Questões de Concurso Público EBSERH 2016 para Jornalista (Nacional)
Foram encontradas 22 questões
Considerando as normas fixadas pelo Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.
I. O exercício da profissão de jornalista é uma atividade de natureza social e de finalidade pública, subordinado ao Código de Ética.
II. O compromisso fundamental do jornalista é com a verdade dos fatos e seu trabalho se pauta apenas na precisa apuração dos acontecimentos.
III. Sempre que considerar correto e necessário, o jornalista resguardará a origem e a identidade de suas fontes de informação.
IV. O jornalista deve preservar apenas a língua e a cultura nacionais. Aplicação do Código de Ética.
V. O Jornalista deve permitir, em qualquer circunstância, o direito de resposta às pessoas envolvidas ou mencionadas em sua matéria.
Mesmo na comunicação massiva (inclusive a estética), onde a produção cultural é manipulada pela iniciativa privada para obter lucro e sucesso, as artes têm três funções (Beltrão): criativa, lúdica e comunicativa. Nessa perspectiva, analise as assertivas a seguir e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).
I. A comunicação estética deve ter um sentido, caso contrário, se dificilmente decodificável, não atingiria a massa que não teria refinamento para entendê-la.
II. A mercadoria-mensagem não teria colocação no mercado consumidor e estaria fadada ao insucesso.
III. As contradições entre arte superior e popular está no fato de que as populares não encontram espaço nos meios de comunicação enquanto as superiores ou de vanguarda despertam cada vez menos interesse do mercado.
Um projeto gráfico deve guiar o leitor por sua diagramação. Os elementos da página, como manchete, títulos, textos, legendas e subtítulos devem respeitar uma hierarquia da informação. O que for mais importante fica em cima. Assim, existem zonas de visualização em uma página de jornal que vão da esquerda para a direita e de cima para baixo. Correlacione corretamente as letras que estão na imagem com os números que definem as zonas de visualização e assinale a alternativa com a sequência correta.
1. Zona Principal ou primária.
2. Zona Secundária.
3. Zona morta.
4. Zona ótica.
5. Centro Geométrico.
As fontes tipográficas podem ser classificadas pelo nome (onomástica) e por famílias com características comuns, como serifas e espessura das hastes. Cada qual tem vantagens e desvantagens em relação à leiturabilidade. Assim, associe os números correspondentes às famílias às letras dos nomes das fontes correspondentes, e assinale a alternativa com a sequência correta.
1. Lapidária ou Sem Serifa.
2. Romana antiga.
3. Romana Moderna.
4. Egípcia ou serifas grossas.
5. Artística.
A. Garamond.
B. Arial.
C. Bodoni.
D. Comic Sans.
E. Chaparral.
Um gênero jornalístico se constitui de parâmetros textuais, relativamente estáveis, utilizados pelo profissional da informação para relatar acontecimentos, ideias, produtos e serviços, estruturados por um ou mais propósitos comunicativos. Relacione os gêneros jornalísticos mais legitimados pelo jornalismo com os tipos de texto e assinale a alternativa com a sequência correta.
1. Informativo
2. Opinativo
3. Interpretativo
A. Editorial.
B. Nota.
C. Notícia.
D. Análise.
E. Perfil.
F. Crônica.
O Jornalismo Digital, também conhecido por webjornalismo e jornalismo na internet, ganhou impulso na década de 90, quando os principais jornais do mundo sentiram a necessidade de estar presentes no meio digital. Inicialmente uma metáfora do jornalismo impresso, o digital passou a ter características próprias. Relacione as características do Jornalismo Digital à sua definição e assinale a alternativa com a sequência correta.
1. Hipertextualidade.
2. Multimidialidade.
3. Memória.
4. Instantaneidade.
5. Personalização.
6. Interatividade.
A. Permite a atualização contínua das informações.
B. Narrativa que torna possível ao leitor/produtor construir o seu caminho de leitura por meio de links.
C. Configuração de produtos jornalísticos a partir de interesses individuais.
D. Produto jornalístico composto por texto, som e imagem estática e em movimento em um só produto.
E. Forma dinâmica de acessar dados já publicados.
F. Permite a interação entre usuários, máquinas e veículos de comunicação.