Questões de Concurso Público SES-DF 2018 para Médico - Medicina Intensiva Adulto
Foram encontradas 25 questões
Paciente de 70 anos, masculino, hipertenso e em uso irregular de medicação, é admitido no hospital devido à hemiparesia à direita + disartria + desvio de rima labial. TC de crânio não demonstra sangramentos. O médico opta por realizar trombólise endovenosa. Em relação ao assunto, preencha as lacunas e assinale a alternativa correta.
A dose do trombolítico recomendada é de _____ mg/kg em um máximo de _____ mg, sendo infundido _____ % em bolus e o restante em _____ hora(s).
Observação: para resolução da questão, considere:
DO2= oferta de oxigênio; VO2 demanda de oxigênio; PaO2 (pressão parcial de O2 na gasometria arterial); DC= débito cardíaco; SaO2=saturação arterial de oxigênio; TEO2=taxa de extração tecidual de oxigênio; SvO2= saturação venosa mista de oxigênio.
Sobre monitorização hemodinâmica à beira leito, é correto afirmar que
O ecocardiograma à beira leito (ECO) pode ser muito útil na sala de emergência, durante a parada cardiorrespiratória (PCR) ou na fase da perirressuscitação, sendo que o uso do ECO na avaliação inicial de pacientes com hipotensão aumenta o potencial e a rapidez de percepção entre possíveis diagnósticos diferenciais, podendo auxiliar na escolha terapêutica mais adequada e, assim, resultar em melhores resultados. O ECO já é considerado classe I para avaliação de pacientes que desenvolvem ou persistem com instabilidade hemodinâmica, e o último guideline da American Heart Association colocou o ECO como classe IIb, para avaliação inicial dos pacientes com PCR.
A figura a seguir representa qual provável etiologia para justificar uma PCR?