Questões de Concurso Público Prefeitura de Vitória - ES 2019 para Médico 40H

Foram encontradas 18 questões

Q1147357 Medicina
Paciente masculino, 54 anos, é hipertenso de longa data e tabagista há 30 anos. Fuma em média 20 cigarros por dia e acende seu primeiro cigarro do dia até 30 minutos após acordar. Comparece em consulta médica na UBS para solicitar “exames de rotina”. Ao ser questionado pelo médico sobre esse hábito, o paciente afirma que pensa em parar de fumar, porém rejeita a ideia de cessar o tabagismo nesse momento. Sobre o caso apresentado, assinale a alternativa que corresponde ao estágio motivacional do paciente para cessação do tabagismo, observado na consulta por esse médico?
Alternativas
Q1147358 Medicina
Sobre a vaginose bacteriana, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q1147359 Medicina

Sobre o seguimento pós-parto de mulheres que apresentaram distúrbios hipertensivos na gestação, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).



I. O maior risco para desenvolvimento de pré-eclâmpsia, síndrome HELLP ou eclampsia, no pós-parto, ocorre nas primeiras 48 horas.

II. Mulheres com hipertensão gestacional que não apresentam hipertensão previamente à gestação podem ter seu esquema farmacológico descontinuado em 48 horas após o parto, com monitoramento de PA e reintrodução de anti-hipertensivos, se os níveis pressóricos forem superiores a 140/90 mmHg.

III. Mulheres com pré-eclâmpsia devem ser acompanhadas de maneira próxima, com redução dos anti-hipertensivos se a PA for inferior a 140/90 mmHg.

IV. Mulheres que permanecem hipertensas após 12 semanas do parto, provavelmente não se tornarão portadoras crônicas desse problema.

Alternativas
Q1147360 Medicina
Sobre a prevenção quaternária, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q1147361 Medicina
A vacina da tuberculose (TB) é uma vacina obtida por atenuação do Mycobacterium bovis e conhecida como BCG. Sobre a vacina da BCG, assinale a alternativa correta.  
Alternativas
Q1147362 Medicina
Paciente feminina, 5 meses de idade, é levada à UBS em consulta programada de puericultura. A mãe relata que, durante o último mês, a criança tem se apresentado irritada, com choro inconsolável, agitação durante o sono e com recusa frequente das mamadas. Está em amamentação com uso de fórmulas, desde os 4 meses de idade. Ao exame físico realizado pelo médico de família e comunidade, observa-se baixo ganho pôndero-estatural e irritabilidade. Segundo o caso clínico apresentado, qual hipótese diagnóstica deveria ser considerada após a avaliação?
Alternativas
Q1147363 Medicina
Doença febril exantemática aguda, altamente infecciosa, de etiologia viral, transmitida por via respiratória. Apresenta-se clinicamente com febre alta (acima de 38,5°C) e exantema associado geralmente à tosse, coriza e/ou conjuntivite. O exantema é maculopapular, com locais de confluência, aparecendo cerca de 2 a 4 dias após o início dos sintomas prodrômicos e tem distribuição cefalocaudal, atingindo tronco e extremidades. As manchas de Koplik são consideradas patognomônicas dessa doença, apesar de não se apresentarem em todo os casos. A qual doença exantemática o enunciado se refere?
Alternativas
Q1147364 Medicina
São consideradas contraindicações absolutas à inserção de ambos os DIUs (DIU-CU e DIU-LVN), EXCETO
Alternativas
Q1147365 Medicina

Sobre os estágios da lactação da mulher, relacione as colunas e assinale a alternativa com a sequência correta.



1. Mamogênese.

2. Lactogênese I.

3. Lactogênese II.

4. Galactopoiese.

5. Involução.



( ) Dia 9 pós-parto ao início da involução.

( ) Em média 40 dias após a última mamada.

( ) Dia 3 ao dia 8 pós-parto.

( ) Metade da gravidez ao dia 2 pós-parto.

( ) Nascimento da mulher até a primeira gravidez.

Alternativas
Q1147366 Medicina
Frequentemente, pessoas com alto risco de diabetes apresentam também hipertensão e/ou alto risco cardiovascular e, para isso, utilizam cronicamente medicações que podem aumentar o risco de diabetes. Entre as medicações citadas a seguir, qual não tem relação direta com o aumento do risco de diabetes?
Alternativas
Q1147367 Medicina
Leiomioma ou mioma é um tumor benigno da musculatura uterina. Acomete aproximadamente 20 a 25% das mulheres e tem importante associação com endometriose, adenomiose, doença fibrocística da mama, hiperplasia endometrial e, em menor proporção, com adenocarcinoma de endométrio e câncer de mama, enfermidades estrogênio-dependentes. A classificação mais utilizada é a que se refere à sua localização na camada uterina: submucosos, intramurais e subserosos. Sobre os miomas, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) Os miomas subserosos, junto ao endométrio, podem apresentar-se como uma pequena projeção na cavidade até a formação de pedículos que, dependendo do tamanho, podem ultrapassar o canal cervical. Na maioria das vezes, determinam sangramento na forma de menorragia, metrorragia ou perdas pré e pós-menstruais. O endométrio que o recobre é delgado e friável, devido à compressão e congestão provocadas pelo mioma, o que faz com que sangre com facilidade.
( ) Os miomas intramurais são os mais frequentes e, durante o seu crescimento, podem projetar-se para o endométrio ou para a serosa. O sangramento uterino anormal resulta da alteração da contratilidade uterina que acompanha esse tipo de miomatose.
( ) Os miomas submucosos não causam sangramentos, mas apresentam, como possível complicação, a compressão de órgãos pélvicos. A torção com sofrimento vascular é rara. No diagnóstico diferencial, tumores ovarianos devem ser lembrados.
Alternativas
Q1147369 Medicina
Assinale a alternativa que corresponda corretamente aos sinais comuns relacionados com o hipotireoidismo.
Alternativas
Q1147371 Medicina
Paciente masculino de 72 anos apresenta como comorbidade hipertensão de longa data controlada com uso de bloqueador de canal de cálcio, de 12/12 horas, associado à resistência insulínica, em uso de antidiabético oral (Metformina), 2 vezes ao dia. Busca avaliação médica para ver os resultados dos exames solicitados em última consulta pelo Médico. Após avaliar detalhadamente os resultados, o médico calcula a taxa de filtração glomerular (TGF) do paciente, constatando uma taxa igual a 20 ml/min/1,73m² (utilizada fórmula Chronic kidney disease epidemiology collaboration- CKD-EPI). Sabe-se que o uso da Metformina é possível até uma TGF de 30ml/min/1,73m². Qual é o risco associado à permanência do uso da Metformina para esse paciente? (TGF=20ml/min/1,73m²)?
Alternativas
Q1147372 Medicina
A tuberculose é uma enfermidade que se transmite de pessoa a pessoa, por intermédio do ar, por meio de gotículas microscópicas carregadas de bacilos, expelidas pela fala, espirro e principalmente pela tosse de um paciente bacilífero. A via aérea é a porta de entrada mais frequente, porém outras vias são possíveis (digestiva, cutânea, ocular). Sobre a tuberculose, assinale a alternativa que corresponda corretamente ao conceito de sintomático respiratório.
Alternativas
Q1147373 Medicina
Paciente, 24 anos, buscou atendimento médico devido a uma mancha em coxa direita, com 6 meses de evolução. A mancha não apresenta prurido e, nos últimos meses, evoluiu com dormência e aumento de tamanho. Ao exame físico, evidenciou-se mácula hipercrômica avermelhada, com limites precisos e cerca de 5 cm de diâmetro. Ao exame dermatoneurológico, foi constatada redução da sensibilidade térmica realizada por meio do teste de sensibilidade ao frio, através de um algodão embebido em éter versus algodão seco. O paciente mora com a mãe e duas irmãs mais novas. Sobre a hanseníase e a vacinação dos contatos com a vacina BCG, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1147374 Medicina
É a lesão sólida benigna mais comum da mama, podendo ser encontrada em qualquer idade depois da puberdade, sobretudo na terceira década de vida. É hormônio-dependente e pode aumentar de tamanho no período próximo à menstruação. Clinicamente, os nódulos são indolores, bem cirscunscritos, móveis e de consistência elástica. A punção do nódulo pode ajudar no diagnóstico diferencial com cisto. A qual lesão o enunciado se refere?
Alternativas
Q1147375 Medicina
Sobre a investigação etiológica da anemia ferropriva, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1147376 Medicina
Paciente masculino, 1 ano e 6 meses, acompanhado pela mãe, busca a UBS em demanda espontânea. Ela relata que, há 2 dias, precisou levar o filho na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), devido a quadro febril (Tax: 38,6°C) acompanhado de irritabilidade. Na ocasião, o médico plantonista prontamente solicitou uma urocultura e, após coleta adequada da urina pela enfermeira, prescreveu tratamento com antibioticoterapia adequada, devido à forte suspeita clínica de ITU febril. O exame confirmou a suspeita clínica e o plantonista orientou que a mãe buscasse a UBS para dar continuidade à investigação do quadro clínico. De acordo com esse caso, qual é o exame mais indicado para complementação diagnóstica de casos de ITU febril em crianças?
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: C
4: D
5: A
6: B
7: D
8: D
9: C
10: D
11: A
12: B
13: B
14: A
15: A
16: B
17: C
18: C