Questões de Concurso Público SES-PE 2018 para Analista em Saúde - Médico Veterinário

Foram encontradas 16 questões

Q1082197 Veterinária
Algumas espécies de peixes, em especial os da Família Scombridae, são mais susceptíveis à formação de histamina no seu tecido muscular o que, dependendo da concentração, pode levar à intoxicação ou formação de processos alérgicos. Considerando o exposto, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1082198 Veterinária
Indivíduo masculino de 35 anos procura auxílio em posto de saúde relatando que sente fraqueza e sofre de uma paralisia flácida simétrica. O homem cita, ainda, que, após a paralisia surgir de forma aguda, ela vem durando alguns dias. No posto de saúde, identificaram que esse mesmo homem foi atendido no local há 3 semanas com sintomas gastrointestinais causados por intoxicação alimentar. Na ocasião do atendimento, o agente causador não foi identificado. Após novos exames laboratoriais, concluiu-se que o indivíduo foi acometido e é portador de uma bactéria microaerófila, incapaz de se multiplicar em temperaturas de refrigeração e considerada a causa mais comum de paralisia flácida no mundo. Assinale a alternativa correta para o microrganismo que se encaixa no caso descrito.
Alternativas
Q1082199 Veterinária
Qual microrganismo possui os limites de multiplicação combinados (parâmetros intrínsecos ou extrínsecos) para atividade de água mínima, faixa de pH, faixa de temperatura e taxa de crescimento respectivamente de: 0,83; 4 a 10; 7 a 50°C e 1 dia a 10°C?
Alternativas
Q1082200 Veterinária
Com base nos seus resultados, que são calculados a partir do número de doentes ou não doentes, em relação ao total de pessoas que ingeriram ou não um alimento vulnerável, pode-se determinar o alimento suspeito de ter provocado uma DTA (Doença Transmitida por Alimentos). O enunciado refere-se
Alternativas
Q1082201 Veterinária
Para os produtos geneticamente modificados, produtos transgênicos, é necessária uma avaliação de sua segurança alimentar. Atualmente, um dos métodos de avaliação do risco desses novos alimentos está baseado no conceito de “Equivalência de Substancial”. Assinale a alternativa que NÃO corresponde a um parâmetro utilizado para determinar preliminarmente a “Equivalência de Substancial”.
Alternativas
Q1082202 Veterinária
Um dos principais vetores de relevância para a saúde pública atualmente no Brasil é o Aedes sp., por transmitir, entre outras doenças, a dengue. Com relação ao Aedes aegypti adulto, assinale a alternativa que apresenta as características que podem ser visualizadas nesse culicídeo e utilizadas para a sua identificação.
Alternativas
Q1082203 Veterinária
São características do agente etiológico da dengue:
Alternativas
Q1082204 Veterinária
Um indivíduo com manifestações de insuficiência hepática e renal (apresentação bifásica), período inicial prodrômico (infecção) e um toxêmico surgido após uma aparente remissão, acabou evoluindo para óbito em aproximadamente uma semana. Após estudo, foi possível obter um histórico do paciente e identificou-se um período de incubação de 4 dias e viremia de 7 dias, 3 dias após o início da doença. No exame histopatológico do fígado, foram observadas lesões sugestivas com necrose médio-lobular ou médio-zonal e a presença de corpúsculos acidófilos de Coulcilman. Assinale a alternativa que apresenta a doença do caso clínico descrito.
Alternativas
Q1082205 Veterinária
Em atendimento no posto de saúde municipal, os profissionais de saúde receberam um indivíduo de um local associado a baixos níveis socioeconômicos, área com precárias condições de saneamento, higiene pessoal e ambiental. Durante o atendimento, através do relato do paciente e exames realizados, foram identificadas as seguintes manifestações clínicas: febre alta, cefaleia, mal-estar geral, dor abdominal, anorexia, dissociação pulso/temperatura, constipação e diarreia, tosse seca, manchas rosadas no tronco e hepatoesplenomegalia. Como procedimento para concluir o diagnóstico, utilizou-se coleta de fezes do paciente para análise laboratorial com um meio de cultivo seletivo e diferencial conhecido por ágar sulfito de bismuto, onde foi isolado o agente etiológico da enfermidade que acometeu o paciente. Considerando o exposto, assinale a alternativa que apresenta o agente etiológico do caso clínico descrito, isolado no meio de cultivo citado.
Alternativas
Q1082206 Veterinária
Na emergência de um hospital, uma jovem de 22 anos foi atendida apresentando: infecção invasiva de amplo espectro clínico (vômito, letargia, irritabilidade, recusa alimentar, cefaleia e dificuldade respiratória), febre transitória, convulsões, fotofobia, dor na perna e rigidez na nuca. A morte da paciente ocorreu poucas horas após a chegada ao local. O quadro se instalou em algumas horas associado à presença de lesões cutâneas petequiais bastante características. Após coleta de material e envio para análise laboratorial, foi possível identificar apenas a família do agente etiológico, indicada no laudo como “Neisseriaceae”. Considerando as informações do enunciado, assinale a alternativa que corresponde à doença do caso clínico descrito.
Alternativas
Q1082207 Veterinária
As hepatites virais são doenças causadas por diferentes vírus hepatotrópicos que apresentam características epidemiológicas, clínicas e laboratoriais distintas. Possuem distribuição universal e são observadas diferenças regionais de acordo com o agente etiológico, sendo assim, características dos agentes podem ser utilizadas para diferenciá-los. Assinale a alternativa que apresenta as principais características do vírus da Hepatite A.
Alternativas
Q1082208 Veterinária
Em períodos chuvosos, principalmente nas capitais e áreas metropolitanas, devido às enchentes associadas à aglomeração populacional de baixa renda, condições inadequadas de saneamento e alta infestação de roedores infectados aumentam, consideravelmente, os casos clínicos de leptospirose. Considerando a importância de conhecer os animais sinantrópicos da leptospira que acomete humanos, já que é possível utilizá-los como ferramenta auxiliar no diagnóstico dessa bactéria, assinale a alternativa que apresenta o nome científico de um dos mais importantes reservatórios de um dos sorovares mais patogênicos para os seres humanos, o Icterohaemorraghiae.
Alternativas
Q1082209 Veterinária
Durante investigação epidemiológica de rotina, pesquisadores optaram por avaliar um grupo de cães para determinar o efeito no sistema imune, através da presença de determinada imunoglobulina (Ig) no material coletado, de um esquema de vacinação realizado nesses mesmos animais no passado. Os pesquisadores desejavam descobrir se a imunidade adquirida pelos animais vacinados seria transferida para os filhotes, ou seja, se haveria transmissão transplacentária. Os investigadores sabem que a imunoglobulina (Ig) que desejam encontrar não é a mais abundante (representa aproximadamente 15% do total das imunoglobulinas) e que esta aparece em maior quantidade nas secreções maternas (colostro, leite, saliva e lágrimas). Considerando o exposto, assinale o tipo de imunoglobulina (Ig) que os pesquisadores esperavam encontrar e que indicaria possível transferência de imunidade neonatal aos filhotes que estariam para nascer.
Alternativas
Q1082210 Veterinária
Técnicas laboratoriais utilizadas na imunologia são úteis como ferramentas de diagnóstico, algumas identificam a presença de uma determinada proteína em um lisado celular, mas evitam marcar grandes quantidades de células com radioisótopos. Proteínas celulares específicas separadas em laboratório podem ser detectadas por anticorpos capazes de reagir com proteínas solubilizadas em SDS, e os anticorpos ligados são revelados com anticorpos anti-imunoglobulina marcados com radioisótopos ou enzimas. A técnica de diagnóstico laboratorial descrita é
Alternativas
Q1082215 Veterinária
Assinale a alternativa que NÃO corresponde a uma família viral que possua arbovírus.
Alternativas
Q1082216 Veterinária
Em um centro médico municipal, um paciente foi atendido consciente, mas com períodos de alucinações até que se instalou um quadro comatoso que evoluiu para óbito. O período de evolução do quadro clínico, depois de instalados os sinais e sintomas até o óbito, foi de 2 dias. Após coleta de material (líquido cefalorraquidiano) e envio ao laboratório, o resultado da análise indicou raiva humana. Considerando o caso clínico descrito, assinale a alternativa que corresponde ao teste recomendado pelo Ministério da Saúde do Brasil para ser utilizado como diagnóstico laboratorial confirmatório em pacientes sem antecedentes para vacinação antirrábica.
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: A
4: E
5: E
6: A
7: B
8: C
9: B
10: E
11: A
12: D
13: D
14: B
15: D
16: C