. ( ) A fase da dentadura decídua é a que mais proporciona reparo e resposta tissular para o tratamento ortopédico funcional dos maxilares. ( ) A ortopedia funcional dos maxilares é um tratamento muito útil para a ortodontia, mas o seu maior desafio é a colaboração do paciente que precisa fazer uso em tempo integral.
Alternativas
Q530694 Fonoaudiologia
O processo terapêutico em motricidade orofacial envolve o preparo da musculatura para proporcionar a conscientização, organização e adequação de:
Alternativas
Q530695 Fonoaudiologia
Assinale a alternativa que apresenta o ponto e o modo articulatório do fonema /f/.
Alternativas
Q530696 Fonoaudiologia
A Gagueira tem sido amplamente estudada por diferentes áreas do conhecimento dada sua complexidade e possibilidades de interpretação. Teorias, terminologia e conceituação são bastante diversificadas, fundamentando-se em diferentes correntes do pensamento científico, e direcionando o olhar dos estudiosos da gagueira para teorias orgânicas, psicológicas e sociais. O  que permite uma infinidade de leituras do “mesmo" objeto de estudo. O conhecimento destes diferentes olhares é fundamental para o embasamento da prática clínica. Relacione a teoria da gagueira e a definição correspondente a cada abordagem e assinale a alternativa com a sequência correta.
1. Abordagem psicolinguística da fluência. 2. Abordagem neurolinguística da fluência. 3. Abordagem na vertente contextualizada – Análise do discurso. 4. Abordagem fenomenológica da fluência.
( ) Ruptura na transição nos diferentes níveis linguísticos, caracterizada por repetições ou prolongamentos involuntários, normalmente acompanhados por movimentos corporais ou faciais.
( ) A gagueira não é um problema de fala, mas um problema da identidade do sujeito que “luta" para não produzir um padrão de fala que prevê, para não se mostrar com uma imagem estigmatizada de falante.
( ) “... Pode ser definida pelas rupturas involuntárias do fluxo da fala, caracterizadas por repetições de sons e de sílabas, prolongamentos de sons, bloqueios e posições articulatórias fixas. Essas alterações diminuem a velocidade da fala e provocam um grau de rompimento acima da taxa pertinente à idade do falante ..."
( ) “... O ato de falar gaguejando envolve tensões que são como 'invólucros'. Essas tensões correlacionam-se, impedindo o sinergismo muscular necessário para falar fluentemente..."
Alternativas
Q530697 Fonoaudiologia
Utilize o caso clínico a seguir para responder a questão.
Paciente, de 10 anos, sexo masculino, tinha o hábito diário de gritar na escola durante o recreio, enquanto jogava futebol. Com o passar do tempo, começou a apresentar irritação na garganta e alterações na voz. O exame laringoscópico indireto revelou a presença de nódulos bilaterais e o paciente foi submetido a um programa de reabilitação e orientação vocal. Após um período de 20 semanas, obteve-se significativa melhora na qualidade vocal e regressão dos nódulos vocais apresentados.
Na avaliação fonoaudiológica realizada no caso descrito, foi diagnosticada uma disfonia classificada como:
Alternativas
Q530698 Fonoaudiologia
Utilize o caso clínico a seguir para responder a questão.
Paciente, de 10 anos, sexo masculino, tinha o hábito diário de gritar na escola durante o recreio, enquanto jogava futebol. Com o passar do tempo, começou a apresentar irritação na garganta e alterações na voz.
O exame laringoscópico indireto revelou a presença de nódulos bilaterais e o paciente foi submetido a um programa de reabilitação e orientação vocal. Após um período de 20 semanas, obteve-se significativa melhora na qualidade vocal e regressão dos nódulos vocais apresentados.
Os sintomas vocais e as alterações nas pregas vocais citadas no caso descrito, em decorrência da hiperfunção vocal, foram causados por:
Alternativas
Respostas
1: C
2: E
3: B
4: D
5: A
6: C
7: C
8: C
9: A
10: B
11: C
12: B
13: C
14: A
15: D
16: C
17: B
18: C
19: D
20: B