Questões de Concurso Público UFBA 2017 para Assistente em Administração
Foram encontradas 19 questões
Uma das fontes de recursos financeiros da UFBA consiste em rendas provenientes de patentes, marcas, direitos autorais e outros previstos em lei.
Os rendimentos provenientes da retribuição de serviços cobrados pela UFBA constituem uma de suas fontes de recursos financeiros.
O planejamento proporciona senso de direção, focalizando esforços que promovem a integração e a coordenação das atividades dos membros organizacionais de tal forma que permite otimizar esforços e recursos organizacionais, estabelecendo prioridades e evitando os desperdícios e as redundâncias.
O planejamento reduz o impacto do
ambiente, obrigando os administradores a
enfrentarem e interpretarem as mudanças
ambientais para tomarem as medidas
necessárias para enfrentá-las.
O planejamento define parâmetros de controle na forma de critérios de avaliação do desempenho organizacional que asseguram a capacidade de adaptação e a flexibilidade organizacional, definindo limites criativos da ação gerencial.
O problema de direção é que, diferentemente das organizações, as pessoas são entidades complexas cujo comportamento é difícil de explicar e, consequentemente, difícil de prever e de controlar.
Assim como as outras funções da administração – planejamento, organização e controle –, a direção é um processo interpessoal e está relacionada com a administração das relações entre os membros organizacionais e a organização.
A função direção envolve o desenvolvimento de boas condições de trabalho, de um ambiente propício à cooperação entre os membros organizacionais e a resolução de eventuais conflitos que possam surgir.
Todas as pessoas compartilham um sistema cognitivo, percepções e valores e motivações, constituindo um padrão coletivo de referência que se torna bastante comum na interpretação das coisas.
Aquilo que duas pessoas comunicam entre si é determinado pela percepção que elas têm de si mesma e da outra pessoa na situação, independente de determinado contexto situacional.
Fazem parte do processo de comunicação dos indivíduos os órgãos sensoriais, como transmissores das mensagens, e os órgãos efetores, como receptores dos estímulos que provêm do ambiente.
O centro de comunicação é constituído pelo cérebro e pelo sistema nervoso, que funcionam como um sistema lógico e psicológico.
A comunicação humana é contingencial e é submetida ao campo de experiência que funciona como um poderoso filtro, constituído pelo sistema cognitivo e pelo sistema emocional, que submete todas as mensagens ao padrão de compreensão e de interpretação da pessoa.
Uma das dimensões das táticas de poder que utiliza a citação de regras que exigem obediência é a afirmação.
A razão é uma dimensão das táticas de poder que utiliza recompensas e punições, como promessas ou ameaças em relação a salários, avaliação do desempenho ou promoções para o exercício da autoridade.
A dimensão das táticas de poder que obtém apoio de outras pessoas na organização para uma determinada ideia é a barganha.
As habilidades de desenvolver um clima de aprendizado, desenhando e conduzindo informações e experiências, referem-se à competência de autogerenciamento do aprendizado.
A diversidade é um dos elementos presentes na competência de flexibilidade cultural necessária ao líder contemporâneo.
Na solução de problemas e na inovação, o líder deve ser hábil e também proporcionar um clima que encoraje e ajude as pessoas a desenvolver a competência da criatividade.