Questões de Concurso Público Prefeitura de Vitória - ES 2019 para Fisioterapeuta

Foram encontradas 19 questões

Q1148442 Fisioterapia
Na eletrotermofototerapia, alguns equipamentos atingem e fornecem calor superficial (que é considerado até cerca de 2 cm de profundidade) e outros calor profundo (que atinge aproximadamente 5 cm de profundidade). Sobre a profundidade do calor fornecido pelos equipamentos na área, relacione as colunas e assinale a alternativa correta.
1. Ondas curtas. 2. Infravermelho. 3. Ultrassom.
A. Calor superficial. B. Calor profundo.
Alternativas
Q1148443 Fisioterapia
Assinale a alternativa que apresenta a inervação do músculo romboide maior.
Alternativas
Q1148444 Fisioterapia
A fisioterapia é uma arte milenar, profissão que já vem sendo praticada desde os nossos antepassados, época em que o homem pré-histórico buscava o sol, as águas frias para amenizar a sua dor, entretanto, no Brasil, seu reconhecimento ocorreu muito após essa época e foi um importante marco que reconheceu a profissão e regularizou suas atribuições. Sobre o reconhecimento da profissão de fisioterapeuta, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).
I. Ocorreu por meio do decreto de Lei n° 938, de 13 de outubro de 1969, completando 50 anos de profissão no Brasil em 2019.
II. O conselho Federal de fisioterapia (COFFITO) foi criado antes do reconhecimento da profissão.
III. Antes do reconhecimento da profissão, o fisioterapeuta era definido como auxiliar do médico e havia cursos de técnico em fisioterapia.
Alternativas
Q1148446 Fisioterapia
O fisioterapeuta deve saber diferenciar os termos deficiência, incapacidade, desvantagem, entre outros termos bastante utilizados na profissão, já que ele pode lidar com indivíduos que possuem algum tipo de limitação. Sendo assim, analise as seguintes asserções e assinale a alternativa correta.
I. Incapacidade é qualquer restrição ou falta de capacidade para realizar uma atividade dentro dos moldes e limites considerados normais para um ser humano.
PORQUE II. Toda deficiência gera uma incapacidade, porém nem todo indivíduo que possui uma incapacidade é portador de algum tipo de deficiência.
Alternativas
Q1148447 Fisioterapia
Assinale a alternativa que apresenta o par de nervo craniano correspondente ao nervo facial.
Alternativas
Q1148448 Fisioterapia
Assinale a alternativa correta referente a uma doença reumática metabólica.
Alternativas
Q1148449 Fisioterapia

Sobre a Osteoartrose (AO), analise as seguintes asserções e assinale a alternativa correta.



I. Os principais achados radiológicos na AO são: destruição cartilaginosa com redução da interlinha articular, hipoplasia marginal que resulta em formação de osteófitos, superfícies irregulares e desidratação dos discos.


PORQUE

II. Na OA, ocorre rompimento das fibras colágenas e desorganização das proteoglicanas. A água é atraída para a cartilagem, ocorrendo sua descamação devido à perda de substância fundamental. A superfície óssea torna-se áspera, ocorrendo fissuras e fragmentação na cartilagem

Alternativas
Q1148450 Fisioterapia

A fisioterapia tem grande atuação na reabilitação e na prevenção de agravos em pacientes diagnosticados com artrite reumatoide. Com base no exposto, sobre o PANNUS, importante achado nessa doença, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.


I. Ocorre devido a uma acentuada hiperplasia e hipertrofia da membrana sinovial, com formação de tecido de granulação que recobre a cartilagem e o osso subcondral.


II. É patognomônico na artrite reumatoide.


III. Desenvolve-se de forma aguda, na fase inicial da doença

Alternativas
Q1148451 Fisioterapia
Paciente do sexo masculino, 63 anos, procura clínica de fisioterapia para tratamento pós-cirúrgico de reconstrução de manguito rotador. Relata como queixa principal a dificuldade nas AVD’s, principalmente as que necessitam de elevação de braço em abdução acima da altura da cabeça. Sobre o complexo de músculos no qual foi realizado procedimento cirúrgico nesse paciente, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q1148452 Fisioterapia
Paciente do sexo masculino, 35 anos, comparece em clínica de fisioterapia relatando muita dor em virilha, após participar de jogo de futebol há 2 dias. Ele não é atleta, joga futebol esporadicamente aos fins de semana e não possui nenhuma doença de base. Traz um encaminhamento médico com diagnóstico provável de pubalgia. Considerando esse caso clínico, assinale a alternativa que apresenta o teste específico que o fisioterapeuta deve realizar com o paciente, tendo em vista seu provável diagnóstico
Alternativas
Q1148453 Fisioterapia

Paciente do sexo masculino, 35 anos, comparece em clínica de fisioterapia relatando muita dor em virilha, após participar de jogo de futebol há 2 dias. Ele não é atleta, joga futebol esporadicamente aos fins de semana e não possui nenhuma doença de base. Traz um encaminhamento médico com diagnóstico provável de pubalgia. 

Assinale a alternativa que apresenta uma das diversas condutas imediatas mais apropriadas para o paciente do caso clínico apresentado na questão anterior, n° 41.
Alternativas
Q1148454 Fisioterapia
Paciente do sexo masculino, 71 anos, deu entrada em hospital há 20 horas devido à exacerbação de DPOC. Tem diagnóstico de enfisema pulmonar há 10 anos, é tabagista ativo de longa data e, no momento, encontra-se consciente, em respiração espontânea e máscara de venturi (FiO2 : 50%). Na avaliação fisioterapêutica, foram detectados: frequência respiratória de 28 rpm, frequência cardíaca de 111 bpm, SpO2 de 81%, PA de 140/90 mmHg, percussão timpânica, expansibilidade diminuída simetricamente, tórax em tonel e brevelíneo, tosse seca e eficaz e presença de baqueteamento digital. AP: MV+, simétrico, diminuído globalmente, sem ruídos adventícios. Considerando o caso clínico apresentado, sobre a avaliação fisioterapêutica, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1148455 Fisioterapia

Paciente do sexo masculino, 71 anos, deu entrada em hospital há 20 horas devido à exacerbação de DPOC. Tem diagnóstico de enfisema pulmonar há 10 anos, é tabagista ativo de longa data e, no momento, encontra-se consciente, em respiração espontânea e máscara de venturi (FiO2 : 50%). Na avaliação fisioterapêutica, foram detectados: frequência respiratória de 28 rpm, frequência cardíaca de 111 bpm, SpO2 de 81%, PA de 140/90 mmHg, percussão timpânica, expansibilidade diminuída simetricamente, tórax em tonel e brevelíneo, tosse seca e eficaz e presença de baqueteamento digital. AP: MV+, simétrico, diminuído globalmente, sem ruídos adventícios. 

Assinale a alternativa que apresenta uma conduta indicada para o paciente do caso clínico da questão anterior, n° 43.

Alternativas
Q1148456 Fisioterapia

Sobre condutas de fisioterapia respiratória, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.



I. O shaker / flutter é um incentivador respiratório. O paciente deve colocá-lo na boca e realizar uma inspiração forçada prolongada.

II. O threshold (inspiratório e expiratório) é um incentivador que tem como objetivo o fortalecimento da musculatura respiratória.

III. O voldyne tem como objetivo a desinsuflação pulmonar, já que o paciente irá soltar o ar em seu interior, realizando uma expiração forçada.

IV. A expiração abreviada é um padrão respiratório que objetiva reexpansão pulmonar. 

Alternativas
Q1148457 Fisioterapia

Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).



I. A fisioterapia utiliza métodos e técnicas apropriadas com a finalidade de reabilitar um indivíduo, sendo mais voltada para o foco curativo do que para a promoção da saúde.

II. O conhecimento de anatomia, fisiologia, fisiopatologia e dos recursos fisioterapêuticos disponíveis assegura uma abordagem e uma conduta fisioterápica adequadas e de qualidade para o paciente.

III. A cinesioterapia, que utiliza o movimento com finalidade terapêutica, pode ser utilizada a fim de promover aumento na flexibilidade, amplitude de movimento e força muscular, consequentemente melhorando as habilidades funcionais do indivíduo.

Alternativas
Q1148458 Fisioterapia
Paciente do sexo feminino, 4 anos e 6 meses, tem diagnóstico de paralisia cerebral (histórico de prematuridade, 24 semanas e hidrocefalia tratada) com hemiparesia espástica à direita. Deambulou com 3 anos e hoje caminha com auxílio de andador (marcha ceifante). Na avaliação fisioterapêutica, foi possível detectar tônus aumentado em MID, reflexos RTCA e cutâneo plantar à direita, força muscular grau 3 em glúteo máximo à direita e quadríceps bilateral, restante normal. Apresenta anteversão pélvica e pés planos. Sobre o quadro clínico apresentado, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q1148459 Fisioterapia
Paciente feminina, 87 anos, com diagnóstico de Alzheimer há 10 anos, procura, junto com familiares, fisioterapeuta para atendimento domiciliar. Na avaliação, a paciente apresentava-se comunicativa, responsiva, porém desorientada. Sinais vitais estáveis, porém ela faz tratamento para hipertensão arterial sistêmica. Ao exame físico, foi possível detectar alteração na marcha, que realiza apenas com apoio de terapeuta, comprimento da passada curta e anteriorização de tronco, além de fraqueza muscular generalizada, expansibilidade pulmonar diminuída, normotonia, limitação de ADM ativa de quadril e ombros, passiva e ativa de quadril (flexão, extensão, abdução e adução). A paciente utiliza fraldas descartáveis e é totalmente dependente nas AVD’s. Sobre o caso clínico, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1148460 Fisioterapia
A incontinência urinária é considerada um problema que traz, além de prejuízos fisiológicos, problemas psicológicos, sendo de grande importância não só o tratamento, mas também os trabalhos de prevenção. Sobre a incontinência urinária e os fatores que envolvem a saúde da mulher e o assoalho pélvico, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1148461 Fisioterapia
Assinale a alternativa que apresenta um movimento que pode ser executado para que seja realizada a prova de função muscular do iliopsoas.
Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: B
4: D
5: A
6: C
7: A
8: A
9: D
10: B
11: C
12: A
13: B
14: D
15: B
16: A
17: D
18: D
19: C