Questões de Concurso Público SES-DF 2018 para Médico - Medicina Intensiva Adulto

Foram encontradas 25 questões

Q1075166 Medicina
Paciente masculino de 60 anos, extabagista e etilista crônico, é admitido no CTI devido a quadro de inapetência, queda do estado geral, dor abdominal e icterícia. Apresenta, ao exame físico, Glasgow 13, mucosas ictéricas ++/IV e ascite leve. Pressão arterial 100x70, FC 110, FR 18. Foram solicitados exames de laboratório com os seguintes resultados: bilirrubina total 5, bilirrubina direta 4, INR 3. TGO 750; TGP 200. Creatinina 1,5. Sódio 138, Potássio 5. Sobre o caso clínico e o abuso de álcool, é correto afirmar que
Alternativas
Q1075167 Medicina
Em relação ao caso clínico apresentado na questão nº 26, é fundamental estratificar a gravidade da hepatite. A respeito do tema, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1075168 Medicina
É admitido na UTI um paciente masculino de 35 anos, vítima de queda de nível elevado. Apresenta contusão pulmonar bilateral + hemopneumotórax à direita, o qual foi drenado. Evolui com piora do padrão respiratório e necessidade de intubação orotraqueal. RX de Tórax com infiltrado difuso bilateral. Diagnóstico de síndrome da angústia respiratória do adulto. Sobre o assunto, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1075169 Medicina
Sobre ventilação mecânica, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1075170 Medicina
O domínio da ventilação mecânica é um dos requisitos básicos do médico intensivista. Assincronia paciente-ventilador é a incoordenação entre os esforços e as necessidades ventilatórias do paciente em relação ao que é ofertado pelo ventilador. São eventos frequentes, presentes em 10% a 80% de todos os ciclos e que se associam a prolongamento da ventilação mecânica e da internação na unidade de terapia intensiva. Sobre o assunto e a seguinte figura, assinale a alternativa correta. Imagem associada para resolução da questão
Alternativas
Q1075171 Medicina
A escolha do modo ventilatório deve ser baseada em função da gravidade do paciente. Para pacientes com insuficiência respiratória com assincronia, uma mudança de modo ventilatório pode ser uma alternativa. Nos últimos anos, houve um aumento significativo do número e da complexidade dos modos ventilatórios. Apesar de sua crescente disponibilidade, o impacto clínico da utilização desses novos modos ainda é pouco estudado. Sobre o assunto, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q1075172 Medicina
Sobre a sepse/choque séptico, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1075173 Medicina

Paciente de 70 anos, masculino, hipertenso e em uso irregular de medicação, é admitido no hospital devido à hemiparesia à direita + disartria + desvio de rima labial. TC de crânio não demonstra sangramentos. O médico opta por realizar trombólise endovenosa. Em relação ao assunto, preencha as lacunas e assinale a alternativa correta.

A dose do trombolítico recomendada é de _____ mg/kg em um máximo de _____ mg, sendo infundido _____ % em bolus e o restante em _____ hora(s).

Alternativas
Q1075174 Medicina
Em relação ao caso clínico apresentado na questão anterior, nº 33, durante a administração do trombolítico, o paciente evolui com cefaleia de forte intensidade, vômitos e piora do nível de consciência. A respeito do quadro, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1075175 Medicina
Paciente feminina de 53 anos, hipertensa prévia, é admitida na UTI devido a quadro de cefaleia súbita de forte intensidade. Ao EF, encontra-se: sonolenta, com rigidez de nuca e confusa. Pressão arterial 170x80, FC 101; FR 14; pupilas isocóricas e fotorreagentes. Foi solicitada TC de crânio que demonstrou sangue na fissura inter-hemisférica e cisternas sem invasão ventricular. Sobre o quadro clínico, é correto afirmar que
Alternativas
Q1075176 Medicina
Ainda sobre o quadro clínico apresentado na questão anterior, nº 35, a paciente evolui com piora neurológica, sendo necessárias IOT + ventilação mecânica. Iniciou-se sedação com propofol e fentanil. Realizou-se nova TC de crânio com piora do sangramento com inundação ventricular. Foi implantado cateter de derivação ventricular externa. Na manhã seguinte, a paciente apresentava-se sedada em RASS-5, porém com pupilas midriáticas e não fotorreagentes. Foi retirada a sedação e aberto protocolo de morte encefálica. A respeito do assunto, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1075177 Medicina
A hiponatremia é o distúrbio eletrolítico mais frequente no ambiente hospitalar e associado a pior prognóstico clínico, usado como um fator preditivo independente de mortalidade. Sobre o assunto, é correto afirmar que
Alternativas
Q1075178 Medicina

Observação: para resolução da questão, considere:

DO2= oferta de oxigênio; VO2 demanda de oxigênio; PaO2 (pressão parcial de O2 na gasometria arterial); DC= débito cardíaco; SaO2=saturação arterial de oxigênio; TEO2=taxa de extração tecidual de oxigênio; SvO2= saturação venosa mista de oxigênio.

Sobre monitorização hemodinâmica à beira leito, é correto afirmar que

Alternativas
Q1075179 Medicina
Plaquetopenia é uma complicação comum na UTI. Sobre o assunto, é correto afirmar que
Alternativas
Q1075180 Medicina
A intubação orotraqueal é procedimento frequente na CTI. Reconhecer uma provável via aérea difícil é fundamental para melhor abordagem do paciente. Sobre o assunto, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1075181 Medicina
Sobre endocardite infecciosa e os critérios de Duke, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1075182 Medicina
Paciente feminina, 78 anos, diabética não insulinodependente, é admitida no hospital devido à diminuição do nível de consciência e desidratação. Sabendo-se que uma situação frequente na unidade de terapia intensiva são pacientes com descompensação glicêmica, assinale a alternativa que melhor correlaciona os critérios diagnósticos de estado hiperglicêmico hiperosmolar.
Alternativas
Q1075183 Medicina
Distúrbios do equilíbrio ácido-base são frequentes em unidades de terapia intensiva e são importantes marcadores prognósticos. O reconhecimento e a correta avaliação das alterações desse balanço são importantes, em virtude do potencial dano direto decorrente de alterações do PH sanguíneo e pelo que essas alterações informam sobre as diversas funções orgânicas do paciente. Sobre o assunto, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1075184 Medicina
A monitorização hemodinâmica é feita por meio de métodos estáticos e dinâmicos. Avaliar fluidorresponsividade à beira do leito mostra-se uma medida importante para otimização hemodinâmica. Ferramentas para cálculo e otimização do débito cardíaco também são fundamentais. Considerando o exposto, assinale a alternativa que apresenta exemplos de variáveis dinâmicas de monitorização hemodinâmica à beira leito.
Alternativas
Q1075185 Medicina

O ecocardiograma à beira leito (ECO) pode ser muito útil na sala de emergência, durante a parada cardiorrespiratória (PCR) ou na fase da perirressuscitação, sendo que o uso do ECO na avaliação inicial de pacientes com hipotensão aumenta o potencial e a rapidez de percepção entre possíveis diagnósticos diferenciais, podendo auxiliar na escolha terapêutica mais adequada e, assim, resultar em melhores resultados. O ECO já é considerado classe I para avaliação de pacientes que desenvolvem ou persistem com instabilidade hemodinâmica, e o último guideline da American Heart Association colocou o ECO como classe IIb, para avaliação inicial dos pacientes com PCR.

A figura a seguir representa qual provável etiologia para justificar uma PCR?

Imagem associada para resolução da questão


Alternativas
Respostas
1: D
2: E
3: E
4: A
5: C
6: E
7: B
8: C
9: C
10: E
11: E
12: A
13: B
14: E
15: D
16: E
17: A
18: E
19: B
20: A