Na Grécia Antiga, “o mito é uma narrativa
sobre a origem de alguma coisa (origem
dos astros, da Terra, dos homens, das
plantas, dos animais, do fogo, da água,
dos ventos, do bem e do mal, da saúde
e da doença, da morte, dos instrumentos
de trabalho, das raças, das guerras,
do poder, etc.)” (CHAUÍ, 2009, p. 34).
A partir do trecho citado e de seus
conhecimentos sobre a mitologia grega,
assinale a alternativa correta.
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A respeito da relação entre mito e
filosofia, encontramos basicamente
duas visões opostas: uma que afirma a
descontinuidade entre mito e filosofia e
outra que defende a continuidade entre
mito e filosofia. Assinale a alternativa
correta sobre o tema.
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Preencha as lacunas e assinale a
alternativa correta.
Um dos pensadores mais influentes da
filosofia contemporânea foi o francês
Michel Foucault (1926-1984). Na década
de 1960, conhecida como período da
______________, Foucault investigou a
constituição dos saberes. Nessa época,
foram publicados os livros: A história da
loucura (1961), O nascimento da clínica
(1963), As palavras e as coisas (1966) e
Arqueologia do saber (1969). O interesse
do filósofo era investigar o modo de
existência dos _________________,
sobretudo dos que se apresentavam
como científicos, para alcançar a compreensão da maneira como se
construiu o saber do século XX, em
especial o que tomou como objeto o
homem.
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“A denominação socialismo utópico
foi criada por Karl Marx (1818-1883) e
Friedrich Engels (1820-1895), os quais
a ela contrapuseram o que chamaram
de socialismo científico” (ARANHA e
MARTINS, 2016, p. 279). Sobre o tema
socialismo, assinale a alternativa
correta.
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O filósofo Thomas Hobbes proporcionou
ao tema do poder a primeira abordagem
jurídica da modernidade. Em sua
filosofia, o indivíduo é movido por
paixões naturais, por isso a sua meta não
consiste em ser benevolente em relação
aos outros, mas sim em realizar tanto os
seus interesses quanto os seus desejos.
A partir disso, o estado de natureza pode
ser caracterizado como
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“No século XVIII, as noções de liberdade
e igualdade avançaram com a original
concepção política firmada na vontade
geral (do povo), elaborada pelo “cidadão
de Genebra” (Suíça) Jean-Jacques
Rousseau (1712-1778). Aspectos
avançados do seu pensamento decorrem
do entendimento de que cada cidadão
pode transferir sua liberdade e seus bens
apenas para a comunidade (interpretada
como corpo único) da qual ele faz parte”
(ARANHA e MARTINS, 2016, p. 249). A
partir do trecho e de seus conhecimentos
sobre a filosofia política de Rousseau, é
correto afirmar que o contrato social
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“Em uma Alemanha agitada e repleta de
problemas, surgiu o marxismo, teoria
elaborada por Marx e Engels. Além da
colaboração ideológica, Engels era
industrial e pôde, por diversas vezes,
ajudar Marx financeiramente nos
momentos críticos de sua vida pessoal”
(ARANHA e MARTINS, 2016, p. 280). Um
tema bastante explorado por ambos foi
o materialismo dialético. Acerca de tal
conceito, é correto afirmar que
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Segundo o pensamento de Aristóteles,
toda Cidade existe para cumprir seu
fim e esse cumprimento será mais ou
menos perfeito em decorrência do tipo
de Constituição. A finalidade da política,
sendo o bem comum e a vida justa, o
valor essencial da política, aquele valor
que serve para medir todos os demais
valores da Cidade, é a justiça. Sobre
o conceito de justiça em Aristóteles,
assinale a alternativa correta.
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O Mito da Caverna, de Platão, estabelece
uma relação interna ou intrínseca entre
paideia e aletheia: a filosofia é educação
ou pedagogia para a verdade. Sobre
o Mito da Caverna e o conceito de
verdade em Platão, assinale a alternativa
INCORRETA.
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O filósofo alemão Jürgen Habermas
(1929-), inicialmente, recebeu influências
da Escola de Frankfurt, no entanto,
gradativamente, foi trilhando o seu
próprio caminho filosófico e sociológico
até os dias atuais. Esse filósofo estuda
uma série de relações entre ciência,
técnica e economia política, sendo que,
entre os seus conceitos principais,
encontra-se a razão comunicativa. Sobre
esse conceito, assinale a alternativa
correta.
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Norberto Bobbio (1909-2004) foi um
filósofo, jurista e “militante político que
participou de polêmicas em jornais e em
revistas, criticando a injustiça no mundo
capitalista e o estado de não liberdade
dos países em que foi implantado o
socialismo real” (ARANHA e MARTINS,
2016, p. 290). Sobre o seu pensamento
filosófico, político, social e econômico,
assinale a alternativa correta.
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Pode-se afirmar que há uma
multiplicidade de conhecimentos,
desde aquele conhecimento presente
no cotidiano de cada indivíduo até
aquele conhecimento desenvolvido
nas diversas instituições de ensino,
bem como nas comunidades científicas
existentes no mundo em geral. Um modo
didático e pedagógico de compreender
os conhecimentos em geral seria
separá-los em dois grandes grupos:
senso comum e conhecimento científico.
Sobre esse tema, assinale a alternativa
correta.
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“O conhecimento científico é conquista
recente da humanidade, datando de
cerca de 400 anos. Na Antiguidade
grega, ciência e filosofia achavam-se ainda vinculadas e se separaram
apenas no século XVII, com a Revolução
Científica iniciada por Galileu” (ARANHA
e MARTINS, 2016, p. 303). A partir de
sua leitura do trecho, assim como de seus conhecimentos sobre o método
científico, assinale a alternativa correta.
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É possível afirmar que o senso comum
nos coloca no dia a dia para entendê-lo e
realizar uma série de ações a partir dele.
Envolve as crenças, as superstições,
o folclore, o carnaval, as novelas, os
filmes, os quadrinhos, o futebol e tantos
outros. Diante disso, o conhecimento
proporcionado pelo senso comum
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Sobre a indústria cultural e a cultura
de massa, o pensador brasileiro José
Teixeira Coelho Netto, autor da obra O que
é indústria cultural, afirma o seguinte: “A
cultura – feita em série, industrialmente,
para o grande número – passa a ser
vista não como instrumento de crítica
e conhecimento, mas como produto
trocável por dinheiro e que deve ser
consumido como se consome qualquer
outra coisa” (ARANHA e MARTINS, 2016,
p. 358). A partir do trecho citado e de seus
conhecimentos sobre o tema indústria
cultural e cultura de massa, assinale a
alternativa correta.
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“A cultura aponta para o mundo como
ele é, com hábito, costumes, valores que
nos aproximam dos outros indivíduos do
grupo. A arte aponta para possibilidades
do mundo, tira-nos do habitual, rompe os
costumes, propõe outros valores.
Já a cultura de massa e a indústria
cultural estão ligadas à cultura e não à
arte, pois reiteram o que já sabemos,
têm efeito tranquilizante sobre seu
público, oferecendo entretenimento
e passamento que não propiciam a
compreensão mais profunda do mundo”
(ARANHA e MARTINS, 2016, p. 359).
A partir da leitura do fragmento, bem
como de seus conhecimentos sobre
indústria cultural e cultura de massa,
assinale a alternativa correta.
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Na obra Apresentação da filosofia, o
filósofo francês André-Comte-Sponville
(1952-) afirma o seguinte: “(...) é preciso
fazer política: porque a moral não basta,
porque a economia não basta e, portanto,
porque seria moralmente condenável e
economicamente desastroso contentarse com uma e outra” (ARANHA e MARTINS,
2016, p. 276). A partir da sinalização
de Sponville acerca da importância da
política, assinale a alternativa correta
no que diz respeito à política na filosofia
contemporânea.
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“A palavra democracia é de origem grega
e significa ‘governo do povo’, ‘governo de
todos os cidadãos’. A democracia foi uma
invenção dos gregos da Antiguidade, que
elaboraram teoricamente esse conceito
e implantaram o regime democrático
na pólis. Em Atenas, no século VI a.C.,
a ágora – praça pública – era o local
de encontro dos cidadãos, onde se
discutiam os problemas da cidade”
(ARANHA e MARTINS, 2016, p. 229).
Tendo em vista o trecho apresentado,
assim como os seus conhecimentos
sobre a democracia tanto na Grécia
Antiga quanto na contemporaneidade,
assinale a alternativa correta.
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O pensador Pierre Lévy (1956-) é um
filósofo francês que nasceu na Tunísia.
Dedica-se aos âmbitos da comunicação
e da informática. Entre as suas obras
principais, está As tecnologias da
inteligência: o futuro do pensamento
na era da informática e Cibercultura. Já
o pensador Jacques Rancière (1940-) é
um filósofo que nasceu na Argélia. Com
o decorrer do seu percurso intelectual,
afastou-se do pensamento de Althusser
e dedicou-se à reflexão acerca da relação
entre dois âmbitos diferentes: a política
e a estética. A partir dessas informações
básicas e de seus conhecimentos sobre
ambos os filósofos, assinale a alternativa
correta.
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