Questões de Concurso Público SEECT-PB 2019 para Professor - Artes
Foram encontradas 14 questões
I. a quebra com o "tradicionalismo" da época, experimentando novas técnicas e criações artísticas, sendo suas características o rompimento com as estruturas do passado, valorização do índio brasileiro, nacionalismo ufanista exagerado e utópico, caráter revolucionário. II. a valorização do tradicionalismo rompendo com padrões exagerados ditados pela elite. Suas características eram o fortalecimento de uma arte livre e revolucionária, mantendo padrões acadêmicos, valorização da cultura erudita, incentivo à descentralização da arte clássica. III. a quebra com parâmetros revolucionários e as suas características eram a valorização da arte pela cultura afro-brasileira, traços livres de conceitos tradicionais na escultura e na pintura. IV. a produção poética que, nesse período, teve influência do realismo e do romantismo, além da Psicanálise de Freud. Suas características foram o amadurecimento das ideias de 1922, nova postura artística, nacionalismo, universalismo e regionalismo, literatura construtiva e engajada.
I. temos de alfabetizar para a leitura da imagem; II. por meio da leitura das obras de artes plásticas, estaremos preparando a criança para a decodificação da gramática visual, da imagem fixa e, por meio da leitura do cinema e da televisão, a criança será preparada para aprender a gramática da imagem em movimento; III. a decodificação precisa ser associada ao julgamento da qualidade do que está sendo visto aqui e agora e em relação ao passado; IV. a arte deve ser encarada como a capacidade de produzir material de qualidade.
I. a Arte como instrumento de comunicação plena de significações que estão condensadas na obra artística; II. a perceber que toda produção artística possui tanto uma dimensão objetiva como subjetiva, porém a sua interpretação deve abrigar apenas uma visão imparcial (objetiva); III. a observar que qualquer manifestação artística envolve extrair significações que partem da percepção de linhas cores, temas, movimentos, produzidos pelo artista e que ressoam no seu receptor. IV. a perceber que a obra de Arte permite ao ser humano imaginar situações, fatos, ideias e sentimentos que se limitam a experiência imediata.