Questões de Concurso Público IBGE 2019 para Analista Censitário - Ciências Sociais
Foram encontradas 18 questões
Os números referentes à inclusão social no Brasil têm se modificado na última década, caracterizando alguns êxitos no processo de inclusão socioeconômica da população pobre no período compreendido entre 1960 e 2010, porém muitos desequilíbrios persistem. Sobre esse assunto, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) Coleta de lixo e energia elétrica tornaram-se praticamente universais no meio urbano.
( ) Quando se desagregam dados do Sistema Único de Saúde (SUS), verifica-se que há uma maior proporção de usuários brancos.
( ) 36,4% das mulheres com 25 anos ou mais de idade nunca fizeram exames clínicos de mama, sendo a proporção de 28,7% de brancas e 46,3% de negras. Esse número aponta a desigualdade no atendimento relacionada a práticas discricionárias.
( ) Os homens negros dedicam mais horas aos afazeres domésticos que os homens brancos.
( ) Sobre a exclusão digital das parcelas
mais pobres da população, é possível
afirmar que ocorre um maior acesso
a microcomputadores, se comparado a
outro bem de consumo, como o telefone
celular.
Considerando o aparelho administrativo brasileiro em perspectiva histórica, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) Ocorre progressiva extensão da atuação do Estado sobre o sistema educacional já a partir da Primeira República. Getúlio Vargas amplia a atuação para o ensino superior.
( ) A condução geral de nomeação ao serviço público que vigorou no país até os anos de 1930 foi baseada em critérios meritocráticos.
( ) Os principais órgãos e políticas de Estado foram estruturados anteriormente a 1930, e as reformulações levadas adiante por Getúlio Vargas apenas aprimoraram as estruturas já existentes.
( ) Mesmo com a reforma administrativa, que se iniciou nos anos 30, o governo não conseguiu eliminar os traços de clientelismo e patrimonialismo e substituí-los por comportamentos baseados em valores de direitos e cidadania.
( ) Estados e municípios conseguiram reproduzir, na mesma década, os elementos de racionalidade presentes na Lei n° 284/1936 que instituía o sistema de mérito.
Conforme a pesquisa do IPEA, Retratos da Desigualdade de Gênero e Raça com a População Adulta com 12 ou mais anos de estudo, a situação comparada entre a população negra e branca é a seguinte:
1995 2015
População Branca 12,5% 25,9%
População Negra 3,3% 12%
Considerando os dados apresentandos, assinale a alternativa que melhor descreve a
diferença de escolaridade entre brancos e negros no Brasil.