Questões de Concurso Público UFFS 2019 para Bibliotecário-Documentalista

Foram encontradas 25 questões

Q1162559 Biblioteconomia
O compartilhamento de recursos e acesso à informação científica em ambiente eletrônico é de essencial valor para a cooperação em bibliotecas e centro de informação. Essas redes bibliográficas despertam o interesse no compartilhamento do conhecimento. Analisando os programas cooperativos de informação, foram levantados os fatores que colaboram para o sucesso e o fracasso desses programas. São fatores que contribuem para o sucesso, EXCETO
Alternativas
Q1162560 Biblioteconomia
Há fatores que influenciam no processo de seleção. São eles: autoridade, precisão, imparcialidade, atualidade, cobertura e tratamento. Considerando o exposto, qual é o critério que corresponde a esses fatores?
Alternativas
Q1162561 Biblioteconomia

Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.


Um documento de política de seleção deve informar ao bibliotecário ou responsável pelas atividades de seleção sobre:


I. identificação dos responsáveis pela seleção de materiais;

II. os critérios utilizados no processo;

III. os instrumentos auxiliares;

IV. os documentos correlatos. 

Alternativas
Q1162562 Biblioteconomia
De acordo com a NBR 6023 da ABNT, que determina a referência bibliográfica de documentos, assinale a alternativa que apresenta uma referência realizada de maneira correta.
Alternativas
Q1162563 Biblioteconomia

A respeito dos estudos de comportamento informacionais relacionados ao usuário de informação, é necessário que estratégias e planos sejam traçados para direcionar esse comportamento do usuário. Com base nessa informação, existem cinco estágios experimentados pelos indivíduos durante a mudança comportamental. A partir do exposto, relacione os termos a seguir com as suas respectivas definições e assinale a alternativa com a sequência correta.


1. Pré-contemplação.

2. Contemplação.

3. Preparação.

4. Ação.

5. Manutenção.


( ) É o estágio em que a decisão de mudança de comportamento é exteriorizada em forma de atitudes concretas e pode ser observada por outras pessoas. Apesar de ser considerado um estágio de grande desafio, é esse o momento em que se pode encontrar reconhecimento por parte de outras pessoas do esforço que se está realizando. Nesse estágio, existem duas possibilidades: recair para o comportamento antigo ou manter com sucesso o novo comportamento.

( ) Nesse estágio, a pessoa identifica o problema e inicia a discussão (interna e/ou externa) a respeito da necessidade de mudar. A pessoa sabe a direção que necessita tomar, porém ainda não se vê apta para enfrentar a mudança. É caracterizado por uma indecisão entre os prós e contras de se manter o comportamento atual.

( ) Estágio em que a pessoa não possui consciência de um determinado problema ou não lhe dá importância suficiente para que seja iniciada uma tentativa de mudança de atitude. Pessoas do seu convívio enxergam a necessidade de mudança, mas ela não se dispõe a mudar e, normalmente, não quer lidar com o problema.

( ) Estágio em que busca não perder o que foi conquistado no estágio anterior, bem como a manutenção do desejo de mudança. Momento que exige maior esforço e atenção para prevenir lapsos e relapsos que levem ao comportamento antigo desejado.

( ) Momento em que existe uma determinação de iniciar o processo de mudança. Tem-se uma clara consciência da necessidade de mudança e que é o caminho mais vantajoso para si. Inicia-se a definição de estratégia e de como irá conseguir mudar o seu comportamento.

Alternativas
Q1162564 Biblioteconomia
O bibliotecário com perfil de liderança e gestão, que o torna eficaz à frente das atividades de gerenciamento, das rotinas administrativas de uma biblioteca, emprega os seus recursos e desenvolve, nas bibliotecas universitárias, atividades que ambicionam alcançar a melhoria contínua dos serviços prestados pela instituição. Dentre as seguintes alternativa, qual NÃO apresenta o perfil do bibliotecário líder e gestor?
Alternativas
Q1162565 Biblioteconomia
Uma das maneiras mais importantes pelas quais os seres humanos adquirem conhecimento é fazendo perguntas e, se o usuário potencial decide perguntar a alguém, torna-se necessário, obviamente, dar à pergunta uma forma intelectual mais nítida, descrevê-la com palavras e formulá-la como uma questão. A qual categoria o enunciado se refere?
Alternativas
Q1162566 Biblioteconomia
O incentivo ao uso da biblioteca por meio de uma estratégia de marketing contribui positivamente para os usuários. O marketing em bibliotecas proporciona aos alunos universitários a oportunidade de conhecer e se integrar à unidade de informação e, com isso, gera avanços em seu desenvolvimento educacional. Contribuir com a formação dos usuários, no sentido de atender suas necessidades de informação, fornecendo-lhes um aparato informacional moderno, é uma questão desafiadora para o bibliotecário.
Sobre o marketing da informação, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1162567 Biblioteconomia
Alguns princípios devem ser observados no planejamento do espaço físico. Sendo assim, o espaço deve respeitar as diversas necessidades decorrentes de seus usos e funções. Devem ser oferecidas, por exemplo, diferentes soluções de armazenamento de acervo adequadas para cada tipo de material. Da mesma forma, devem ser oferecidas diferentes opções de acomodação para consulta ao acervo, de acordo com as necessidades e preferências dos usuários. O enunciado se refere ao
Alternativas
Q1162568 Biblioteconomia
São fontes primárias de informação:
Alternativas
Q1162569 Biblioteconomia

Sobre o processo gerencial, segundo a linha clássica, relacione as expressões a seguir com os seus respectivos conceitos e assinale a alternativa correta.


1. Planejamento.

2. Direção.

3. Controle.


A. Processo que antecede à ação, exige reflexão e auxilia a tomada de decisão. Estabelece, para cada parâmetro em questão, os resultados que se pretende atingir no futuro, levando o administrador a definir, previamente, o que, por que, como, quem deve fazer, o quanto, quando e onde deve ser feito.

B. Função responsável pela implementação dos planos e pelo acompanhamento de sua execução: (ibid.). Inclui desde a designação até a capacitação dos responsáveis pela execução dos planos, responsabilizando-se, também, pela coordenação da execução, para que os resultados sejam satisfatórios, por meio da adequada alocação dos recursos e da aplicação dos métodos mais corretos.

C. Função destinada a verificar se os resultados planejados estão sendo alcançados por meio das operações executadas. Permite adotar ações corretivas visando corrigir os desvios detectados durante a avaliação.

Alternativas
Q1162570 Biblioteconomia
É a capacitação ou instrução oferecida por meio de treinamentos, orientações e cursos, proporcionando um comportamento do usuário em relação aos serviços e ao uso dos recursos informacionais da unidade de informação. A que o enunciado se refere?
Alternativas
Q1162571 Biblioteconomia

Quanto à qualidade da indexação sobre resumos, preencha a lacuna e assinale a alternativa correta.


O ________________ inclui informações sobre objetivos, alcance e métodos, mas, por conter resultados, conclusões ou recomendações, costuma ser mais longo. 

Alternativas
Q1162572 Biblioteconomia
Assinale a alternativa que apresenta a Classificação Decimal Universal.
Alternativas
Q1162573 Biblioteconomia
Entendendo a qualidade como o recurso estratégico para a excelência do desempenho organizacional, visando à melhoria contínua de suas atividades e ao acréscimo de benefícios a seus clientes, qual alternativa NÃO apresenta uma característica referente à avaliação da qualidade em organismos de informação?
Alternativas
Q1162574 Biblioteconomia
Em relação ao planejamento estratégico em bibliotecas universitárias, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1162575 Biblioteconomia
O estudo de comunidade é um primeiro e importante passo para o planejamento, a manutenção e o desenvolvimento da unidade de informação. Considerando o exposto, assinale a alternativa que apresenta um procedimento nesse tipo de estudo.
Alternativas
Q1162576 Biblioteconomia

Relacione as cinco leis de Ranganathan com as suas respectivas avaliações dos serviços de uma biblioteca e assinale a alternativa correta.


1. Os livros são para usar.

2. A cada leitor, o seu livro.

3. A cada livro, o seu leitor.

4. Poupe o tempo do leitor.

5. A biblioteca é um organismo em crescimento.


( ) Na avaliação dos serviços de bibliotecas, deve-se atribuir um peso suficiente ao tempo despendido pelo usuário. Além disso, na análise de custo-eficácia de um serviço de informação, todos os custos, inclusive todos os custos para o usuário, geralmente devem ser considerados.

( ) A avaliação de acervos e serviços deve ser feita em função das necessidades dos usuários.

( ) Indica que a biblioteca deve estar pronta para se adaptar a novas condições. Isso incluiria a adaptabilidade a condições sociais cambiantes e aos desenvolvimentos tecnológicos.

( ) A lei extrapola a avaliação de acervos e alcança a avaliação da disponibilidade. Não basta que a biblioteca possua o livro procurado por um usuário, é preciso, também, que ele esteja disponível no momento em que é necessário.

( ) Uma biblioteca deveria, assim, ser avaliada em função de sua capacidade de informar as pessoas acerca do material que lhes seja potencialmente útil.

Alternativas
Q1162577 Biblioteconomia
Percebe-se que o foco da gestão de pessoas está mudando do modelo centrado no controle de pessoas para o modelo focado no desenvolvimento de pessoas, com a finalidade de obter bons resultados tanto para as pessoas quanto para a organização. O bibliotecário gestor necessita ter envolvimento com toda a organização, valorizando o conhecimento da equipe para as estratégias organizacionais. Essa definição se refere a qual conceito?
Alternativas
Q1162578 Biblioteconomia
O Programa de Comutação Bibliográfica – COMUT – permite que qualquer pessoa obtenha, por intermédio de uma biblioteca brasileira cadastrada no programa, cópias de artigos publicados em periódicos técnico-científicos (revistas, jornais, boletins etc.), teses, capítulos de livros e anais de congressos. Assinale a alternativa que apresenta os mantenedores do COMUT.
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: D
4: A
5: A
6: B
7: A
8: D
9: B
10: E
11: C
12: B
13: E
14: C
15: C
16: C
17: A
18: E
19: B
20: C