Questões de Concurso Público Prefeitura de Pinhais - PR 2017 para Médico da Família - 30 H

Foram encontradas 18 questões

Q1081247 Medicina
Os avanços contínuos na atenção à saúde, com melhora das condições sanitárias e do poder aquisitivo da população, tornaram a desnutrição uma condição menos relevante nas últimas décadas. Entretanto, ela ainda é considerada um problema de saúde pública, devido à alta morbimortalidade, nos países pobres e em desenvolvimento como o Brasil. Vários são os métodos utilizados para a classificação do estado nutricional do paciente. Dados bioquímicos, como contagem global de linfócitos, medida de proteínas séricas como transferrina, albumina, sendo as mais sensíveis a pré-albumina e a proteína do retinol. Em relação à contagem de linfócitos, é correto classificar desnutrição moderada valores de interpretação dos parâmetros nutricionais a partir de
Alternativas
Q1081248 Medicina
Qual é a única contraindicação absoluta para a realização da vacina contra influenza?
Alternativas
Q1081249 Medicina
Paciente de 58 anos, masculino e com diagnóstico prévio de cirrose hepática, procura pronto atendimento médico com quadro de dor abdominal, febre, calafrios, náuseas, vômitos, diarreia, alteração do estado neurológico e até inespecífica, como queda do estado geral. Foi realizada no pronto atendimento paracentese que identificou polimorfonucleares superiores a 250 células/mm3 . Cultura positiva para um único germe sem evidências laboratorial de infecção intra-abdominal. Qual é o provável diagnóstico clínico?
Alternativas
Q1081250 Medicina
Paciente masculino de 68 anos, hipertenso, diabético, tabagista 1 maço/ dia e divorciado, é levado pelos familiares ao pronto atendimento médico com quadro clínico de hemiparesia motora pura; síndrome sensitiva pura; síndrome sensitivo-motora; ataxia-hemiparesia; disartria-clumsy hand. Segundo o Oxfordshire Community Stroke Project, é correto classificar o AVC desse paciente em
Alternativas
Q1081251 Medicina
São causas de cefaleia primária na unidade de emergência:
Alternativas
Q1081252 Medicina
A parafimose é uma emergência urológica que acomete, principalmente,
Alternativas
Q1081253 Medicina
Paciente masculino de 38 anos, solteiro, tabagista e em uso frequente de bebida alcoólica, relata prática sexual sem uso de preservativos nos últimos 10 dias. Procura pronto atendimento médico com queixa de disúria e descarga uretral purulenta há 5 dias. Qual é o provável diagnóstico clínico e o tratamento de escolha nesse momento?
Alternativas
Q1081254 Medicina
Qual é a primeira medida a ser tomada para paciente que procurou pronto atendimento médico com quadro de hipercalcemia (cálcio sérico >12 mg/dL)?
Alternativas
Q1081255 Medicina
Mulher de 34 anos e com 6 semanas de gestação é atendida no setor de emergência com quadro de dor abdominal de forte intensidade em punhalada na fossa ilíaca iniciado há duas horas e de forma repentina, apresentou, associado ao quadro, dois episódios de lipotimia e síncope ao ir ao banheiro. Nega sangramento vaginal, náuseas, vômitos e febre. História ginecológica G3P1A1, uso do DIU como último método contraceptivo. Nega doenças crônicas não transmissíveis. Exame físico: PA 75 x 55 mmHg, FC: 130 bpm, ritmo regular, Tx 37.2° , FR 12 ipm, hipocorada (2+/4+), abdome distendido difusamente, doloroso à palpação, em especial no quadrante inferior esquerdo. Em ectoscopia do períneo, não foi visualizado sangue ou fluido. Exame ginecológico revelou uma quantidade moderada de sangue no canal vaginal, com dor durante o exame bimanual à esquerda. O útero tem tamanho compatível com a gestação, não foram palpadas quaisquer massas anexiais. Os exames laboratoriais não evidenciaram alterações metabólicas, Hb: 7,3g/dL, Leucócitos: 13.800/mm, plaquetometria normal, ß-HCG na urina+, coagulograma normal, ß-HCG sérico: 12.200 mUI. US demonstrou hemorragia intra-abdominal no recesso de Morrison. Qual é o provável diagnóstico clínico?
Alternativas
Q1081256 Medicina
Paciente feminina de 22 anos e assintomática procura ESF para realizar exames laboratorias de rotina. Hemograma evidenciou anemia, microcitose, hipocromia, hemácias em alvo e pontilhado basófilo, reticulócitos aumentados. Eletroforese de hemoglobinas mostraram níveis elevados de hemoglobina A2. Os demais exames não mostraram alterações. Qual é o provável diagnóstico?
Alternativas
Q1081257 Medicina
O sistema único de saúde será financiado, nos termos do art. 195, com quais recursos orçamentários?
Alternativas
Q1081258 Medicina
Em relação à qualidade e ao grau de excelência de um indicador de saúde, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q1081259 Medicina
O conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde é o que se entende por
Alternativas
Q1081262 Medicina
O teste de Bruckner realizado na primeira consulta da puericultura e repetido no 4º , 6º , 12º mês de vida e 2º ano de vida tem como finalidade descartar doenças como
Alternativas
Q1081263 Medicina
O Ministério da Saúde segue a convenção elaborada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) que delimita o adolescente entre qual período de idade?
Alternativas
Q1081264 Medicina
Em pacientes diabéticos, a Hipertensão mascarada está associada a um risco aumentado de nefropatia, especialmente quando a elevação da PA ocorre durante qual período?
Alternativas
Q1081265 Medicina
Paciente masculino de 48 anos, hipertenso desde os 44 anos de idade, com níveis pressóricos controlados (MRPA), eutrófico, hábitos de vida saudáveis, negando outras doenças crônicas não transmissíveis e negando, também, história familiar de HA/DM, procura ESF no seu bairro para avaliação médica de rotina anual. Quais são os exames de rotina essenciais para o paciente hipertenso controlado?
Alternativas
Q1081266 Medicina
Paciente do sexo feminino, 63 anos, procurou unidade de emergência com quadro de dor e aumento do volume abdominal, precedida de anorexia e perda de peso. Sem sinais de hepatopatia crônica ao exame físico. Foram realizados exames bioquímicos do líquido ascético que evidenciou proteínas elevadas, pesquisa para células neoplásicas foi sugestiva para neoplasia maligna pouco diferenciada. CA 125: 1849U/Ml sugeriu carcinoma peritoneal por metástase de ovário. A ultrassonografia transvaginal evidenciou massa em região pélvica e a tomografia computadorizada de abdome demonstrou prováveis massas no grande omento. O estadiamento e a confirmação diagnóstica foram realizados através de laparotomia e do exame histopatológico, revelando neoplasia de origem epitelial com células atípicas e núcleos irregulares. Paciente com indicação de quimioterapia neoadjuvante à base de
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: C
4: B
5: E
6: A
7: C
8: B
9: D
10: E
11: A
12: E
13: C
14: A
15: B
16: C
17: E
18: D