Questões de Concurso Público ADAF - AM 2018 para Fiscal Agropecuário Engenheiro Agrônomo

Foram encontradas 37 questões

Q1160355 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Os cuidados fitossanitários são um conjunto de ações que visam reduzir ou, ao extremo, eliminar as possibilidades de infestação de áreas indenes por parte de pragas ou doenças. No que tange ao controle da mosca da carambola (Bactrocera carambolae Drew & Hancoock), analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).
I. A mosca da carambola possui uma diversidade de hospedeiros, dentre os quais encontram-se as plantas de acerola, pitanga, laranja doce e tomate.
II. A normatização sobre a defesa fitossanitária dessa praga se encontra na Portaria 21/1999 do MAPA e tal portaria considera, como pano de fundo, a infestação dessa mosca em áreas indenes do estado do Amapá, a época.
III. Segundo a Portaria 21/1999 do MAPA, o procedimento para destruição de lotes de frutos somente deve ser executado quando da detecção da mosca da carambola.
Alternativas
Q1160356 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A citricultura é uma das mais importantes cadeias produtivas do agronegócio brasileiro. Embora a maior produção de citrícolas se concentre nas regiões sudeste e sul, pode-se dizer que sua produção é cosmopolita e abrange todas as regiões brasileiras. Considerando o risco de haver a contaminação de pomares indenes ou mesmo a infestação de pragas entre as regiões produtoras no Brasil, o MAPA editou, em 2003, a Instrução Normativa n° 16. Sobre esse assunto, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1160357 Engenharia Agronômica (Agronomia)
O Sistema Nacional de Sementes e Mudas, instituído pela Lei Federal n° 10.711/2003, objetiva garantir a identidade e a qualidade do material de multiplicação e de reprodução vegetal produzido, comercializado e utilizado em todo o território nacional. Considerando esse sistema, é de fundamental importância que o Engenheiro Agrônomo esteja familiarizado com algumas de suas terminologias. Mediante o exposto, relacione as colunas e assinale a alternativa com a sequência correta.


I. Amostra Oficial. II. Amostrador. III. Beneficiador. IV. Identidade Genética.


1. Pessoa física ou jurídica que presta serviços de beneficiamento de sementes ou mudas para terceiros, assistida por responsável técnico.
2. Conjunto de caracteres genotípicos e fenotípicos da cultivar que a diferencia de outras.
3. Pessoa física credenciada pelo MAPA para execução de amostragem.
4. Amostra retirada por fiscal, para fins de análise de fiscalização.
Alternativas
Q1160358 Engenharia Agronômica (Agronomia)
O melhoramento genético vegetal é uma das áreas das ciências agrárias que têm trazido grandes contribuições à agropecuária brasileira. Contudo, além de seguir rígidos padrões experimentais, que garantam uma identidade genética distinta, as novas cultivares também devem seguir rígidos padrões de registro junto ao MAPA. Sobre esse assunto e sobre a legalização de cultivares, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1160359 Engenharia Agronômica (Agronomia)
O Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (SUASA) representa um grande avanço na fiscalização e defesa sanitária dos produtos de origem animal e vegetal, seus produtos derivados e resíduos com potencial de uso em outras cadeias produtivas, pois insere tal fiscalização dentro de um sistema integrado, com instâncias caracterizadas e com ações bem definidas quanto ao controle e à erradicação de pragas e doenças. Sobre esse assunto, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).

I. Em relação às doenças, a prioridade é a erradicação. Todavia, na impossibilidade desse evento, devem ser adotados os programas de prevenção, controle e vigilância sanitária e fitossanitária visando à contenção da doença ou praga para o reconhecimento da condição de área de baixa prevalência ou para o estabelecimento de sistema de mitigação de risco.

II. Uma das estratégias ligadas ao controle e mitigação de riscos de pragas que incidem sobre a produção vegetal é o controle de trânsito somente dos produtos vegetais principais, dispensando-se o controle no trânsito de insumos e outros materiais orgânicos relacionados à produção vegetal.

III. Embora seja elemento importante na defesa fitossanitária, não há a regulamentação quanto à importação de materiais vegetais para fins de pesquisa no âmbito do SUASA, o que é uma de suas principais falhas.
Alternativas
Q1160360 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Em sua atividade como agente de defesa sanitária, o Engenheiro Agrônomo deve ter conhecimentos aprimorados sobre as pragas das principais culturas conduzidas em seu estado de atuação, bem como deve conhecer o status dessas pragas frente ao MAPA, elaborador máximo das diretrizes de defesa agropecuária. Sobre esse assunto e considerando a realidade pertinente à Instrução Normativa n° 21/2018 MAPA, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1160361 Engenharia Agronômica (Agronomia)
O ácaro Hindu dos Citros (Schizotetranychus hindustanicus) é uma praga oriunda da Região Norte da América do Sul. Os primeiros registros de detecção desse ácaro são oriundos da Venezuela e Colômbia. Pela proximidade desses países, o Estado do Amazonas é o mais vulnerável à entrada dessa praga, de modo que os cuidados com relação à detecção, controle e mitigação dos riscos se tornam fundamentais, do ponto de vista da defesa fitossanitária. Sobre esse assunto, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).


I. Considerando a realidade exposta por meio do enunciado, em 2012 o MAPA editou a Instrução Normativa n° 8, a qual impede o trânsito de vegetais e partes de vegetais da espécie Citrus spp.

II. Por meio da Instrução Normativa n° 8, há o impedimento do trânsito de materiais cultivados in vitro e madeira serrada da espécie Citrus spp.

III. Lotes de frutos que são oriundos de estados que possuem focos dessa praga podem transitar em estados indenes desde que passem por beneficiamento e posterior inspeção.
Alternativas
Q1160362 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A Permissão para o Trânsito de Vegetais (PTV) faz parte do contexto legal pertencente ao sistema de fiscalização e defesa sanitária brasileiro. Compreende-se que a PTV é um documento que é exigido para o trânsito de partida de plantas ou de produtos vegetais com potencial de veicular pragas quarentenárias presentes e pragas não quarentenárias regulamentadas. Sobre a PTV, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).

I. Além da emissão da PTV para as pragas destacadas no enunciado, emite-se a PTV também nos casos de pragas de interesse da Unidade da Federação (UF) e por exigência do país importador.

II. As PTV’s também são exigidas nos casos de transporte de plantas e produtos vegetais que já possuam laudos laboratoriais, certificados de tratamento, atestados de origem genética, termos de conformidade ou certificados de sementes ou mudas.

III. A emissão de uma PTV pode ser feita por qualquer Engenheiro Agrônomo ou Engenheiro Florestal profissionalmente habilitado por seu conselho profissional.
Alternativas
Q1160363 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Além das Permissões para o Transporte de Vegetais (PTV’s), fazem parte do sistema de inspeção e defesa sanitária os Certificados Fitossanitários de Origem (CFO’s) e os Certificados Fitossanitários de Origem Consolidada (CFOC’s). Em resumo, tais certificados são documentos emitidos na origem para atestar a condição fitossanitária da partida de plantas ou de produtos vegetais de acordo com as normas de sanidade vegetal do MAPA. Sobre esses certificados, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1160364 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Os agrotóxicos são conhecidos como substâncias químicas sintéticas capazes de auxiliar no controle fitossanitário de pragas e doenças nas lavouras. Contudo, o seu uso se encontra regulamentado por meio de legislações federais e estaduais, as quais estabelecem importantes diretrizes. Considerando o universo dos agrotóxicos e, em especial, a Lei Estadual n° 3.803/2012, que dispõe sobre a produção, o transporte interno, a comercialização, o armazenamento, a utilização, o destino final das embalagens vazias, o controle, a inspeção e a fiscalização de agrotóxicos, seus componentes e afins, no Estado do Amazonas e dá outras providências, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1160365 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A quarentena é uma prática de defesa sanitária que visa monitorar produtos vegetais para prevenir a entrada de doenças e pragas que possam afetar as áreas de produção de alimentos e matérias-primas vegetais no Brasil. Sobre esse assunto, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).

I. As estações quarentenárias são compreendidas como espaços destinados a receber vegetais importados, organismos de controle biológico ou outros artigos regulamentados que são internalizados no país. Dada a importância de se monitorar tais materiais, as estações quarentenárias devem ser mantidas exclusivamente pelo poder público.

II. As pragas quarentenárias possuem a característica de ter importância econômica potencial para uma área em perigo e são classificadas como ausentes, quando não estão presentes no território nacional, e presentes, quando estão no território nacional, mas não estão amplamente distribuídas, estando sob controle oficial.

III. A denominação “pragas” remete somente a insetos, de modo que o MAPA, por meio da Instrução Normativa n° 41/2008, disponibiliza os nomes específicos dessas pragas e sua classificação em famílias (hymenopteras, lepidópteras, hemípteras, etc.).
Alternativas
Q1160366 Engenharia Agronômica (Agronomia)
O comércio internacional de produtos de origem vegetal é um dos elementos mais significativos da balança comercial brasileira. De produtos alimentícios a matérias-primas industriais, diariamente, são transacionadas milhares de toneladas pelas aduanas brasileiras em vias terrestres, em portos e aeroportos. Todo esse processo, em especial o de importação, é regulamentado pelo MAPA. Sobre esse assunto, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1160367 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A Agricultura Familiar atualmente gera 38% do PIB Agropecuário do Brasil, sendo responsável pela geração de, aproximadamente, 13 milhões de empregos. Uma das grandes virtudes da agricultura familiar está em aproveitar não somente os produtos in natura, mas também os produtos agroindustrializados, a exemplo da produção de polpas e suco de frutas em estabelecimentos familiares rurais. Sobre essa realidade e com base na Lei Federal n° 13.648/2018, que dispõe sobre o assunto, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1160368 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Em uma determinada propriedade rural, um Fiscal Agropecuário constatou que um agricultor estava utilizando um agrotóxico cuja embalagem estava danificada. Apenas restara parte da embalagem em que era possível identificar a coloração relacionada à toxicidade desse agrotóxico. A cor identificada por esse Fiscal era Azul. Mediante o exposto, qual seria a classe toxicológica desse agrotóxico?
Alternativas
Q1160369 Engenharia Agronômica (Agronomia)
O Sistema de Defesa Sanitária Vegetal do Estado do Amazonas foi reestruturado em 2006, por meio da Lei Estadual n° 3.097/2006. Dentre outras providências, essa Lei estabelece os objetivos específicos desse sistema. Sobre esse assunto, assinale a alternativa que apresenta um objetivo que NÃO faz parte do Sistema de Defesa Sanitária Vegetal do Estado do Amazonas.
Alternativas
Q1160370 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A análise de riscos de pragas para pragas quarentenárias é estabelecida, em termos metodológicos, por meio da Norma Internacional para Medidas Fitossanitárias n° 11 e é sempre utilizada para identificação de pragas e/ou vias de ingresso de interesse quarentenário. Sobre a fase de avaliação de risco ligada a esse método, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1160371 Engenharia Agronômica (Agronomia)
O uso de agrotóxicos é bastante difundido para a produção vegetal. Todavia, em algumas ocasiões, os agrotóxicos sozinhos não possuem elevada eficiência, especialmente pelas características de sua molécula e pelas barreiras naturais impostas pelos organismos-alvo. Assim, os produtores rurais devem utilizar alternativas para controlar outros organismos vivos que possam ser nocivos à sua produção vegetal, a exemplo dos Agentes Biológicos de Controle. Sobre esse assunto, assinale a alternativa que apresenta a correta definição do termo “Agente Biológico de Controle”.
Alternativas
Q1160372 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Uma doença de grande importância à produção de cacau é a Monilíase, provocada pelo fungo Moniliophthora roreri. Considerando o risco representado por essa praga (de rápida dispersão), o MAPA editou a Instrução Normativa n° 13/2012 que, dentre outras diretrizes, estabelece o grau de risco da doença de acordo com os estados afetados. Sobre esse assunto, assinale a alternativa que relaciona corretamente o estado ao seu respectivo grau de risco.
Alternativas
Q1160373 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Em uma fiscalização de rotina em uma propriedade rural, um fiscal da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas observou que o agricultor seguia as orientações de um receituário agronômico que continha os seguintes itens: diagnóstico; recomendação técnica ligada ao nome do produto comercial, cultura e área onde o produto será aplicado, época de aplicação, doses e quantidades totais a serem adquiridas, modalidade de aplicação com instruções específicas, intervalo de segurança, orientações quanto ao MIP e às resistências e precauções de uso; data, nome, CPF e assinatura do profissional emitente. Considerando que o receituário agronômico em questão se encontra deficitário em informações, assinale a alternativa que apresenta todos os elementos faltantes nesse documento.
Alternativas
Q1160374 Engenharia Agronômica (Agronomia)
O Greening, ou Huanglongbing (HLB), é uma das doenças mais conhecidas e preocupantes da citricultura. Tal doença é provocada pela bactéria Candidatus liberibacter, sendo esta transportada por meio de insetos vetores popularmente chamados de psilídeos. Sobre essa doença, e considerando os princípios de Defesa Sanitária Vegetal, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: A
4: B
5: E
6: D
7: C
8: B
9: D
10: D
11: E
12: C
13: E
14: C
15: D
16: A
17: E
18: B
19: B
20: A