Questões de Concurso Público Prefeitura de Vitória - ES 2019 para Cirurgião Dentista Implantodontista

Foram encontradas 20 questões

Q1148202 Odontologia
O bloqueio do nervo alveolar inferior é provavelmente uma das mais importantes técnicas de injeção na odontologia, mas apresenta elevada taxa de insucessos clínicos. Em muitos casos, a indicação da técnica Gow-Gates, que gera o bloqueio do nervo mandibular, pode ser uma alternativa, pois além de bloquear o nervo alveolar inferior, promove o bloqueio dos seguintes nervos, simultaneamente:
Alternativas
Q1148203 Odontologia
Por ocasião da realização de procedimentos cirúrgicos com inserção de implantes múltiplos, com deslocamento tecidual extenso, associados a procedimentos de enxertia óssea e, às vezes, com envolvimento do seio maxilar, pode-se preconizar o uso de medicamentos para prevenir a hiperalgesia e modular a formação de edema inflamatório agudo. Nessas condições, pode-se fazer a prescrição pré-operatória e pós-operatória, respectivamente, de:
Alternativas
Q1148204 Odontologia
Paciente feminina, 47 anos, apresenta-se para consulta odontológica buscando alternativas para substituição do dente 26 por meio de prótese sobre implantes. Ao exame clínico, verifica-se que este é o único dente ausente na arcada superior. Na radiografia panorâmica, evidencia-se a pneumatização do seio maxilar na região correspondente, porém com remanescente ósseo de 5mm de distância da crista óssea até o seio maxilar. Considerando apenas essas condições, é possível fazer a indicação e a inserção do implante após a realização da técnica
Alternativas
Q1148205 Odontologia
Paciente masculino, 63 anos, edentado total superior e inferior, tem plenas condições de receber próteses tipo protocolo em ambas as arcadas, simplesmente se consideradas as condições do tecido ósseo. Apesar de sua condição de saúde geral ser ideal, o paciente é fumante (cigarro), fato que pode produzir níveis mais alto de perda de osso marginal e causar inflamação nos tecidos moles, aumentando a possibilidade de fracasso do tratamento. A fim de melhorar tais condições no período de tratamento, pode-se adotar o “protocolo de abandono perioperativo do fumo”, no qual o paciente
Alternativas
Q1148206 Odontologia
A dor pós-operatória de cirurgias para implantes pode ser controlada mediante a administração pré e pós-operatória por meio de substância anti-inflamatória não esteroide associada à administração de anestésico local imediatamente antes da alta do paciente. Dessa forma, evita-se a administração de analgésicos opioides e o aparecimento de reações adversas. Nessas condições, o anestésico mais indicado é a
Alternativas
Q1148207 Odontologia
O risco de pacientes desenvolverem osteonecrose dos maxilares em decorrência do uso de medicamentos à base de bisfosfonatos, indicados no tratamento de câncer e osteoporose, é relativo quando submetidos a procedimentos cirúrgicos, inclusive para implantes. Assim, assinale a alternativa que apresenta as condições que podem elevar o risco dessa ocorrência.
Alternativas
Q1148208 Odontologia
Sempre que possível, sob o ponto de vista biomecânico, nas reabilitações de espaços edentados posteriores mediante uma prótese parcial fixa com componentes múltiplos, mas com inserção única, quando forem indicados 3 ou 4 implantes, por exemplo, idealmente seria interessante dispô-los
Alternativas
Q1148209 Odontologia
Paciente masculino, 67 anos, apresenta histórico de perda óssea e uso de prótese total convencional por mais de 40 anos. Atualmente, possui uma prótese tipo protocolo inferior em condição satisfatória, mas se queixa de dificuldades de alimentação por conta da falta de retenção da prótese total convencional superior. Ao exame clínico, verifica-se que ele demonstra atrofia maxilar severa e, entre as alternativas para ganho de rebordo no sentido horizontal, estariam os procedimentos de Regeneração Óssea Guiada (ROG). Entretanto o paciente relata não estar disposto a passar por longo período de espera, do primeiro momento cirúrgico até a instalação de uma prótese tipo protocolo superior. Mesmo que, por meio do exame de imagem tomográfico, detecte-se pouca espessura para a instalação convencional de implantes, qual é uma alternativa técnica passível de ser executada dentro das perspectivas do paciente?
Alternativas
Q1148210 Odontologia
As complicações decorrentes do diabete mellitus mal controlado podem, por exemplo, levar a alterações como a xerostomia, retardo na cicatrização de feridas e maior propensão para doenças periodontais. Dessa forma, em pacientes a serem submetidos a procedimentos cirúrgicos para instalação de implantes, é de extrema importância o monitoramento do nível glicêmico e a avaliação prévia ao procedimento. Considerando o exposto, assinale a alternativa que apresenta a relação direta do nível de glicose sanguínea em jejum com o risco de infeção.
Alternativas
Q1148211 Odontologia
A estabilidade primária dos implantes depende de vários fatores, entre os quais estão as características da cortical óssea e a macrogeometria (macromorfologia) do implante. Qual é a macrogeometria do implante que apresenta maior potencial técnico de assegurar tecnicamente a estabilidade primária, independentemente das características do leito ósseo receptor?
Alternativas
Q1148212 Odontologia
Paciente feminina, 37 anos, busca atendimento odontológico para recompor estética e funcionalmente a região dos dentes 24 e 25, as quais estão ausentes. Clinicamente, evidencia-se um defeito em “lâmina de faca”, onde provavelmente está presente um defeito horizontal sem osso medular interposto entre as duas corticais. A fim de verificar a possibilidade de indicar uma técnica de Regeneração Óssea Guiada (ROG), faz-se necessária a avaliação da espessura do tecido gengival vestibular, da espessura da mucosa palatina e do volume ósseo disponível. Nessa situação, o exame por imagem mais indicado para esse paciente é a
Alternativas
Q1148213 Odontologia
Com a finalidade de gerar ganho vertical de tecidos previamente à exodontia de um dente e instalação de implante, pode-se indicar a extrusão ortodôntica lenta, que permite o tracionamento coronal do osso e do tecido gengival. A fim de que tal resultado seja alcançado, a movimentação dentária deve ser de 
Alternativas
Q1148214 Odontologia
Ao se optar por um sistema de coroa unitária totalmente cerâmica (zircônia), parafusada sobre o implante ao invés de cimentada, podem surgir dificuldades técnicas na confecção do pilar protético propriamente dito. Em decorrência de necessidades cirúrgicas na região anterior, por exemplo, o eixo de inserção do parafuso de fixação da prótese pode resultar na face incisal ou mesmo vestibular da coroa. Como forma de viabilizar essa opção restauradora sem maiores comprometimentos estéticos, há a possibilidade de utilizar o sistema
Alternativas
Q1148215 Odontologia
A inclinação das raízes em relação ao osso alveolar é de extrema importância para o planejamento de implantes imediatos na região de canino a canino superior. A melhor condição clínica dessa relação se dá quando
Alternativas
Q1148216 Odontologia
A instalação de implantes em sítios infectados, seja por lesões periapicais ou periodontais, pode resultar na perda desses implantes. Assim, a fim de se evitar complicações futuras, o profissional deve tomar medidas preventivas. Com base no exposto, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) É importante escolher implantes cuja macrogeometria favoreça e estabilidade primária e que seja promovida a subinstrumentação do tecido ósseo. ( ) Entre essas medidas estão descontaminação periodontal, debridamento e limpeza meticulosa do alvéolo para remoção do tecido de todo a granulação. ( ) Entre essas medidas estão bochechos com solução de clorexidina e administração de antibiótico sistêmicos pré-operatório somente.
Alternativas
Q1148217 Odontologia
O desenho do pilar protético (provisório ou definitivo) estabelece uma relação direta com a saúde e o estado dos tecidos moles e a mucosa peri-implantar. A respeito da definição do perfil ideal para o pilar protético, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) O perfil côncavo não proporciona suporte para os tecidos moles, podendo provocar recessão da mucosa peri-implantar. ( ) O perfil convexo e divergente a partir do ombro do implante provoca pressão nos tecidos e pode resultar em estímulo para aumento gradual da espessura da mucosa peri-implantar. ( ) O perfil côncavo inicia-se bem estreito próximo à plataforma do implante e se torna largo na região cervical. ( ) Na constituição de pilares definitivos para as próteses cimentadas, o término do preparo deve ficar entre 0,5 e 1mm abaixo da margem gengival. 
Alternativas
Q1148218 Odontologia
A osseointegração não é mais sinônimo de sucesso em implantodontia. Relações estéticas indesejáveis ou a dificuldade no manejo correto das próteses em implantes já osseointegrados podem indicar o sepultamento ou a remoção do implante. Em relação a essa última situação, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q1148219 Odontologia
Na impossibilidade de se realizar o implante imediato, a técnica denominada Bio-Col, que combina técnicas cirúrgicas e protéticas, é bastante eficiente para a preservação alveolar até o momento da instalação do implante. Referente a essa técnica, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q1148220 Odontologia
Paciente feminina, 37 anos, passou pelo processo de regeneração óssea guiada para recomposição do volume do rebordo vestibular, cujo contorno peri-implantar foi mantido por meio da personalização do pilar e coroa provisória. Com a finalidade de realizar a moldagem do local para confecção da prótese definitiva, é ideal que seja realizada a personalização do transferente. Qual é a técnica mais precisa para essa personalização?
Alternativas
Q1148221 Odontologia
Os procedimentos de implantodontia gerenciados pelos SUS foram estabelecidos pela Portaria nº 718, de 20 de dezembro de 2010, redigida pelo Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde. Assinale a alternativa que apresenta a NOTA TÉCNICA sobre o assunto “Informações sobre os procedimentos de implantodontia no SUS”.
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: C
4: D
5: B
6: A
7: D
8: C
9: A
10: B
11: D
12: A
13: D
14: B
15: C
16: B
17: A
18: D
19: B
20: C