Questões de Concurso Público PC-ES 2019 para Perito Oficial Criminal - Área 4

Foram encontradas 8 questões

Q977229 Engenharia Mecânica
Uma corrente de processo, oriunda de uma linha industrial e contendo um fluido cujo calor específico é igual a 1,0 kcal.kg-1.K-1, apresenta vazão mássica igual a 4.000 kg.min-1, inicialmente a 30°C, e é usada para resfriar, em um trocador de calor, um fluido quente de calor específico igual a 0,5 kcal.kg-1.K-1 e vazão mássica de 2.000 kg.min-1. As temperaturas de entrada e saída do fluido quente no trocador de calor são iguais a 70°C e 40°C, respectivamente. Devido a avarias sofridas em uma das bombas que faz o transporte do fluido quente, houve redução, à metade, da vazão. Essa situação ocasionará diminuição de X% na temperatura do fluido de resfriamento na sua saída do trocador de calor, em relação à operação normal. Com base no exposto, assinale a alternativa que apresenta o intervalo com o valor de X.
Alternativas
Q977234 Engenharia Mecânica
Em relação aos conceitos da transferência de calor, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q977235 Engenharia Mecânica
Em um teste de tração, um corpo de prova foi submetido a um carregamento, gerando grande deformação plástica. Em seguida, houve descarregamento, sem haver ruptura no corpo. Com base nos conceitos da resistência dos materiais, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q977236 Engenharia Mecânica
Referente às máquinas de fluxo, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q977237 Engenharia Mecânica
Em relação aos conceitos da metalurgia, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q977239 Engenharia Mecânica
Em relação aos combustíveis e lubrificantes, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q977241 Engenharia Mecânica
Sobre a física do som, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q977253 Engenharia Mecânica

Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.


( ) O crescente uso de polímeros reforçados com fibras de carbono no setor aeronáutico deve-se, principalmente, ao constante desafio que essa indústria possui na obtenção de componentes que exibam os maiores valores de resistência mecânica e de rigidez específicas entre os materiais disponíveis. A substituição do alumínio por compósitos poliméricos estruturais, por exemplo, permite uma redução de peso de 20 a 30%, além de 25% na redução do custo final de obtenção das peças.

( ) A aeronave supersônica F22, que atinge velocidades de 1,5 Mach, utiliza, em sua estrutura, 24% de material compósito polimérico, 39% de titânio, 16% de alumínio, 6% de aço e 15% de outros materiais, sendo que 50% do peso em compósito é constituído da matriz de resina bismaleimida (BMI). A aeronave F22, apesar de suas velocidades de voo, não utiliza, em suas superfícies externas, material retardante de chama, devido às características de resistência térmica e química da BMI.

( ) No setor aeroespacial, tem-se, ainda, os compósitos carbono/carbono constituídos por uma matriz de carbono, proveniente de precursores à base de resinas ou piches. A aplicação do carbono tem sido incentivada pela sua alta deformação na ruptura, mas limitada devido à sua alta sensibilidade a imperfeições, anisotropia, variabilidade nas propriedades, dificuldades no processo de obtenção de componentes de grandes dimensões e formatos complexos.

Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: E
4: B
5: D
6: A
7: D
8: A