Questões de Concurso Público EBSERH 2015 para Médico - Psiquiatria

Foram encontradas 23 questões

Q532619 Psiquiatria
A respeito do Delirium, podemos afirmar que
Alternativas
Q532620 Psiquiatria
Uma paciente de 28 anos relata ao seu médico que, há cerca de 1 ano, apresenta uma necessidade “incontrolável” de movimentar as pernas quando está sentada. Diz ter que movimentá-las, pois sente uma “grande agonia” nas pernas quando está parada, e quando as movimenta, essa agonia é aliviada momentaneamente. A paciente afirma que essas situações têm ocorrido quase diariamente no fim da tarde – e têm causado prejuízo no seu funcionamento social e profissional. Qual é o provável diagnóstico para o caso dessa paciente?
Alternativas
Q532621 Psiquiatria
Sobre o Transtorno Bipolar Tipo I, é correto afirmar que
Alternativas
Q532622 Psiquiatria
Um médico gastroenterologista de um hospital geral pediu ajuda ao seu colega psiquiatra, para avaliação de uma paciente que apresentava sintomas depressivos, devido a uma longa internação que estava desgastando-a de forma importante. Após o psiquiatra acompanhar o gastroenterologista em uma visita a essa paciente, foi confirmada a hipótese diagnóstica de Transtorno Depressivo Maior. O psiquiatra sugeriu o uso de um fármaco Inibidor Seletivo da Recaptação de Serotonina. Assinale a alternativa que contém apenas medicamentos da classe medicamentosa sugerida pelo psiquiatra (Inibidores Seletivos da Recaptação de Serotonina).
Alternativas
Q532623 Psiquiatria
Maria, 55 anos, vai à primeira consulta psiquiátrica acompanhada do seu filho, após aceitar a necessidade de ajuda. Maria afirma que tem uma dificuldade persistente de se desfazer de pertences, por mais insignificantes que os mesmos possam parecer. Ela reconhece que essa dificuldade se deve a uma necessidade de guardar os itens e um grande sofrimento associado a descartá-los. Por esse hábito, Maria diz que 2 dos 4 quartos do seu apartamento estão completamente obstruídos por objetos dispensáveis. Ela também relata que não recebe visitas por ter vergonha do estado de sua casa e fala que os filhos têm a visitado cada vez menos, por se sentirem desconfortáveis no local. Sabendo que Maria não tem qualquer acometimento clínico, podemos considerar que se trata de um diagnóstico de
Alternativas
Q532624 Psiquiatria
Sobre o tratamento adequado da esquizofrenia, podemos afirmar que
Alternativas
Q532625 Psiquiatria
Em relação à abstinência de álcool, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q532626 Psiquiatria
Letícia, 28 anos, afirma relata que há cerca de 3 anos, vem apresentando “medo de elevador”. Afirma ficar extremamente ansiosa quando tem que enfrentar alguma situação na qual é necessário utilizar o elevador e só consegue utilizá-lo, atualmente, na presença de alguém conhecido e nessas situações Letícia fica de olho fechado em todo o trajeto e de mãos dadas com que a acompanha. Quando está sozinha, ela sempre sobe pelas escadas e isso lhe causa um transtorno diário, já que trabalha no 15º andar de um prédio. Letícia afirma que esse medo é pontual e não sente medo referente a outros objetos ou situações. Também não passou por qualquer evento traumático relacionado a elevadores. Ela relata que, mesmo vendo as revisões periódicas do elevador do prédio onde trabalha, não consegue se tranquilizar e utilizar o elevador de forma “natural”. Diante do exposto, qual é o provável diagnóstico de Letícia?
Alternativas
Q532627 Psiquiatria
Sobre o transtorno de pânico, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q532628 Psiquiatria
Isabela, 18 anos, vem apresentando, há cerca de 7 meses, episódios recorrentes de compulsão alimentar, nos quais afirma que perde o controle e “come tudo pela frente” em um curto espaço de tempo. Depois desses episódios, que têm ocorrido pelo menos 4 vezes por semana nos últimos 4 meses, Isabela se sente culpada e tem comportamentos compensatórios inapropriados para “se livrar dessas calorias” e impedir o ganho de peso, como induzir vômitos, usar laxantes e fazer exercícios em excesso. Ela está com IMC atual de 26 kg/m² e se sente muito frustrada com isso. Em relação ao que foi apresentado, qual é o provável diagnóstico de Isabela?
Alternativas
Q532629 Psiquiatria
Em relação aos critérios diagnósticos do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais – 5ª Edição (DSM-5) –, assinale a alternativa correta relacionada ao Transtorno de Estresse Pós-Traumático.
Alternativas
Q532631 Psiquiatria
Um paciente de 22 anos chegou à emergência de um hospital geral com uma paralisia que começou, há cerca de 3 horas, em seu membro superior direito. Essa alteração ocorreu logo após o paciente ter uma ríspida discussão com seu chefe e ser demitido. Primeiramente, o neurologista foi chamado e, após a realização de exames clínico-neurológicos, de imagem e laboratoriais, relatou que “não achou nada de anormal” e que esse sinal de paralisia em membro superior direito era inconsistente com os exames. Esse paciente era previamente hígido e não utilizava medicações ou drogas ilícitas. Ao contatar seu colega psiquiatra, o neurologista falou que estava achando estranha a atitude do paciente, que não demonstrava preocupação e mostrava certa indiferença acerca da natureza e das implicações do sinal que apresentava (paralisia de membro superior direito). Diante do quadro apresentado, qual é o provável diagnóstico desse paciente?
Alternativas
Q532632 Psiquiatria
Assinale a alternativa que expressa uma ideia correta sobre os aspectos da abordagem na emergência psiquiátrica.
Alternativas
Q532633 Psiquiatria

Em relação aos 3 critérios diagnósticos que devem ser preenchidos para o diagnóstico de deficiência intelectual, segundo o DSM-5, analise as assertivas e assinale a alternativa com a sequência correta.

I. Déficits em funções intelectuais como raciocínio, solução de problemas, planejamento, pensamento abstrato, juízo, aprendizagem acadêmica e aprendizagem pela experiência, confirmados tanto pela avaliação clínica quanto por testes de inteligência padronizados e individualizados.

II. Início dos déficits intelectuais a partir da terceira década de vida.

III. Déficits em funções adaptativas que resultam em fracasso para atingir padrões de desenvolvimento e socioculturais em relação à independência pessoal e responsabilidade social. Sem apoio continuado, os déficits de adaptação limitam o funcionamento em uma ou mais atividades diárias, como comunicação, participação social e vida independente, e em múltiplos ambientes, como em casa, na escola, no local de trabalho e na comunidade.

IV. Início dos déficits intelectuais e adaptativos durante o período de desenvolvimento.

V Padrão persistente de desatenção e/ou hiperatividade-impulsividade que interfere no funcionamento e no desenvolvimento.

VI. Um período distinto de humor anormal e persistente elevado, expansivo ou irritável e aumento anormal e persistente da atividade dirigida a objetivos ou da energia, com duração mínima de uma semana e presente na maior parte do dia, quase todos os dias (ou qualquer duração, se a hospitalização se fizer necessária).

Alternativas
Q532634 Psiquiatria
Em relação ao tratamento de pacientes com transtorno do espectro autista, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q532635 Psiquiatria
Sobre os conceitos da terapia cognitivo-comportamental, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q532636 Psiquiatria
Uma mãe leva seu filho de 6 anos para a primeira consulta psiquiátrica. Ela afirma que “não sabe mais o que fazer”, pois, há cerca de 1 ano, o menino apresenta-se muito “agitado”, tanto em casa, quanto na escola, onde os pais são chamados frequentemente pela professora para ficarem cientes das queixas. A mãe fala que o menino frequentemente fica batucando e fazendo barulho com as mãos na mesa nas poucas vezes em que consegue ficar sentado. Dificilmente fica quieto na cadeira e vive correndo e subindo em mesas, sofás e bancos de forma inapropriada. A mãe diz que o garoto “fala muito”, interrompendo conversas de adultos e respondendo antes que as pessoas acabem de lhe fazer uma pergunta. Relata que a criança parece ficar com o “motor ligado constantemente” e que tem extrema dificuldade em dar uma continuidade às atividades, tanto na escola, quanto em casa. Apesar de negar que o menino tenha um comportamento opositor ou desafiante e de afirmar que o garoto é esperto e inteligente, a mãe diz que se sente esgotada e está muito preocupada com futuro do filho. Referente ao que foi apresentado, qual é o diagnóstico desse menino?
Alternativas
Q532637 Psiquiatria
Qual das alternativas das alternativas apresentadas a seguir expressa um indivíduo com transtorno de personalidade narcisista, segundo os critérios diagnósticos do DSM-5?
Alternativas
Q532638 Psiquiatria
As diretrizes clínicas elaboradas para orientar o tratamento da depressão na atenção básica definiram algumas características gerais para aumentar a custo-efetividade das intervenções. Assinale a alternativa que apresenta uma dessas diretrizes.
Alternativas
Q532639 Psiquiatria

Os seguintes critérios diagnósticos:

a) Por um período de pelo menos seis meses, excitação sexual recorrente e intensa resultante do ato de ser humilhado, espancado, amarrado ou vítima de qualquer outro tipo de sofrimento, conforme manifestado por fantasias, impulsos ou comportamentos;

b) As fantasias, os impulsos sexuais ou os comportamentos causam sofrimento clinicamente significativo ou prejuízo no funcionamento social, profissional ou em outras áreas importantes da vida do indivíduo. Correspondem a qual transtorno, segundo o DSM-5?

Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: A
4: C
5: E
6: C
7: E
8: A
9: B
10: D
11: E
12: A
13: D
14: C
15: A
16: B
17: E
18: C
19: D
20: E