Questões de Concurso Público Prefeitura de Vitória - ES 2019 para Médico Neurologista

Foram encontradas 20 questões

Q1148382 Medicina
Siringe é uma cavidade intramedular repleta de líquido que, tipicamente, é encontrada na medula espinal até a medula torácica média. Em relação à siringomielia, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1148383 Medicina
A cefaleia é um dos sintomas mais comuns avaliados por neurologistas e apresenta um vasto diagnóstico diferencial. Quanto a esse tema, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q1148384 Medicina
Aproximadamente, de 15% a 25% dos pacientes com diagnóstico inicial de doença de Parkinson irão desenvolver formas de parkinsonismo denominadas atípicas ou plus. Em relação a esse grupo de doenças, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1148385 Medicina
Um paciente que se apresenta ao pronto-socorro com comprometimento da repetição de palavras e nomeação de objetos, mas com fluência verbal, compreensão, leitura e escrita preservadas, tem qual tipo de afasia e onde provavelmente se encontra a lesão?
Alternativas
Q1148386 Medicina

Uma paciente de 75 anos começou a apresentar perda da destreza manual e dificuldade para escrever e fechar os botões das roupas, evoluindo, ao longo de anos, com fraqueza e dormência de membros superiores, predominantemente distal, dor cervical persistente, às vezes intensa, seguida de atrofia de mãos e paraparesia. Foi, então, levada pelos filhos ao médico neurologista e realizou Ressonância Magnética (RM) de crânio, que estava normal, mais Radiografia e RM de coluna cervical, mostradas a seguir. Qual é a principal hipótese diagnóstica para o caso?


Imagem associada para resolução da questão

Alternativas
Q1148387 Medicina
Os tumores hipofisários são um problema médico comum e, em geral, são detectados casualmente nos exames rotineiros de ressonância magnética (RM). Em relação a esses tumores, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1148388 Medicina
Paciente masculino, 32 anos, é admitido em hospital terciário de Vitória/ES com quadro de paraplegia flácida dolorosa, que se iniciou há 9 dias, associado, ainda, à cefaleia, febre, náuseas, dor abdominal, incontinência urinária e impotência. Relata viagem de férias para hotel fazenda em Minas Gerais há 1 mês, onde nadou em lagoa que estava repleta de caramujos. Não apresentava sinais de irritação meníngea no exame físico, nem alteração do nível de consciência. Após extensa investigação, foram constatadas hipertensão portal e presença de ovos de um parasita trematódeo na biopsia de mucosa retal. Liquor não apresentava alterações. Considerando o quadro clínico e os dados epidemiológicos expostos, qual, dentre os seguintes diagnósticos neurológicos, é o mais provável?
Alternativas
Q1148389 Medicina
Paciente de 82 anos escorrega na calçada de casa, com queda da própria altura, e evolui com tetraparesia, com déficit motor desproporcionalmente maior nos membros superiores que nos inferiores, apresentando força grau 2 em membros superiores e grau 4 em membros inferiores, além de parestesia abaixo do pescoço e incontinência urinária. Qual é a síndrome clínica apresentada pelo paciente?
Alternativas
Q1148390 Medicina
Em um hospital terciário, chega um paciente de 59 anos, apresentando um quadro de fraqueza generalizada, pior em membros inferiores e mãos, associado à disartria e disfagia para líquidos, com piora progressiva ao longo dos últimos 6 meses e com emagrecimento de, aproximadamente, 16kg. No exame físico, apresentava, além da perda de força em membros, fasciculações em língua e percebidas em membros, atrofia muscular, reflexos tendíneos exacerbados e sinal de Hoffman bilateralmente. Os estudos de condução neural demonstram amplitudes motoras baixas e a eletromiografia com agulha mostra fibrilação, potenciais de fasciculação e desnervação crônica. A RM de crânio é normal e foram descartados distúrbios metabólicos, endócrinos e inflamatórios. Quanto à provável doença apresentada pelo paciente, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1148391 Medicina
Paciente de 67 anos foi internado em hospital terciário há 3 semanas por Pneumonia Comunitária, que evoluiu com insuficiência respiratória e necessidade de Intubação Orotraqueal e, posteriormente, Pneumonia associada à ventilação mecânica, além de insuficiência renal aguda não dialítica e estado hiperosmolar hiperglicêmico. O paciente permaneceu em unidade de terapia intensiva e, apesar da melhora infecciosa, é de difícil desmame da ventilação mecânica, com perda de força em membros, pior distalmente, diminuição da sensibilidade em meia e luva e arreflexia patelar bilateral. O estudo de condução nervosa mostrou diminuição dos potenciais de ação sensitivos e motores compostos, com velocidade de condução reduzida. A eletromiografia revelou fibrilações e ondas agudas positivas. A biopsia muscular mostrou sinais de desnervação aguda. Tomografia de Crânio e Ressonância magnética de neuroeixo estavam dentro da normalidade. Qual é o diagnóstico mais provável para esse paciente?
Alternativas
Q1148392 Medicina
Quanto ao processo de produção, drenagem e reabsorção do líquido cerebroespinal e em relação à hidrocefalia, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1148393 Medicina
Nos seres humanos, vários genes e fatores provavelmente estão envolvidos na patogenia dos distúrbios do desenvolvimento e fechamento do tubo neural. Em relação a esse tema, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1148394 Medicina

Uma mulher de 66 anos foi admitida na emergência com hemorragia subaracnoidea (HSA) aneurismática aguda e submetida a um procedimento de clipagem, permanecendo em UTI no pós-operatório. No décimo dia após o procedimento, ela começou a apresentar fala arrastada, com piora na inclinação facial para a direita e fraqueza no braço direito. Ela também estava bastante sonolenta, com muita dificuldade para despertar. Foram realizadas tomografia computadorizada de crânio sem contraste e angiografia, mostradas a seguir. Qual alternativa apresenta o melhor tratamento para o caso?


Imagem associada para resolução da questão



Alternativas
Q1148395 Medicina
A sensação olfatória segue do bulbo olfatório para todas as seguintes estruturas, EXCETO
Alternativas
Q1148396 Medicina
Um homem diabético de 51 anos começou a se queixar de dor na maxila e rinorreia, evoluindo na semana seguinte com epistaxe, diplopia e dor retro-orbitária. Na admissão em sala de emergência, observou-se uma massa escura em cada narina. Além disso, ele apresentava ptose bilateral, oftalmoplegia bilateral e dormência nas distribuições de V1-V2. Qual é a etiologia mais provável para os sintomas desse paciente?
Alternativas
Q1148397 Medicina
Na Síndrome de Korsakoff, qual é o local da lesão no circuito de Papez e qual é a deficiência nutricional responsável por essa síndrome?
Alternativas
Q1148398 Medicina
O médico neurologista solicita a um paciente que mostre como utilizar uma tesoura. O paciente mostra que uma tesoura serve para martelar um prego ao invés de cortar. A partir do exposto, como se identifica essa condição?
Alternativas
Q1148399 Medicina
Qual síndrome está associada a uma capacidade social e verbal surpreendentemente boa, apesar de um Quociente de Inteligência (QI) levemente diminuído, denominado “personalidade coquetel”?
Alternativas
Q1148400 Medicina
A anosmia é comum a todas as seguintes condições, EXCETO à
Alternativas
Q1148401 Medicina
Qual, dentre as seguintes alternativas, é mais consistente com a disfunção urinária resultante de lesão do cone medular?
Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: C
4: A
5: A
6: C
7: B
8: C
9: D
10: B
11: A
12: D
13: B
14: C
15: C
16: B
17: D
18: A
19: D
20: C