Questões de Concurso Público Prefeitura de Vitória - ES 2019 para Médico Pediatra
Foram encontradas 20 questões
As alergias e as intolerâncias alimentares são muito confundidas. Sobre essas duas condições, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) As reações adversas aos alimentos podem ser causadas por mecanismos imunológicos ou não imunológicos. As reações não imunológicas não são consideradas manifestações clínicas de alergia alimentar.
( ) A alergia à proteína do leite de vaca é o tipo de alergia alimentar mais comum nas crianças até 2 anos e é caracterizada, principalmente, pela reação às proteínas caseína e do soro (alfa-lactoalbumina e beta-lactoglobulina).
( ) A intolerância alimentar ocorre quando existe uma incapacidade de digerir alguns alimentos devido à razão imunológica, como as mediadas por IgE.
( ) O teste de provocação oral não deve ser realizado nos casos de alergia alimentar, mas é uma ferramenta bastante útil para o diagnóstico das intolerâncias.
As queimaduras são acidentes com potencial gravidade, para os quais os pediatras devem estar sempre prontos a prestar assistência. Sobre esse tipo de acidente, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) As queimaduras de 1º grau limitam-se ao epitélio, com formação de eritema, dor e bolhas.
( ) As queimaduras de 2º grau provocam destruição da epiderme e parte da derme.
( ) Nas queimaduras de 3º grau, toda a derme é destruída, incluindo folículos pilosos. São altamente dolorosas.
( ) São indicações de hospitalização as queimaduras: de 1º grau em mais de 30% da superfície corpórea, de 2º grau em mais de 10% da superfície corpórea, de 3º grau em mais de 5% da superfície corpórea.
A respeito da estenose aórtica valvar, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) É uma causa bastante incomum de obstrução do ventrículo esquerdo.
( ) Nas crianças maiores e adolescentes, a morfologia mais comum é a valva bicúspide com espessamento.
( ) Anomalias associadas ocorrem em 20% dos casos, sendo as mais comuns a PCA e a coarctação da aorta.
( ) Na estenose crítica do recém-nascido, o quadro clínico é semelhante ao da hipoplasia do ventrículo esquerdo.